quinta-feira, 28 de maio de 2009

PEIXEIRADAS

A propósito da cena deplorável que se passou em directo no telejonal da TVI na semana passada e ao contrário da maioria, penso que não foi uma maneira correcta de chamar a atenção à jornalista pelo mau serviço jornalístico que vem prestando. Pelo menos ali, em directo.

É verdade que por vezes as pessoas chegam a pontos de saturação e rebentam sem aviso mas há modos diferentes de fazer as coisas. Sempre achei que “entrar a matar” é perder a razão. Se estamos a protestar contra algo de que não gostamos mas utilizamos o mesmo tom, não estaremos a maltratar-nos a nós próprios?

Simpatizo com o Bastonário da Ordem dos Advogados e admiro a sua coragem. No entanto, permitir aquela peixeirada é descer ao baixíssimo nível a que a jornalista nos habituou e com isso perder alguma credibilidade.
A Entidade Reguladora da Comunicação Social já deveria ter intervido há muito tempo, mesmo antes desta cena se passar. Há certas coisas em televisão que não são toleráveis e um serviço noticioso deve ser apenas isso: passar a informação ao telespectador com isenção e rigor.
O director de informação da TVI também já deveria ter dado a cara. Só que... a jornalista em questão é esposa do director geral da TVI e é neste facto que reside grande parte do problema, quanto a mim.

5 comentários:

  1. Sabes que concordo plenamente contigo? Também acho que ela já devia ter sido chamada a atenção há mais tempo mas a verdade é que era escusado ser desta maneira! Assim é descer ao nível dela!

    ResponderEliminar
  2. Permite-me discordar da tua opinião, no sentido que todo o tipo de lições, punições ou decisões eticamente correctas para pôr esta "jornalista" em sentido eram ineficientes e ineficazes.

    Eu assisti a muitas entrevistas desta senhora e fez sempre o mesmo: acusações e injúrias sem dar a oportunidade de defesa. E quando a dava, ria-se de uma maneira arrogante e desvalorizadora na cara do entrevistado.

    Este tipo de comportamento não pode ser aceite. Ela já ouviu muita crítica e não mudou. Teve de vir uma pessoa com carácter e sem papas na língua, jogar o jogo dela, ou seja, um jogo baixo e sem escrúpulos, para ela ficar mal. E acredita que ela assim percebeu, porque usaram contra ela as mesmas armas que ela usa contra os outros.

    Pode ser triste ter sido em directo, mas pode ser que finalmente alguma coisa mude. "Deus escreve direito por linhas tortas".

    ResponderEliminar
  3. À parte a indelicadeza e agressividade do Sr.Bastonário, confesso que me deu um certo gozo ver a figura da senhora jornalista a quem não reconheço mérito nenhum, completamente incrédula perante aquela actuação. De vez em quando é bom ver alguém passar-se da cabeça e dizer aquilo que muitos gostariam de dizer mas que por educação ou falta de oportunidade ou cobardia não dizem. Haja criaturas genuinas e sem papas na lingua como o Senhor Marinho. Agora só lhe falta trabalhar a assertividade, o resto está lá!
    Gosto dele, é rijo o senhor!

    ResponderEliminar
  4. Rute,
    Pois mas parece que ainda ninguém quis dar-se a esse trabalho...

    rdpereira,
    Obviamente que permito discordares, sempre fui uma pessoa que respeita a opinião dos outros. :o) Concordo que a MMG merecia este puxão de orelhas mas acho que foi um péssimo momento de televisão e já que alguém tinha que "sujar as mãos" que não fosse o Bastonário.

    Não sou muito crente mas parece que realmente "Ele escreve direito por linhas tortas..."

    Serependity,
    O que é que tu pecebes de bastonários, han?? :oP

    ResponderEliminar
  5. fiquei um bocado triste em saber que vés o teljornal da tvi com essa pessoa que se diz jornalista. Para mim este canal é para banir e essa sra deveria ter um bocado de auto respeito e vergonha na cara e sair .... mas como o querido marido é o boss, ela la vai ficando e continua a agredir todos os seus convidados.como diz o rd pereira pode ser que agora se tenha tocado e veja que não ser simplesmente jornalista

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...