terça-feira, 11 de outubro de 2011

COMO CUIDAR DE TODOS CUIDANDO DOS MAIS VELHOS?


Para poupar tempo a quem não lhe apetece estimular o cérebro, aviso já que o post é sobre uma prática em Espanha direccionada ao bem estar da terceira idade que me parece excelente a todos os níveis.

O IMSERSO, um organismo pertencente à Segurança Social de Espanha e que gere as prestações suplementares à terceira idade, permite aos pensionistas viajar a preços módicos, entre outras coisas. É verdade, em Espanha, para além de se aproveitarem os fundos para tudo e mais alguma coisa, ainda se leva gente a viajar com o dinheiro da S.S. Uma loucura, pensará muita gente.

O espírito da coisa é o seguinte. Os lares e casas de repouso do Estado em Espanha dão uma cobertura aos gastos dos utentes na proporção da situação financeira de cada um, medicamentos incluídos. Sabendo que o gasto em fármacos é por vezes exagerado e fruto da hipocondria de muito boa gente, a criação desta benesse para os utentes é na verdade um truque para o Estado poupar dinheiro por um lado e ganhar por outro. Senão vejamos. Quando os hipocondriacos pensam que estão para morrer e a precisar de enfardar comprimidos, se lhes falarem em viajar grátis vão ver como o efeito placebo os fará parar logo com a "brincadeira". Primeira poupança do Estado. Sabendo que há muitos hotéis nas costas que fecham de Outubro a Março por falta de hóspedes, o Estado subvenciona a abertura destes hotéis nesse período morto. O que é que ganha com isso? Muitas coisas ao mesmo tempo: um preço mais baixo para poder alojar os turistas seniores, deixa de pagar subsídios de desemprego aos funcionários sazonais do hotel que passam a poder trabalhar todo o ano, a possibilidade de arrecadar mais IVA com os gastos acrescidos que os outrora desempregados e os turistas seniores façam. Entretanto, por terem garantia de hóspedes, os hóteis podem continuar a promocionar-se no inverno e com a vinda de outros turistas, por poucos que sejam, geram receitas ao próprio hotel, à economia local e portanto ao próprio Estado. Resultados:

Hoteleiros: contentes
Funcionários: contentes
Estado: contente
Turistas seniores: contentes e a pensar já na próxima viagem

Esta prática tem tanto sucesso que já vários países vieram copiar a ideia.

5 comentários:

  1. E é realmente uma boa ideia. Em vez de andarem com medidas de austeridade manhosas, incentivem mas é pequenas iniciativas como esta, está mais que provado que tem de ser por aí.

    ResponderEliminar
  2. Do fundo do meu coração Jibas, eu tenho cá as minhas coisas entaladas com os Espanhóis e algumas não perdoo e por isso custa-me mto admitir, mas isto que explicaste é uma ideia do caraças!

    ResponderEliminar
  3. Blue, isto é apenas fazer o dinheiro rodar, mas é o suficiente para criar movimento.

    Andorinha, ainda hás-de explicar esse "odiozinho" aos espanhóis :)

    ResponderEliminar
  4. Amigo, caso nao estejas a par, o Inatel em Portugal (estatal) tem algo muito semelhante... e especialmente dedicado ao Turismo Senior. Sei de senior que correm Portugal de lés a lés (incluindo ilhas) sem pagar um tusto, devido â sua condiçao financeira precaria. só tens de te fazer sócio. e mesmo alguns sócios não têm quotas... pois não têm euros para pagá-la. Portugal não está bem (economicamente falando) mas a verdade é que tb se fazem coisas boas por cá! beijocas
    Ruffas

    ResponderEliminar
  5. Ruffas, pois há. Até há melhores que em Espanha mas neste caso acho que a maneira como a coisa está montada aqui e os sectores que atravessa, a própria essência é de longe superior.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...