quarta-feira, 22 de abril de 2009

GASTRONOMIAS #3 - GRÉCIA


Hoje as gastronomias voltam à Europa, à bacia mediterrânica. Mais concretamente à Grécia, país com imensa história, berço de civilizações, guerreiros, idiomas e outras tantas coisas.

Estive lá há quase 7 anos! Como o tempo passa rápido.
Para mim é o país onde melhor se sente o verdadeiro espírito mediterrâneo, a par de Itália.
São usados diferentes tipos de vegetais (o tomate é rei) e muita carne. Apesar do mar imenso que banha toda a costa e as mil e uma ilhas, o peixe não é tão usado como em Portugal.

De manhã
Sendo sulista, a Gécia é um país quente. Atenas ainda mais. O calor é sufocante e até hoje só encontrei paralelo na Andaluzia. Mesmo em Setembro (altura da minha visita) as temperaturas chegam facilmente aos 35C e mais.
Apesar de não serem latinos, como bom povo do Mediterrâneo, os gregos bebem muito café. Mas com tanto calor muitos preferem-no frio e chamam-lhe frappé. Podem ver melhor a descrição procurando na net. Não fiquei muito fã disto mas não deixei de provar. O outro café típico da Grécia tem borras e é muito forte, também nada de apaixonante.




Entradas
Salada grega. É tão conhecida que se tornou um hábito internacional por esse mundo fora. O típico queijo feta (de cabra) semi-curado é a base desta delícia. Cebola vermelha (detalhe importante porque não é tão agressiva), tomate, pepino, azeitonas (prefiro as verdes – cordovil), temperado com azeite, orégãos frescos e basílico completam o prato que confere a uma refeição um colorido inicial muito agradável.






Pratos principais
Moussaka. O prato típico grego por excelência. Diria mesmo que está ao nível do nosso bacalhau em termos de reconhecimento popular. A moussaka é um misto de empadão de vegetais com toques de lasanha. A base é inteiramente de vegetais, sendo a beringela imprescindível. Coberto com molho bechamel, vai ao forno até dourar.






Yemista. Tomates (ou outros vegetais) no forno recheados com arroz e carne. Há muitas variantes deste prato, basta usar a imaginação. É uma das minhas receitas preferidas de vegetais no forno! Já conhecia antes de visitar a Grécia mas não sabia que era típico de lá.







Pastitsio. Empadão autêntico mas a batata substituída por massa. Bom mas bastante gordo.





Souvlaki. Não é mais que as típicas espetadas de carne. Que podem ser de qualquer tipo de carne. Provei com tempero de cominhos. Não digo que seja fantástico mas a experiência foi agradável.






Pão. O típico pão grego é escuro, muito rico em cereais e por vezes com alguns frutos secos. Adorei! Uma fatia deste pão é por si só quase uma refeição!
Gyros. Muito parecido com shoarma, não há mais a dizer...





Molho. O tzatziki é um molho agri-doce, muito parecido com o que os israelitas usam. É bom para acompanhar souvlaki ou outras carnes grelhadas, por exemplo.

Sobremesas
Baklava. Típica sobremesa grega feita à base de amêndoa, pistachio e outros frutos secos em massa folhada.




Iogurte grego com mel e amêndoas ou nozes. Este iogurte é feito com leite de ovelha e portanto tem uma consistência muito maior que o de vaca. Tão popular que a própria Danone (e outras marcas) já o fabricam e vendem em toda a Europa.





Vinhos e digestivos
O vinho grego é muito bom. Não tem a notoriedade do nosso mas encontram-se bons vinhos e bem pagos. Em Santorini provei um vinho branco produzido localmente que é muito parecido ao da ilha do Pico nos Açores. Como a ilha também é vulcânica, talvez as castas tenham as mesmas características.

Ouzo. A típica aguardente grega, também bebida como aperitivo.




Depois disto tudo, só mesmo uma bela sesta porque de barriga cheia e com calor não há melhor a fazer.

Se calhar até há, mas cuidado com a digestão!! :o)

11 comentários:

  1. Mmmmm... Quero ir a Grécia!!! Feta, moussaka, adoro! Mas já não como ha muito tempo.
    Em relação áquilo que chamas aqui yemista, também já conhecia mas como "tomates farcies" ou "légumes farcies"; é algo que me faz recordar a minha infancia, pois a minha mãe costuma fazer com alguma frequencia! Tal como tu, não fazia ideia de que era típico da Grécia.
    Adoraria provar um verdadeiro pão grego, para não falar dessa tal sobremesa...
    Mmmmm... Fiquei com água na boca!

    ResponderEliminar
  2. Mnhaaaammm...

    Experimentava tudo (e acho que ia gostar de tudo!), menos os cafés. :)

    Beijitos

    ResponderEliminar
  3. Essa baklava tem um aspecto fenomenal. Quando fores lá diz qualquer coisa, ok? Assim trazes-me um bocadão de baklava =)

    ResponderEliminar
  4. Nellie,
    Fica combinado que na próxima oportunidade vamos cozinhar uns pratos gregos! Nem que seja só a salada que é simples e o iogurte para a sobremesa. OK e tu fazes o yemista ou tomates farcies :o)
    Combinado?

    Renata,
    Baklava é muito bom mas acho que não chegava cá que eu papava tudo pelo caminho! Eheheh

    ResponderEliminar
  5. Combinado!!!
    Temos é que agarrar a primeira oportunidade...
    Até nem me importo de tentar cozinhar uma moussaka, que gosto tanto e que já não como a tanto tempo!
    Vou já pesquisar e procurar uma boa receita...

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro salada grega! E faço imensas vezes cá em casa (apesar de ter que comprar o queijo a mis de 200km daqui)! :)
    E já estão por aí umas férias a ser pensadas nesse destino...

    ResponderEliminar
  7. Nikky,

    Precisas de fazer 200km para comprar queijo feta?? Não tens um Pingo Doce aí por perto?

    ResponderEliminar
  8. Tenho... Mas não o acho lá grande coisa... Compro às vezes mas o que eu gosto mesmo é o do el Corte Inglés... :D

    ResponderEliminar
  9. Pois, no Pingo Doce dá para desenrascar mas o verdadeiro feta é caro e não se encontra em qualquer lado.
    Bom gosto :o)

    ResponderEliminar
  10. Aderi hoje ao site... porque eu trabalho em um restaurante grego, aqui em Lisboa. Não fiz meu cadastro para fazer publicidade do restaurante. Sou luso-brasileiro e moro em Portugal desde Agosto/07. Trabalho no restaurante desde Setembro/08, como cozinheiro de 2ª. Não sabia nada sobre a culinária grega a não ser a salada grega (Choriatiki, lê-se coriatiqui). As fotos estão muito boas. Abraços a todos

    ResponderEliminar
  11. Olá Flávio,

    Bem vindo ao blog. Este é um blog pessoal que eu uso para dar a conhecer as minhas viagens e as minhas experiências do dia a dia.
    Em que restaurante você trabalha?

    Um abraço
    Jibóia

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...