terça-feira, 8 de maio de 2012

AS COISAS SÃO COMO SÃO


Quando algum estrangeiro me cita a Mariza como fadista de renome internacional julgando estar a fazer um brilharete, o que sinto na verdade é um misto de orgulho e embirração. Que diferença há realmente entre ela e a Joana Amendoeira, a Kátia Guerreiro, ou a Mafalda Arnauth? Aparentemente apenas a questão do padrinho e uma imagem extravagante.

Cingindo-me ao meu reduzido poder opinativo sobre o tema e não querendo diminuir-lhe as qualidades vocais, acho no entanto que a Mariza não personifica a imagem de fadista. Fado é fado, assim como rock é rock, pimba é pimba e por aí fora. Isto inclui um estilo de vida e um estado de alma predominante que são indissociáveis da pessoa. Como diz o Pipoco, as coisas são como são, portanto quando virem, por exemplo, os Iron Maiden de smoking ou o José Carreras de cabelo oxigenado, numa tentativa de experimentalismos ou renovação de imagem, sinceramente desconfiem.

12 comentários:

  1. Fico arrebatada com a presença dela em palco, e quando ela une a assistência em clímax numa quase experiência transcendental, emociono-me e caem-me lágrimas... se isto não é fado? omque é o fado?

    ResponderEliminar
  2. A Katia Guerreiro teve uma trombose e canta com a boca de lado. Não "acompares", sff!

    ResponderEliminar
  3. Todas as grandes fadistas são arrogantes. No caso da Marisa acresce ter o cabelo oxigenado e as influências certas no momento oportuno, que lhe valeram-lhe uma grande carreira. É uma pena não haver mais conhecimento da música portuguesa mas quem se internacionaliza solidamente ganha pontos e marca os estrangeiros. Connosco acontece o mesmo, a dimensão do mercado estrangeiro é que não tem nada a ver com o nosso. No entanto, concordo que as coisas são como são e principalmente no que toca a tradições.

    ResponderEliminar
  4. Não suporto a Kátia Guerreiro desde o referendo do aborto, de modo que nem a consigo ouvir.

    Por aqui é famosíssima a Cristina Branco.

    ResponderEliminar
  5. Embirro com a Mariza, embirro a sério, é uma cena de pele.

    ResponderEliminar
  6. Tem uma boa voz. Teve um marketing extraordinário. Simple as that

    ResponderEliminar
  7. Gosto da Mariza, mas gosto mt mais de Camané, Aldina Duarte, Mafalda Arnauth. Como dizes o marketing faz mt!

    ResponderEliminar
  8. Como não aprecio fado, não opino....

    ResponderEliminar
  9. Os Iron Maiden estão noutro patamar :O Mas no flight 666 o Bruce Dickinson aparece de farda de piloto (é ele quem pilota o Ed Force One).

    ResponderEliminar
  10. Anónimo, nao foi isso que opinei, apenas nao gosto da imagem dela porque nao se adequa a uma fadista. E acho que outras fadistas teriam igual sucesso se tivessem tido o mesmo padrinho.

    Pólo, toda a gente tem direito a cantar.

    Wendy, é isso.

    Luna, a Cristina Branco é uma das que pode entrar perfeitamente na lista.

    Pipoca, por isso é que nos entendemos bem a beber minis, até nas embirraçoes estamos de acordo. Eheh

    Stiletto, exacto.

    marie, eu também nao desgosto do fado da Mariza mas a ajuda do mkt fez muito por ela.

    Vic, eu também nao aprecio por aí além mas tenho os mínimos :)

    Vita C, o Bruce Dickinson nao apareceu por acaso no flight 666 com a farda de piloto. Quando os Iron Maiden nao estao em digressao, ele trabalha como comandante! A última companhia para a qual trabalhou foi a Astraeus, sendo que as viagens da última digressao dos IM foram feitas nesta companhia que tinha como comandante o próprio Bruce. :)

    ResponderEliminar
  11. Há uma diferença entre o José Carreras pintar o cabelo de loiro ou assinar José Karreras?

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...