terça-feira, 27 de abril de 2010

CENAS DE UM CASAMENTO: I


No fim de semana estive com amigos e amigas que se vão casar este ano e naturalmente isso foi tema de conversa.

De um modo geral não gosto de casamentos. Tanto que assim é que nem sei se vou aparecer no meu. Mas já fui a muitos e fiquei contente por ter sido convidado, porque são pessoas de quem gosto e lhes quero bem. A maneira como é organizado o dia na maior parte das cerimónias é que me aborrece.

As missas que são ao final da manhã e algumas mesmo depois do meio-dia, explicam várias coisas. Por exemplo, o facto da igreja estar apenas meia cheia e ser nesses dias que os cafés ao lado fazem mais dinheiro. A malta a essa hora está esgalgazinada com fome e não há rissol ou pastel de bacalhau que resista, portanto que se lixe a missa. E depois apanham-se grande bebedeiras. Obrigado!, se a festa começa logo de manhã, queriam o quê?? Além disso um salgado não é coisa que se acompanhe com um copinho de água...

Depois da missa há sempre a típica sessão de fotos. Mas para quê? Por que razão não há-de cada um trazer a sua máquina e tirar as fotos que quiser sem aborrecer os restantes convidados, obrigando-os a uma seca descomunal, quando por essa hora o pessoal já só pensa em comer, beber e galar o mulherio? Por falar nisso, as fotos de conjunto só podem mesmo servir para pormos a mão na cinturinha daquela prima afastada que até é um bocado bardajona, mas pronto.

Depois do almoço que dura em média três horas e acaba lá para as 5 ou 6 da tarde, os convidados ocupam-se com as mais variadas actividades. O casalinho de pombinhos convidados da noiva que vieram de longe, estão hospedados no mesmo hotel da tia da noiva que veio de Paris de França. O que é que o casalinho vai fazer a seguir ao almoço? Vai para o quarto fazer o amor. Ao lado, a tia da noiva calça as pantufas felpudas para descansar os joanetes e vai fazer uma sesta que a idade já não lhe permite aguentar estas andanças sem pausas. Quando está praticamente ferrada começa a ouvir gemidos. Arregala os olhos e solta um «oh la la!». Mas o festim continua no quarto ao lado. Como aquilo parece uma locomotiva com a caldeira a todo o vapor, decide ir malhar na porta deles:

- Não tendes bregonha, carago!? Está aqui uma pessoa para descansar! Se querendes apitar o comboio ide pra outro quarto! Merde, alors!

E lá volta para o seu leito, rosnando entre dentes.

Entretanto, o marido da tia que veio de Paris de França, está a negociar com o construtor civil que fez a casa dos noivos e arremata-lhe três vivendas com pronto pagamento:

- Oh Manteigas, olha que as casas têm bons acabamentos e estou a fazer-te um preço de amigo. Mais não te posso tirar que isto anda mau, bem sabes.
- Não há problema. Vou já dar-te um sinal em dinheiro e depois passo-te os cheques.

Vai ao bolso da camisa, tira um maço de notas de quinhentos euros, leva o polegar à língua e começa a contar.

- Olha, só tenho aqui 7 mil.
- Chega, chega bem.

Entretanto liga para a mulher que estava finalmente a dormir e ordena-lhe:

- Oh Emília, traz cá o meu livro de cheques que eu preciso de fechar aqui um negócio dumas maisons.

continua...


10 comentários:

  1. Olha mas pior que isso tudo é uma pessoa ir a um casamento e NÃO CONSEGUIR embebedar-se. Imaginas a seca que tem de ser?? Aconteceu-me no ano passado, e desde então sou menos crítica confesso! :D

    ResponderEliminar
  2. a melhor parte é mesmo os tios que vem de Paris da França...LOOL

    vá a mim já me aconteceu de ser convidada para um casamento (era numa daquelas terriolas onde judas perdeu as botas), achei por bem não me preocupar muito com a roupa...resultado, quando lá cheguei ia tendo uma coisinha má...é que era chiqueza até mais não :(

    ResponderEliminar
  3. Prima bardajona é lindo!

    ResponderEliminar
  4. A tia que veio de Paris de França é uma invejosa... provávelemente também queria festa! eheheheheh

    ResponderEliminar
  5. E falta a parte do filmador sempre atras dos desgraçados dos noivos...e o apita o comboio hahaha
    fica para a cena dos proximos episodios :-)
    bjoo

    ResponderEliminar
  6. como sou uma das contempladas...devo dizer-te k...saiste-me cá um director....doudo....
    bou-te dizer!
    O que vale não vem nenhuma tia da França... mas negócio de compras de casas...arramja-se!!!é bom e recomenda-se...(com uma cunhazita até se arranja 50% de desconto!)
    raki

    ResponderEliminar
  7. já agora.... "arranja-se" é com N! Já é da bebedeira!...uma vez que no tal dia não vou ter essa oportunidade...
    raki

    ResponderEliminar
  8. Maggie, a vida casamenteira tem dessas coisas :)

    Pintas, hoje em dia não há casamento em que as pessoas vão mal vestidas. Pelo menos é o que se me é dado a ver.

    Anónimo, é não é?

    Renata, às tantas... eheh

    Na américa profunda, isso já está implícito :D

    Raki, és contemplada com o quê?

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo.
    Não sei se algum dia me vou casar com direito a festa e tudo mas sei que não casarei às 12h e que não vou querer uma sessão fotográfica interminável. Que seca!

    ResponderEliminar
  10. Maria Eva, estamos no bom caminho então ;)

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...