quinta-feira, 20 de maio de 2010

LÁ É QUE É BOM


A propósito das viagens, muitas vezes damos por nós a vir de férias e a dizer que lá é tão fixe, que em Portugal podiamos fazer igual, que era uma ideia muito bem pensada e que iriamos todos ser tão mais felizes. Às vezes é verdade. Mas pergunto, estando a globalização estendida a quase todo o mundo, se adoptassemos todas essas ideias brilhantes e as pusessemos em prática aqui no nosso Portugal, qual seria a motivação para sairmos daqui para fora em férias?

Podemos ter cadeirinhas de palha nas esplanadas à beira rio das nossas cidades, mas não será a mesma coisa que tomar café nessas esplanadas das ruas de Paris com vista para o Seine.

Podemos comer uma tapa no melhor restaurante espanhol em Portugal mas nada se compara a entrar num bar de copas em Espanha com o chão sujo de papéis, uma barulheira infernal e pedir uma caña acompanhada por uns pimentos padrón.

Já por aí há alguns restaurantes italianos muito bons, mas não veremos o pizzaiolo de rabo de cavalo sem protecção na cabeça (qual ASAE?) a cantar o sole mio enquanto nos prepara a massa da nossa pizza, como vi em Itália.

Por mais Irish pubs que abram, com a melhor música possível e a Guinness no ponto, não tem nada a ver com as pints bebidas em Temple Bar, Dublin. Mariquices, dizem alguns. Pois sim, eu também pensava o mesmo...

A salada grega já faz parte de qualquer menu daqueles locais ditos fashion. Mas será a mesma coisa que comê-la numa esplanada dum restaurante em pleno bairro da Plaka em Atenas sob 30C às dez da noite, enquanto ouvimos o som do bouzouki a vir das tavernas circundantes? Não, claro que não.

Podia continuar com inúmeros exemplos para me armar ao pingarelho só que agora não tenho tempo para isso. Talvez mais tarde.

Enfim, há coisas que só fazem verdadeiramente sentido no sítio e no momento certos. E atenção, não conheço ninguém que goste mais de viajar do que eu.

8 comentários:

  1. O teu blog por ter um fundo preto quer dizer que é gourmet?

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que só faz mesmo sentido assim. Está no conceito de viajar e explorar. É sempre melhor experimentarmos as coisas no devido sítio...

    já agora, o header do blog está espectacular ^^

    ResponderEliminar
  3. Adoro Portugal, adoro. Geres, Monção, Foz Coa, Tomar, Ericeira, Lisboa, Sagres, Monte Gordo, Vila Real Santo António, são os meus destinos de 3 dias.
    Viajar, será mais Milão, Nova Iorque, Tóquio, Indonesia, Australia numa de aproveitar o som ou as ondas...
    Não gosto particularmente de Resort's, não gosto de charmes e requintes.
    Normalmente gosto de explorar, gosto de dedicar o meu tempo em...como já tinha referido, gosto de tentar ajudar, e para mim essas são as verdadeiras viagens. Sem o meu amado BlueNote, sem loucas ondas. E chego sempre a casa, a dar muito mais valor a tudo...

    Não acredito que ao plagiar ementas ou cenários tenhamos menos apetite de ir para... tudo tem o seu lugar.

    Mas lá que é bom, sim, é mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  4. É verdade que existem coisas que só fazem sentido no sítio e no momento certos, mas temos de aprender a viver com o que temos e não com o que gostaríamos de ter. Também gostava de ir beber Mojitos para Havana mas não sendo possível vou ali para a Costa.
    É a vidinha.

    ResponderEliminar
  5. o contrário é cruel.. Ir a um restaurante/café Portugues e fazer de conta que estou aí. aumenta a vontade.

    ResponderEliminar
  6. Não conheces, pq não me conheces :))
    Como disse no meu estaminé, lá vou ter que ir a Valladolid, olha que chato pa, encher-me de comida e de amigos durante um fim de semana, e... à pala :0 :D

    ResponderEliminar
  7. É o mesmo que estares a comer umas sardinhas assadas, uns pimentos assados e a malhar umas minis na Conchichina, ou lá como se escreve... Também não é a mesma coisa nem têm o mesmo sabor que cá em Portugal =)

    ResponderEliminar
  8. RCP, é capaz mas nunca me tinha lembrado disso.

    Vanessa, obrigado :)

    uma nota, há muito tempo que não aparecias. Perfeitamente de acordo contigo!

    Miss Complicações, e vais muito bem. Não te metas em aventuras.

    Fi, mas também sabe muito bem.

    Andorinha, não me desafies porque não me irias ganhar. Acredita! ;)

    Renata, sem dúvida! Por falar em sardinhas, já tenho saudades.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...