terça-feira, 17 de março de 2009

ST. PATRICK'S DAY

O santo padroeiro da Irlanda é relembrado por todo o mundo a 17 de Março de cada ano. Saint Patrick foi um missionário que esteve em serviço na ilha durante a segunda metade do século V, tornando-se o santo padroeiro do país no século VIII.

Hoje é dia feriado e nos diversos locais onde moram irlandeses (para além da própria Irlanda, principalmente na Inglaterra, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia), as celebrações incluem desfiles e festas nos pubs, entre outras.


O povo irlandês é muito genuíno, gosta de se divertir e não precisa de razão para o fazer. Mas hoje é um dia verdadeiramente especial. As ruas das cidades enchem-se de desfiles coloridos onde predominam o verde, o branco e o laranja (cores da bandeira) e de música tradicional irlandesa. À tarde/noite nos pubs a festa continua com muita Guinness, danças e cantorios.





Já tive a sorte de poder assistir in loco às celebrações em Dublin, há uns anos atrás. É realmente um ambiente fantástico, com muita alegria e muita cerveja! eheh
Apesar de não poder estar na Irlanda este ano, sou um dos que não vai perder um pouco desta festa que também podemos viver nos Irish Pubs de Portugal logo à noite! Sláinte!*





Para finalizar, aqui fica um pequeno vídeo de música e dança irlandesa interpretado pelos Chieftains, um dos grupos de música tradicional mais conhecidos.





*Termo em gaélico usado pelos irlandeses para brindar: Saúde!!
O gaélico é uma língua morta mas ainda assim um dos idiomas oficiais do país, embora apenas uma pequena minoria a empregue no seu quotidiano.

7 comentários:

  1. Ao que vejo, o "bichinho" da Irlanda continua! Ainda bem. Divertir-se nunca fez mal a ninguém. Feliz noite de St Patricks! Cuidado coas gajas; sim as Guinesses, que outras haviam de ser?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, para saberes que eu tive muito interesse pela Irlanda é porque me conheces muito bem, mas eu não estou a ver quem possas ser... :o)
    Queres dar-te a conhecer?

    Quanto às Guinness, manda vir que eu vou acabar com elas! Eheh

    ResponderEliminar
  3. o irlanda para alem de ser uma ilha lindissima tambem poe muito fervor nas suas festividades. adoro este pais e tambem ja lá estive aquando da St Patrick...tenho boas recordações e mas..pois a cervaja não foi la muito minha amiga:)))

    ResponderEliminar
  4. Para mim o melhor da irlanda são as gajas! Pena serem poucas as que são boa(s)-zonas!

    ResponderEliminar
  5. Para rematar a boa matéria 'postada' sobre a Irlanda, o que é sabido por todos ( excepto os mais distraidos, me included.
    O simbolo nacional da Irlanda é a harpa sim! Não é o trevo...

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Cada país tem a sua "adaptação".
    Não esquecer que a nossa se refere ao Dia de São José, pai do menino Jesus - ring the bell??
    Ai, o que umas guiness a boa temperatura fazem!!! (:

    Conta-se ainda que na antiga Babilónia (ali perto do hoje Iraque) um guerreiro escreveu numa lápide uma mensagem para o pai desejando-lhe vida próspera e com saúde e assim surgiu o Dia do Pai.

    Versões há muitas...

    ResponderEliminar
  7. São Patricio fez um bom serviço, tornou a ilha um dos corações da cristandade na Europa. Os irlandeses bem se podem orgulhar:)

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...