Quando algum estrangeiro me cita a Mariza como fadista de renome internacional julgando estar a fazer um brilharete, o que sinto na verdade é um misto de orgulho e embirração. Que diferença há realmente entre ela e a Joana Amendoeira, a Kátia Guerreiro, ou a Mafalda Arnauth? Aparentemente apenas a questão do padrinho e uma imagem extravagante.
Cingindo-me ao meu reduzido poder opinativo sobre o tema e não querendo diminuir-lhe as qualidades vocais, acho no entanto que a Mariza não personifica a imagem de fadista. Fado é fado, assim como rock é rock, pimba é pimba e por aí fora. Isto inclui um estilo de vida e um estado de alma predominante que são indissociáveis da pessoa. Como diz o Pipoco, as coisas são como são, portanto quando virem, por exemplo, os Iron Maiden de smoking ou o José Carreras de cabelo oxigenado, numa tentativa de experimentalismos ou renovação de imagem, sinceramente desconfiem.
Fico arrebatada com a presença dela em palco, e quando ela une a assistência em clímax numa quase experiência transcendental, emociono-me e caem-me lágrimas... se isto não é fado? omque é o fado?
ResponderEliminarA Katia Guerreiro teve uma trombose e canta com a boca de lado. Não "acompares", sff!
ResponderEliminarTodas as grandes fadistas são arrogantes. No caso da Marisa acresce ter o cabelo oxigenado e as influências certas no momento oportuno, que lhe valeram-lhe uma grande carreira. É uma pena não haver mais conhecimento da música portuguesa mas quem se internacionaliza solidamente ganha pontos e marca os estrangeiros. Connosco acontece o mesmo, a dimensão do mercado estrangeiro é que não tem nada a ver com o nosso. No entanto, concordo que as coisas são como são e principalmente no que toca a tradições.
ResponderEliminarNão suporto a Kátia Guerreiro desde o referendo do aborto, de modo que nem a consigo ouvir.
ResponderEliminarPor aqui é famosíssima a Cristina Branco.
Embirro com a Mariza, embirro a sério, é uma cena de pele.
ResponderEliminarTem uma boa voz. Teve um marketing extraordinário. Simple as that
ResponderEliminarGosto da Mariza, mas gosto mt mais de Camané, Aldina Duarte, Mafalda Arnauth. Como dizes o marketing faz mt!
ResponderEliminarComo não aprecio fado, não opino....
ResponderEliminarOs Iron Maiden estão noutro patamar :O Mas no flight 666 o Bruce Dickinson aparece de farda de piloto (é ele quem pilota o Ed Force One).
ResponderEliminarAnónimo, nao foi isso que opinei, apenas nao gosto da imagem dela porque nao se adequa a uma fadista. E acho que outras fadistas teriam igual sucesso se tivessem tido o mesmo padrinho.
ResponderEliminarPólo, toda a gente tem direito a cantar.
Wendy, é isso.
Luna, a Cristina Branco é uma das que pode entrar perfeitamente na lista.
Pipoca, por isso é que nos entendemos bem a beber minis, até nas embirraçoes estamos de acordo. Eheh
Stiletto, exacto.
marie, eu também nao desgosto do fado da Mariza mas a ajuda do mkt fez muito por ela.
Vic, eu também nao aprecio por aí além mas tenho os mínimos :)
Vita C, o Bruce Dickinson nao apareceu por acaso no flight 666 com a farda de piloto. Quando os Iron Maiden nao estao em digressao, ele trabalha como comandante! A última companhia para a qual trabalhou foi a Astraeus, sendo que as viagens da última digressao dos IM foram feitas nesta companhia que tinha como comandante o próprio Bruce. :)
Há uma diferença entre o José Carreras pintar o cabelo de loiro ou assinar José Karreras?
ResponderEliminarHá.
Eliminar