terça-feira, 7 de abril de 2009

GASTRONOMIAS #2 - CAMBOJA



Hoje a descrição de iguarias vem deste país asiático, tão misterioso e fascinante. Tive a oportunidade de passar por lá no ano passado e em boa altura tomei a decisão. Apesar de terem sido apenas 3 dias, valeu bem a pena.

Ao chegar, a sensação é de estarmos num local que esteve encerrado num baú durante anos a fio, tendo a tampa sido aberta há pouco tempo. Pelas viagens que já fiz na Ásia, tenho a melhor impressão dos povos mas no Camboja a surpresa foi maior. Pela positiva. Não sei se são resquícios dos tempos em que o país foi dominado por um sistema ditatorial comunista extremista conhecido por Khmer Rouge cujo rosto principal foi Pol Pot. No final da década de 70 estima-se que tenham morrido 1 a 3 milhões de cambojanos entre execuções, trabalhos forçados e vítimas de maus tratos. Seja como for, na generalidade a população é muito afável, prestável e com uma paz de espírito verdadeiramente impressionante.


Mas histórias de viagens ficam para mais tarde. Vamos ao que interessa.

Como disse, apenas estive 3 dias no país (só visitei uma cidade no norte - Siam Reap) e não houve muito tempo para provas gastronómicas, até porque durante as minhas viagens os almoços são leves e nunca antes das 3 ou 4 da tarde. Ainda assim tive a oportunidade de provar duas ou três especialidades da cozinha khmer.


Para começar, o arroz é a base de toda a alimentação asiática. A maioria dos países oferece condições óptimas para o cultivo deste cereal e é raro ver fome por aqui. Há muitas outras carências mas fome crónica, mortal, não é comum. Adiante.


O prato nacional do Camboja é o Amok. Pode ser feito com peixe, carne ou vegetais, entre outras maneiras. Eu provei Amok de frango que é igualmente a carne mais consumida por estas bandas. É uma espécie de estufado com muito molho de coco e caril e uma espécie de feijão verde que não consegui identificar. Servido com o típico "steamed rice" - arroz ao vapor que fica pegajoso mas muito bom!




Noutra noite, noutro restaurante, provei Amok de vegetais. Eis o aspecto.





E Lok Lak de vaca. Pedacinhos de vitela estufada com um molho agridoce muito agradável. Este vinha acompanhado de ovo frito. :o)




Como sobremesa, banana friter. Vê-se muito por todo o sudeste asiático. Banana frita envolvida num polme de ovo e coco, servido com mel quentinho ou gelado. Uma delícia!




Já agora posso aconselhar a cerveja local que é de confiança e com o calor húmido apetece a toda a hora.



Brevemente outra viagem, outros sabores...

4 comentários:

  1. Sabes o que te digo?? Sabes!??!?!?

    Fiquei com uma fooooome... :s

    Tem tudo muito bom aspecto, e a apresentação dos pratos também está muito bem conseguida... :)

    Essa do feijão-verde não identificado, poderia ser soja?? Não faço ideia se também se come em vagens... Huumm...

    Beijitos :)

    ResponderEliminar
  2. Fada,

    soja não deveria ser, porque não sabia à soja a que estou habituado, mas... nunca se sabe!

    ResponderEliminar
  3. todo muito bom !!como só faltam 20 minutos para o meio dia acho que almoçar asiaticos. obrigada pela sugestão!:))

    ResponderEliminar
  4. Ai aquele arroz é maravilhoso... Adoro! Também comi Amok, claro. O tal feijao verde penso que será a Morning Glory. A comida é de facto fantástica!

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...