sábado, 28 de abril de 2012

RECICLAGEM CONJUGAL
























Cartaz de publicidade visto no metro de Madrid

quinta-feira, 26 de abril de 2012

AS MULHERES E A IDADE


Outro dia, numa das habituais pequenas celebrações de aniversário do pessoal do escritório, a colega em destaque não queria velas no bolo. Dizia ela que não gosta que os outros saibam a sua idade. Além da velha máxima "não se pergunta a idade a uma mulher" ser das tradições cavalheirescas mais parvas de que há memória, neste caso os 46 ficam-lhe bem.

Há que dar mérito a quem aparenta ter menos dez anos sem nunca ter feito uma única intervenção cirúrgica plástica nem dietas parvas. Talvez a dolce vita de vinte anos vividos em Roma também a tenham ajudado, mas o certo é que é preciso saber cuidar-se e estar disposto a isso. Portanto, em vez de se esconder atrás dos números, dizemos-lhe sempre que devia antes estar orgulhosa do estado em que está para a idade que tem e servir-se disso como bandeira pessoal.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A NOVA REVOLUÇÃO


Não se dará por causa das dívidas, da gasolina estar cara, não haver o que comer ou deixar de haver cerveja fresca.

Há por aí muita gente a parodiar as Juntas de Freguesia mas é esse mesmo povo que partiu o que tinha a partir para ter novos concelhos que voltará certamente a partir o que tiver que ser partido para que a reorganização administrativa territorial não se faça ao estilo corte e costura desde os gabinetes do governo. Esperem e verão.
Não brinquem com as pessoas...

terça-feira, 24 de abril de 2012

GEORGE R.R. MARTIN


Será publicidade encapotada da Rádio Renascença?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #36


Era pratica comum fazer de conta que se convidava um artista de nome sonante para uma festa e na hora prevista do espectáculo, já com a malta toda aos pulos, um elemento da organização subia ao palco para informar que o suposto convidado tinha tido um acidente pelo caminho e não podia vir.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

APOIAR OS PORTUGUESES


Hoje jogam-se as meias finais da Liga Europa. Havendo alguns portugueses envolvidos na eliminatória, decidi ir ver ao vivo o jogo onde a presença lusa no relvado deverá ser mais notória. Por isso mesmo, esta noite estarei no Vicente Calderón a ver o Atlético de Madrid-Valência e a apoiar o Tiago, o Miguel e o Ricardo Costa.

E também porque me faltava uma ida a este estádio enquanto é tempo, pois vai desaparecer dentro de dois anos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

MEIAS A MEIO


Uma das minhas colegas entrou hoje de manhã no escritório a segurar as pontas do vestido. Rapidamente as outras se levantaram entre risinhos e alguma troça (cabras que só elas) tentando saber qual era o problema e com intenção de ajudar. Diz a colega protagonista:

- Há muito tempo que não vestia estas meias, isto está gasto e não cola na perna por isso caem-me.

Depois do burburinho, disse eu com a minha calma olímpica e sem desviar o olhar do computador, feito sacana:

- Passa-lhes álcool na parte da goma.


E vocês ainda refilam que os homens não vos dão ouvidos nem prestam atenção às vossas coisas?

SE CONDUZIRES NÃO OUÇAS #8




domingo, 15 de abril de 2012

NÃO HÁ TRÊS SEM QUATRO


O que eu gosto de provérbios portugueses, mesmo sendo acabados de inventar por mim.


















Nota: Fui ver ao vivo as quatro vitórias do Benfica na taça da liga.
Perdoem-me os dois últimos (dignos) vencidos, mas tenho saudades
das finais do Algarve contra lagartos e dragões.

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - ABRIL


Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ACEITAM-SE IDEIAS


O voo para Lisboa está atrasado. Logo hoje que me apetecia chegar cedo.
Para matar o tempo, estou indeciso entre ir chatear as senhoras da free shop do aeroporto onde o Pipoco compra os cremes para a barba, fazer corridas com outros passageiros que estão atrasados para outros voos ou simplesmente contar quantos executivos não estão a usar camisa azul clara. Podiamos fazer aqui um concurso de sugestões e a mais original ganhava qualquer coisa. Que dizem?

PELA NOITE DENTRO


Estás eufórico, a estudar, de ressaca, com saudades, perdido, feliz, pensativo, melancólico, a dançar, a acordar, romântico, a escrever, triste, agressivo, sexy, com sono, apaixonado, só, pedrado, a jantar, a relaxar, nostálgico, a fazer amor, pensativo, a trabalhar, preocupado, a festejar ou a ler?

Qualquer que seja o teu estado de espírito, acompanha-o ou muda-o com uma música daqui.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #35


Se fazia a festa das ilhas no ISA (Instituto Superior de Agronomia) e a noite era passada em torno das sandes de carne em vinha d'alhos, da poncha e das moças casadoiras das regiões insulares do nosso Portugal que por lá se encontravam.

AQUI HÁ GATO


Em Junho de 2008 o preço da gasolina rondava 1.30€. Houve bloqueios, faltou combustível, mantimentos e perdeu-se uma vida. Passados praticamente quatro anos, paga-se 1.80€ por litro e a letargia não podia ser mais evidente. Aqui há gato.

terça-feira, 10 de abril de 2012

MIXÓRDIA DE TEMÁTICAS


Se a frase não andasse na boca dos portugueses, dava um belo registo para o blog, porque no fundo é isso que ele é.

A NECESSIDADE AGUÇA O ENGENHO


Depois de várias entrevistas de trabalho como entrevistado ao longo da vida, outro dia passei para o lado do entrevistador pela primeira vez. Mesmo que a minha entrada em cena tenha sido apenas parte do processo, um chumbo da minha parte era factor eliminatório para os candidatos.

Percebi então que, ou me tornava bem rijo, ou técnico de recursos humanos não seria profissão para mim.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ANDAM A DORMIR?


A malta está numa excitação por causa do Alive e do Rock in Rio. Então e o Marés Vivas?!

Quatro dias com Franz Ferdinand, The Cult, Kaiser Chiefs, Garbage, Billy Idol e Gogol Bordello por um preço inferior a apenas um dia dos outros festivais? Esperem aí que eu já vos digo onde é que eu vou este ano.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

HERESIAS


Ir a um talho halal numa sexta-feira santa e perguntar se têm secretos de porco preto.

HISTÓRIA? QUAL HISTÓRIA?


Os meus amigos sportinguistas rejubilavam ontem com a façanha da sua equipa. Clubismos à parte, fiquei contente por eles mas um pouco confuso quanto à verdadeira razão da euforia pelo empate. Tinha para mim que seria maioritariamente pela exibição de alto nível do seu guarda-redes, o melhor português da actualidade, mas afinal parece que a excitação se deveu a um apuramento histórico para a semi final da Liga Europa. Histórico, perguntei-me? Só hoje percebi, ao ler os jornais pela manhã, que tinha sido apenas a quinta vez.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

DICA FIXE, CUSTO ZERO #1


Vens pela primeira vez a Madrid e vais ao mercado de San Miguel porque te disseram que é o máximo? Voltas a Madrid, já conheces o sítio e só lá vais para matar saudades?

O mercado de San Miguel vale a pena a visita para se falar com conhecimento de causa, mas dentro do estilo Madrid tem melhor. Ou pelo menos diferente, com menos guiris*.

O Mercado de San Antón, em pleno bairro da Chueca, tem praticamente tudo o que tem o outro e é mais tranquilo. Vens às compras? Sobe ao primeiro piso. Só queres petiscar sem encontrões nem indecisões (a escolha é curta mas serve)? Sobe directamente ao segundo piso. Se apenas queres beber um copo no meio da mais heterogénea clientela espanhola, dirige-te ao bar-terraço do último andar onde te esperam outras agradáveis surpresas.

*os bifes e gringos vistos pelos madrilenhos

quarta-feira, 4 de abril de 2012

QUERIAM COLEGAS DESTAS, NÃO ERA?


Amanhã é feriado aqui e sexta-feira também. A pretexto disto as gajas do escritório decidiram ir almoçar fora todas juntas. Para que isso se proporcionasse tive que ficar sozinho a tomar conta do estaminé. Na volta do almoço:

-Obrigado Jibóia, para te agradecer trouxemos-te un regalito.

Lamento nao ter a prova fotográfica mas imaginem um tiramisú vindo directamente de um dos melhores restaurantes italianos de Madrid.

SUBSÍDIO DE (DES)EMPREGO


Ainda a propósito das cargas excessivas de trabalho, devido à actual tendência de reduzir pessoal nas empresas, os poucos que ficam por vezes têm que aguentar barcos tão grandes que mais dia menos dia começam a meter água. E numa altura em que o Estado não sabe o que fazer com a taxa de desemprego, pagando a muita gente para de quinze em quinze dias ir à junta de freguesia carimbar um papel, se calhar podia pensar no seguinte:

Os desempregados que por qualquer razão não tivessem oportunidade de beneficiar de um emprego conseguido pelo centro de emprego, teriam a possibilidade de serem colocados numa empresa da sua área de formação para fazerem um part-time com o qual poderiam majorar o subsídio de desemprego e manterem-se efectivamente em contacto com o mercado de trabalho. Depois era só pedir aos colunistas do Diário da República para sacarem uns Decretos que castigassem os malandros não cumpridores.

Não sou um génio que se lembrou de revelar a receita da pólvora, apenas exponho o caso próprio de quem não pôde trabalhar GRÁTIS e de livre vontade durante 3 horas por dia numa empresa da sua área equanto esteve desempregado, porque isso ia contra os regulamentos de atribuição do subsídio de desemprego. Perdi a oportunidade de efectivamente continuar a formar-me activamente durante aquele período, de manter o contacto com o mercado de trabalho e não menos importante, a auto-estima profissional.

terça-feira, 3 de abril de 2012

PODERIA SER MÃE DA MINI BRAIN


Há coisas que uma pessoa não pode deixar de ouvir e reproduzir aqui.
Foi o caso de uma conversa ao telefone entre uma colega e o filho que está de férias:

- Vamos lá ver Alex, conta-me o que andaste a fazer esta manhã. Levaste a cadela à rua?
- Sim.
- De certeza?
- Sim, mas depois voltei para a cama.
- E não tomaste banho?
- Não.
- Ainda não tomaste banho e já saíste à rua? Mas que porcaria é essa?! Depois vais sair com raparigas e é uma vergonha! Alejandro, não sais de casa sem tomar banho, ouviste??


Nota: o puto tem 13 anos.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ABAIXO AS REDUÇÕES


Hoje fui almoçar fora do escritório com a mini brain pela primeira vez. Decidiu ela o local no qual já é uma habitué.
Um dos pratos do menu de hoje era dourada ao sal com molho de cogumelos e redução de Pedro Ximenez.*

Mini brain, fazendo o pedido ao empregado:

- Jaime, eu vou querer a dourada mas já sabes que quero a dose inteira, nada de reduções.


*Vinho licoroso da Andaluzia parecido com o nosso vinho do porto

DA PERSUASÃO


Um colega que tinha previsto ir passar esta semana a Valência para ir à praia, acabou por sair de Madrid no sábado com o seguinte roteiro feito por mim:

Entrada em Portugal por Vilar Formoso. Visitas a Viseu, Aveiro, Porto, Guimarães, Braga e Viana do Castelo.


PS - Até agora, o único sms que recebi foi para elogiar o cabrito no restaurante que lhe recomendei em Viseu, levando-me a crer que está tudo sob controlo. Espero ter mais notícias ao longo da semana.