segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

elBulli


Ouvi falar dele pela primeira vez há uns 10 anos. Na altura acabava de ser considerado o melhor restaurante do mundo e eu dava os primeiros passos na gastronomia enquanto hobby.
Também foi a partir dessa altura que comecei a ter noção que este mundo está cheio de experiências para serem vividas. Experiências que criamos, que são criadas para nós ou que pura e simplesmente estão ali à espera que as descubramos.

Amados por uns contestados por outros, o certo é que os irmãos Adrià conseguiram criar uma experiência gastronómica como mais ninguém. Tentei incessantemente vivê-la ano após ano sem contudo ter sido bafejado pela sorte. Os pedidos de reserva eram sempre mais que muitos e uma refeição no elBulli deixou de ser possível. O local fechou dia 30 de Julho do ano passado, data do último serviço que ficou conhecido como "A última valsa" - um jantar para 50 convidados que contou com ex-estagiários que hoje em dia são chefes de topo. Este fim de semana calhou ter a televisão ligada quando começou um documentário sobre esse último dia e que teve o condão de me deixar ainda com mais pena por verificar que aquilo fechou mesmo. Haverá outros locais de experiências gastronómicas oferecidas por chefs igualmente bons mas nada será como dantes.

Aos amantes da gastronomia e a quem gosta de experiências únicas, deixo o vídeo como recordação. Bom proveito.




O documentário tem muitas falas em catalão. Podem regular as legendas no segundo botão a contar da esquerda.

5 comentários:

  1. Tenho a mesma pena, já falámos disso.

    Mas parece que vai reabrir como restaurante, informação transmitida há pouco tempo por um amigo meu que sabe sempre tudo, quais os melhores restaurantes em cada momento, os melhores vinhos, uma canseira.

    No último jantar do Liceu, contava-me outro amigo que uma semana antes tinha ido a Madrid com mais três amigos e telefonou-lhe a perguntar onde haviam de ir jantar (é tudo gente que adora comer e beber muito bem). Sugestão recebida (não me lembro do nome do restaurante, mas posso perguntar), no hotel não conheciam, não sabiam onde era. O mesmo com o taxista. Com o GPS não iam lá. Finalmente, quando já estavam para desistir, lá deram com aquilo. Acho que foi um jantar memorável, comeram até rebentar.

    ResponderEliminar
  2. Teresa, quando escrevi este post já sabia que ia ter muito poucos comentários mas pressenti que um deles seria teu :)

    Quanto ao elBulli, vai dar lugar a uma Fundaçao de investigaçao que nao funcionará bem como restaurante. Abertura prevista para 2014. Aguardam-me mais pormenores.

    Entao e esse restaurante mistério é em Madrid? Qual é?

    ResponderEliminar
  3. Pois, da fundação já sabíamos. Mas parece que abrirá lá outro restaurante, não necessariamente elBulli, mas do Adrià.

    O tal restaurante (tive de telefonar) é em Madrid, atrás do auditório.

    Casa Benigna
    Calle Benigno Soto, telef. 914133356
    Diz o Miguel que a especialidade é um arroz à banda de nos fazer cair para a banda. Se gostares de atum de conserva, o dono tem um em frascos, preparado por ele, que é também de ir ao céu.

    De caminho recomendou outro, que não sei se conheces (eu não vou a Madrid há séculos):

    Asturianos
    Calle Valle Hermoso, 94
    Telef. 915335947

    Depois conta. :)

    ResponderEliminar
  4. Por acaso estive a jantar a uns 200 metros do Asturianos no sábado passado. Sei onde é. Obrigado.

    Quanto ao outro nao conhecia, vou tentar passar lá um dia destes. Obrigado pelas dicas.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...