quinta-feira, 26 de março de 2009

GASTRONOMIAS #1 - FRANÇA




A semana passada tive o prazer de jantar em casa de amigos em que a ementa era totalmente francesa. Eu que sou um apreciador de comida internacional (mas não só) estava nas minhas sete quintas!

Lembrei-me então de compilar as melhores iguarias que já provei dos países que já visitei.

Uma vez que este jantar é recente, vou começar por França.


ENTRADAS

Sem dúvida que foie gras é uma das iguarias mais consumidas. Há quem conteste a maneira como é produzido (patos ou gansos superalimentados de modo a obter um fígado gordo) mas o resultado final é divinal! A acompanhar, um vinho branco licoroso - Sauternes da região de Bordeaux.







PRATO PRINCIPAL

Magret de pato e soufflé. O primeiro não é mais que um filete de peito de pato que pode ser preparado de várias maneiras e com acompanhamentos diversos. Eu gosto com cogumelos (haverá alguém que goste mais de cogumelos que eu??) ou fruta, figos por exemplo.






O soufflé pode ser de peixe, bacalhau, atum (ok todos estes são peixes, mas para que percebam a diferença) e há quem faça de algumas carnes ou vegetais. O meu preferido é o que a minha mãe faz habitualmente que é de peixe. Não encontro igual em lado nenhum, até porque é difícil encontrar um restaurante em Portugal que o faça. O XL em Lisboa tem bons soufllés mas a preços que não são para todas as bolsas, incluindo a minha.








SOBREMESAS

Crepes, o que mais poderia ser?? :o) Com gelado, com chocolate, flambé ou mesmo simples, embora dê algum trabalho é uma sobremesa fácil de fazer e que normalmente agrada a toda a gente.




Galette des rois, o bolo rei francês. É uma espécie de tarte folhada recheada com pasta de amêndoa.





VINHOS E DIGESTIVOS

Champagne, mesmo! Tem que ser genuíno. Murganheiras, raposeiras e outros que tal têm o seu valor mas não são comparáveis. Este vinho produzido na região de Reims é apreciado um pouco por todo o mundo e tem muitas variedades, sendo a mais comum branco, brut. Se alguma vez tiverem oportunidade de provar um millésime considerem-se uns sortudos do caraças ou com os bolsos a transbordarem de dinheiro!! :o) Uma colheita apenas terá esta denominação em casos muito excepcionais de qualidade, o que fará disparar o preço do produto tornando-o uma raridade, claro está.






Calvados, uma aguardente de maçã feita na Normandia. Tem um paladar suave mas é bastante forte. No entanto o aroma a maçã, delicado, dá-lhe um toque muito agradável.





Certamente que outros sabores podem ser descobertos, mas apresentei os que mais gosto e com que estou mais familiarizado.

7 comentários:

  1. olá olá Jorge!
    Pois bem tenho uma proposta. Que tal vires fazer este jantar lá a casa hum? ahahha parece-te bem? a mim sim!
    Já não estou nos barcos graças a deus terminei essa vidinha
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá!!
    Fazer esse jantar era giro mas anda preciso de praticar um pouco mais para aperfeiçoar :o)

    Que fazes agora em Lisboa?
    Vai aparecendo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Jorge!
    Vou entao arriscar um comentário; é obvio que gosto, e muito, de todas estas iguarias que aqui apresentas, mas como também sou uma pessoa muito gulosa, deixa-me sugerir aqui outras especialidades francesas...
    A minha primeira escolha vai para os crustáceos: moules(mexilhão) du Bouchot(Girondes) e para as famosas Coquilles St Jacques... Hum... Só de pensar, ja estou com água na boca...
    Poderia ainda falar de "la couronne des rois", de "la tourtière", ou das "vienoiseries(croissants, pain aux raisins, etc)".
    E nao posso esquecer os queijos, acompanhados, como é obvio, de um bom vinho tinto!
    Era capaz de escrever sobre isto sem nunca me cansar...
    P.S: "Il était une foiS un foiE..."

    ResponderEliminar
  4. Mas essa gastronomia não deveria ser mais... "continental"?! (-;

    Adorei saber!!

    Bjs e entra com os dois pés no "repasto"!!

    ResponderEliminar
  5. muito bom, muito bom...mas não faltou ai uma coisa muito importante para a ementa estar realmente composta!?... et le fromage alors!? c'est la sourie qui l'a mangé!?

    ResponderEliminar
  6. Le fromage français il est bon aussi mais je trouve que le portugais n'est pas inférieur par rapport à la qualité.

    ResponderEliminar
  7. Xiiii... Tenho de sair daqui deste blog...Directamente para a minha cozinha!!! :p

    Bem, eu critico a forma como se faz o foie gras. Pelo menos a forma industrial. Pois já comi foie gras caseiro, divinal, absolutamente divinal, sem ter sido submetido o bicho à crueldade industrial inerente (já viste vídeos sobre isso?? horrível, memso horrível!).

    Quanto ao resto, sim, tem tudo muito bom aspecto, marchava tudo, portanto, mesmo sem te conhecer, aviso-te: nunca me convides para uma refeição destas se não quiseres uma concorrente à altura! :D

    Beijitos

    PS- Não sei se gostas mais de cogumelos do que eu... :p

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...