quarta-feira, 9 de junho de 2010

QUANTOS DIAS TEM JANEIRO?


Lembro-me quando a professora da escola primária nos ensinou um truque para sabermos se os meses eram de 30 ou 31 dias. No fundo estava a ajudar-nos a evitar levar umas reguadas e uns puxões de orelhas.

Esse truque consiste em fechar a mão voltando as costas para nós. Do lado esquerdo, na base do dedo mínimo (ou mindinho), temos uma pequena estrutura óssea saliente a que se dá o nome de norça aqui na terra dos doudos. Acho que o nome correcto é a base do metatarsso, mas não tenho a certeza que anatomia não é o meu forte. Pelo menos anatomia óssea. À primeira norça corresponde então o mês de Janeiro que é um mês "grande", logo de 31 dias. A seguir vem uma pequena cavidade em forma de U separando duas norças a que correponde um mês "pequeno", logo de 30 dias. E por aí fora alternadamente.

E para os espertinhos que me perguntem, "então e quando for Julho e Agosto que são os dois seguidos com 31 dias?", tenho a dizer o seguinte:

Quando chegarem à quarta norça, a do dedo indicador, terão contado sete meses e estão no mês de Julho. Como o polegar não conta, passam directamente para a outra mão que começa também com uma norça, continuando então com Agosto, Setembro...

O mais engraçado disto tudo, é que o alemão (lembram-se dele?) usa este mesmo truque! Quem diria?!

Não é à toa que a sabedoria popular continua a ser uma coisa muito interessante de se seguir.

4 comentários:

  1. Bom dia, pois foi assim mesmo que aprendi tb, e ensinei aos meus filhos e espero ensinar aos netos, é infalível, norça ahahah que termo engraçado, ainda ontem ri a bom rir com o livro que saiu sobre termos alentejanos, vou fazer um também ahahah aqui há muito pano p mangas, beijinhos e não bebas muitas minis, não nos dês fezes ahahahah

    ResponderEliminar
  2. Esse truque foi um dos que o meu pai me ensinou. Nunca falha... quer dizer... quem for maneta...

    ResponderEliminar
  3. Também aprendi desse modo. Aliás, será que alguém aprendeu de outra maneira?

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...