terça-feira, 16 de março de 2010

SANGUE!?


Acabei de ver uma notícia bizarra na Tailândia. Os manifestantes em frente ao palácio presidencial fizeram uma colheita de sangue deles próprios que depois derramaram à porta!

Reconheci o local porque passei por lá há dois anos. Na altura houve outra manifestação para que o governo de então se demitisse. Havia um grande aparato policial que metia arame farpado e tudo! Queriamos ver o palácio mas não sabiamos da concentração e tinhamos pensado atravessar aquela zona por ser mais prático do que voltar para trás. Um polícia garantiu-nos (!) que o podiamos fazer em segurança desde que não participassemos nem tirassemos fotos e lá seguimos.

Bangkok é uma cidade com bastantes mercados de tudo e mais alguma coisa e é fácil encontrá-los por todo o lado. Outra característica do povo tailandês é que nesta coisa das manifestações é muito organizado e quem não pode estar presente contribui com doações (água engarrafada, por exemplo) para ajudar os manifestantes. Pude ver isso mesmo porque em toda aquela zona havia milhares de garrafinhas empilhadas. O problema é que eu não sabia disso e tive que passar pela vergonha de perguntar a uma senhora que estava a distribuir a água:

Is this water market?

5 comentários:

  1. HAHAHAH
    Realmente há alturas em que ganhavas mais se estivesses calado. Deixa lá. Jesus gosta de ti na mesma!
    Quanto à colheita de sangue, seria mesmo para a Tailândia que eu hoje enviaria uma série de pessoas que mais valia irem “dar sangue” que perder o tempo a chatear-me (não quererão órgãos?)

    ResponderEliminar
  2. Agora sim, a expressão "meio parvinho" que aplicas a ti próprio (és tu que dizes, não eu!) começa a fazer sentido! lol

    ResponderEliminar
  3. Mais do que bizarro é parvo. Onde é que já se viu tirarem sangue para o deitarem fora!? Aposto que não eram tão rápidas a doar sangue a quem precisasse! Gente parva!

    ResponderEliminar
  4. como é que se traduz o signficado desse nome de cidade para português? a que outros mercadinhos é foste?

    ResponderEliminar
  5. Miss Complicações, pois ganhava, mas não sabes já do que a casa gasta? :)

    A., Eu sei disso... :)

    Branca de Neve, os países asiáticos têm uma mentalidade muito diferente do ocidente. Muito mesmo.

    Anónimo, traduz-se Banguecoque e acho horrível. Fui ao mercado das flores que começava à meia-noite (primeira vez que vi insectos fritos à venda), Patpong (também à noite) e a outros mais pequenos que não me lembro do nome. Tive pena de não ir ao mercado flutuante. Fica para uma próxima :D

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...