quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

GORJETAS


Por que razão damos gorjetas aos empregados dos restaurantes e não damos aos das lojas de roupa ou das sapatarias, por exemplo?

Dir-me-ão que nesses casos praticamente não há serviço, que apenas nos deslocamos à caixa para pagar. No entanto, certamente já todos tivemos um(a) empregado(a) à nossa volta a dar-nos sugestões e a responder a todas as nossas dúvidas. Provavelmente até já houve uma vez em que saímos da loja com o ego bem inchado porque esses empregados nos sugeriram um casaco que nos fica a matar e foram uns queridos amorosos por aturarem os nossos caprichos. Deixamos alguma gorjeta por isso? Não, nunca. Nem sequer sacamos o telefone do(a) empregado(a) que por acaso até era bem giro(a)! Então por que razão deixamos umas moedinhas em cima da mesa nos restaurantes, onde ninguém nos diz que somos bonitos ou estamos bem vestidos e apenas nos aconselham vinhos ou comida que passadas umas horas vão parar ao esgoto?

PS – Eu dou gorjeta em alguns restaurantes, nunca dei nas outras lojas e também não tenho explicação para isso.

3 comentários:

  1. Eu costumava dizer que se ninguém me dá gorjeta a mim pelo trabalho que faço, por que motivo hei-de eu dar aos outros. Mas depois soube de um caso em que o patrão, no caso era de um café, ao renegociar o ordenado com o empregado lhe disse que só lhe dava X porque o resto ele ganhava em gorjetas. (Esta história é verídica, passou-se com um familiar meu.) A ser assim, daqui a pouco estamos como nos Estates, onde se paga o serviço à parte...

    ResponderEliminar
  2. Não dou gorjetas e lado nenhum. Se pago 12 euros no restaurante por um bife que me custa 2 no talho,presumo que já estou a pagar um "extra" pelo serviço.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...