terça-feira, 28 de abril de 2009

FERIA DE SEVILLA



Durante o fim de semana que passou ligou-me o meu grande amigo Ramón. Um sevillano da melhor espécie! :o)


Praticamente todos os anos o visito durante a feira. Infelizmente e com muita pena minha este ano não vai dar para ir, a não ser que durante o fim de semana prolongado me dê um daqueles vipes.

Foi quando vivi na Andaluzia que percebi realmente a vida dos espanhóis e o porquê de serem como são. Da convivência não resulta obrigatoriamente que passemos a gostar deles mas como em tudo na vida acho que é conhecendo as coisas que podemos falar sobre elas com segurança.


A feira de Sevilla é um evento aglutinador de amigos de todos os estratos sociais, que isso de estratos sociais em Espanha é muito relativo. É móvel, pois começa sempre na 3ª feira duas semanas após a Páscoa. A festividade teve origem numa feira de gado em meados do século XIX. Hoje em dia praticamente não há transações ganadeiras, sendo a feira de Jerez de la Frontera (em Maio) mais indicada. Grupos de amigos quotizam-se anualmente para terem direito a entrar na caseta da sua associação durante os dias da feira. Uma caseta é uma barraquinha de comes e bebes, onde cada sócio pode convidar apenas a sua família e amigos. Estranhos não entram. Inicia-se também a época das touradas na Real Maestranza de Sevilla. Mesmo para quem não gosta de touros, o ritual que antecede uma tourada durante a Feria de Abril tem bastante interesse cultural. Para lá da própria corrida, há rituais muito próprios, interessantes de seguir. As gentes da cidade vestem-se a preceito. Ouve-se flamenco por todo o lado. Os mais abastados passeiam de charrete com os seus cavalos enfeitados. O recinto está prestes a receber 1 milhão de visitantes em cada dia. Até domingo que vem são 6 dias “duros”, pois quando se trata de fiesta os andaluzes estão lá! :o)



Aspecto geral das casetas numa rua da feira



Lembro-me de uma frase que ouvi a uma senhora de 60 – 70 nos na primeira feira a que fui, eram umas 6 da tarde. Ficou-me para sempre na memória.

Perguntaram-lhe:
- Señora, nos hemos despertado temprano, quiere irse a descansar un poco?

Resposta:
- No, gracias. No hay tiempo.


Seleccionei este vídeo para terem uma ideia do que se faz nestes dias.





“El alumbrao” - Correctamente seria el alumbrado de alumbrar (iluminar) mas em bom sevillano corta-se a direito. Marca o início oficial do certame. À meia noite de 3ª feira, o presidente da câmara de Sevilla ilumina a portada – porta principal de entrada ao recinto e que muda todos os anos.


Este é o momento pelo qual toda a gente espera.





A esta hora já se terá dado “el alumbrao” e a Feria de Abril 2009 começou oficialmente. Quem me dera poder voltar lá já este ano...

6 comentários:

  1. Deve ser giro, mas estou aver que é bom ter conhecimentos por lá...

    ResponderEliminar
  2. os espanhoes sabem bem o que é o divertimento e munca perdem uma boa ocasião de festejas seja em festas religiosas ou não.

    ResponderEliminar
  3. Viva la feria de Sevilha!!! Para o ano havemos de voltar e o nosso amigo Ramon há-de receber-nos com a mesma descontração de sempre! No final da primeira noite havemos de estar de rasto e no dia seguinte quando nos voltarmos a encontrar com ele, ouviremos o de sempre: "hoje não vou poder ficar muito tempo, estou cansado, ontem deitei-me já era de manhã..." mas quando forem 5 ou 6 da manhã, olhamos para o nosso lado e lá teremos o nosso amigo Ramon entre uma manzanilla e mais uma pézinho de dança com uma sevilhana guapissima... olé!
    enfim, o verdadeiro andaluz

    ResponderEliminar
  4. wednesday,

    Se te quiseres divertir à séria é altamente recomendado conheceres alguém com entrada garantida nas casetas. De outra forma podes entrar no recinto mas só há 3 casestas públicas (onde ninguém se conhece) e não tem graça nenhuma.


    la revanche,

    está dito! :o)


    picha d'oiro,

    meu companheiro de Feria! Fica já marcado na agenda! O Ramón é um verdadeiro animal no que a "fistas" diz respeirto! LOL
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. bom, por esta é que eu nao esperava!!! RAMON e PICHA D'OIRO, os nomes dizem tudo! já chega de paneleirada, vamos lá meter aqui umas fotos de gajas boas e tal no blog jiboia!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo (Joãozinho), não perdes pela demora!...

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...