Eu já percebi menos da indústria da comunicação. Continuo a ser um amador mas já não sou um leigo.
Quanto à história da marca que promoveu o vídeo de que toda a gente fala, tenho a dizer o seguinte:
-A intenção de associar bloggers de moda à campanha foi uma boa ideia.
-Ninguém ainda tinha falado (mal ou bem) dos vídeos já publicados anteriormente.
-Ao quarto vídeo publicado, o verniz estalou. Algumas ovelhas falaram, muitas apoiaram-nas e poucas ficaram ou abandonaram a pradaria.
-A marca não estava bem preparada do ponto de vista da gestão da comunicação e retirou o vídeo do ar.
-Depois o verniz partiu-se completamente e temos falatório para uma semana.
Através de um processo indesejável e de todo imprevisível, a marca acabou por ter uma exposição largamente superior ao previsto quando delineou a acção. Haverá danos a reparar mas no final, quantos de vocês se irão lembrar disto como factor decisivo ao entrarem num hiper para comprar uma televisão ou um telemóvel?
Uau, alguém que deslargou a Pepa e falou no essencial. Eu cá gostei da ideia. E mesmo depois do verniz todo estalado, compraria a máquina sim senhora!! ;)
ResponderEliminarbem, basicamente é isso, sim senhor. está tudo dito.
ResponderEliminar(não percebo o porquê de tanto alarido)
Nem mais !!! Por muito idiota que possa parecer, a marca superou largamente as expectativas publicitárias !
ResponderEliminarJibóia,
ResponderEliminarPermita-me discordar dessa conclusão. Isso será o mesmo que dizer que má publicidade não tem impacto na marca, ou que um mau brand manager idem. Não mata, é verdade, mas mói. As acções de marketing demoram meses, por vezes anos, até terem impacto na imagem da marca. Já para não falar do facto de que, numa altura de escassez de recursos, se gastou dinheiro mal gasto, que poderia ter activado positivamente a marca. Perdeu-se o objectivo inicial, que era ir tornando a Samsung uma marca trendy, moderna e aspiracional, ou seja, mais próxima da Apple.
O responsável por ter posto aquela porcaria no ar, caso trabalhasse para mim, teria sérios problemas
Como sabes que o plano era (ou é) aproximar a marca da Apple? Se assim fosse achas que o fariam a nível reginal? Teriam de certeza uma estratégia global que é o que a Apple tem e da qual nenhum mercado está autorizado a desviar-se. O que se passou com a samsung passou-se com o pingo doce. Toda a gente falou na marca muito mais devido a um incidente do que devido a uma acção concreta. Não é para repetir a falha mas há que aproveitar o tempo de exposição. Até te podia dar o exemplo da Ryanair que conheço bem mas não te quero maçar :)
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