terça-feira, 5 de julho de 2011

ESTADO DA NAÇÃO


No fim de semana ouvi uma notícia no telejornal que apresento como dos melhores exemplos para caracterizar a mentalidade transgressora da sociedade portuguesa. Um caso tão simples mas tão paradigmático ao mesmo tempo.

A notícia dava conta de detecção de água imprópria para consumo em várias fontes públicas. Um organismo competente afixou então letreiros nessas fontes informando do facto que por si só deveria ser dissuasor do consumo. A reportagem mostrava uma senhora que se tinha ido abastecer a uma dessas fontes e a quem perguntavam se sabia que a água tinha sido considerada não potável. Que sim, sabia, mas enquanto não lhe fizesse mal iria continuar a consumi-la normalmente.

O Estado gasta tempo e recursos a fazer análises para zelar pela saúde pública, no entanto há quem se ache no direito de desrespeitar essa indicação. Claro que se a água lhe fizer mal, o mesmo Estado que a preveniu para não a consumir cá estará para a tratar gratuitamente, voltando a gastar tempo e recursos desta vez desnecessariamente.

Os políticos e seus sucedâneos têm as costas largas, mas Portugal é isto. E enquanto Portugal for isto não há bons políticos que nos valham.

4 comentários:

  1. Sabes o que é mais triste? Quanto vale a aposta que essa mesma Senhora pra semana vai aparecer na TVI a dizer que tem a filha, o marido, o cunhado, a sogra e afins doentes pq beberam da água que não podiam mas que ninguém a avisou e porque ela nem sequer sabia que era assim tão mau? Triste não é? Pois.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é o que temos por cá...

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...