quinta-feira, 29 de março de 2012

GREVE GERAL 2.0


Faz hoje precisamente ano e meio que vivi a primeira (e última) greve geral em Espanha. Hoje é dia da segunda. Dizia-me ontem o dono da taberna ao lado de casa, que hoje de manhã os piquetes da greve não o deixariam abrir mas que depois ao final da tarde cairiam lá todos para matar a sede.

Talvez já tenha dito por aí que estas greves tal como se fazem hoje em dia não levam a nada. Isto não quer dizer que eu discorde do significado e importância da greve, apenas acho que deveríamos por em prática outras formas de protesto mais eficazes. Por outro lado, se estou descontente com as políticas do governo, falto ao trabalho como forma de protesto prejudicando a minha empresa que por acaso é do sector privado e nunca me faltou com nada? Qual é a lógica disto?

7 comentários:

  1. Quando fizerem um abaixo-assinado para irmos para a rua, fazer merda como os gregos, avisem-me que eu assino e vou.
    Tudo o resto é mato. Não prejudicam quem querem prejudicar.

    ResponderEliminar
  2. Nenhuma. Mas as coisas são mesmo assim e vá lá que agora já não convocam greves só para 6ªs e 2ªs para "fazer" um fim de semana comprido. Isso ainda descredibilizava mais as greves

    ResponderEliminar
  3. esqueçam lá os abaixo-assinados.
    convoquem as manifestações para os sábados e domingos. e aproveite-se a greve e invada-se qualquer coisa onde seja suposto haver políticos na segunda. pode ser que assim comecem a recear que passemos a fazê-as nos dias em que eles lá estão...

    (ah, e quem faz greve sem ser para invadir coisas escusava de fazer...)

    ResponderEliminar
  4. jiboia, se tu faltas ao trabalho, a tua empresa não produz, deixa clientes na mão, que por sua vez deixam outras pessoas na mão.
    no panorama geral, uma greve geral entorpece a economia e causa prejuízos valentes. quanto mais não seja, se uma empresa privada não factura também não paga imposto.

    as for the rest, tenho umas 15 garrafas vazias guardadas em casa para fazer cocktails molotov.

    a greve não é para se invadir coisas. ao fazer isso corres o risco de virar 50% da opinião pública contra ti e ser apelidado de criminoso e bandalho que não quer trabalhar.

    ResponderEliminar
  5. troll e Menino, assim eu também irei.

    VdeAlmeida, também era só o que faltava. As pessoas (algumas) vão tomando vergonha na cara.

    du, exactamente. Mas foi isso que eu disse no post, ou pelo menos tentei. E para invadir qualquer coisa não convém convocar uma greve. As revoluções também não foram precedidas de convocatórias de greves :)

    ResponderEliminar
  6. Em Espanha neste momento confunde-se muito "vandalismo" com greves e esquecem que o direito à greve não anula o direito a trabalhar. Barcelona virou batalha campal e verdade seja dita, isto anula qualquer tipo de conquista que se possa fazer. Isso e convocar uma greve para uma 5ª feira antes da Semana Santa. Muito conveniente, até porque 6ª fui (tentar?)trabalhar e aquilo parecia um deserto.

    ResponderEliminar
  7. Em Espanha neste momento confunde-se muito "vandalismo" com greves e esquecem que o direito à greve não anula o direito a trabalhar. Barcelona virou batalha campal e verdade seja dita, isto anula qualquer tipo de conquista que se possa fazer. Isso e convocar uma greve para uma 5ª feira antes da Semana Santa. Muito conveniente, até porque 6ª fui (tentar?)trabalhar e aquilo parecia um deserto.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...