segunda-feira, 15 de março de 2010

OS PÊROS


A propósito da petiscada do fim de semana, lembrei-me de uma coisa.
Um dos convivas, alfacinha de gema, pessoa muito cordata, mantendo sempre o seu nível de educação, a dado momento envolveu-se numa acesa discussão. Tudo porque foram desenterrar a história dos pêros. Dizia ele que na sua terra as maçãs se chamam pêros. E dava exemplos, argumentava, tudo num tom perfeitamente aceitável após uma feijoada de lebre e alguns copos de tinto. Só que teve azar, calhou-lhe o cunhado que por acaso é engenheiro agrónomo e deu-lhe um bigode, como se costuma dizer. Vou então publicar um excerto da conversa, após ter sido devidamente autorizado:

- Na minha terra (Lisboa), o que vocês aqui chamam maçãs são pêros.
- O que é que tu estás a dizer, pá? Mas tu és parvo ou quê, c*?!
- É verdade, estás a ver a altura das maçãs reineta? Tudo o que tenha o pé mais alto são pêros, como o pêro golden, o pêro starking, etc. Nas mercearias está lá escrito e tudo.
- A., dá-me aí um cigarro que este gajo até me põe nervoso. F*-se! Vocês são uns burros! Comem toda a merda que a gente para lá manda!
- Estou-te a dizer, é assim que se chamam.
- Não sejas ignorante! Aprende comigo, porra! Se há pessoa que te pode ensinar alguma coisa sobre fruta sou eu, que conheço mais de 20 tipos de pêras e outros tantos de maçãs! Os pêros são uma variedade de pêras mais alongadas e bojudas.
- Ah, mas isso é a pêra francesa.
- Ai o filho da p*! Mas estás a gozar comigo!? Mas qual francesa, qual quê, home!? Viste a Doyenne du comice à venda e chamas-lhe pêra francesa! Vocês são uns burros pá! Alfacinhas de merda!
- Não te enerves, eu sempre vi isso nos supermercados.
- Ai é? Então olha lá, estás a ver uma banana que também é mais alta que uma maçã reineta? Vocês também lhe chamam pêro?? C* pá! Gente parva! Olha, serve mas é a gente de mais um copo de tinto que tu já não tens solução!

E pronto, foi esta a discussão da noite sobre fruticultura.
Eu mantive-me sempre à margem, tal como os restantes comensais, mas era impossível não rir. :D

PS - Eu bem digo que isto é a terra dos doudos, mas ninguém me leva a sério...

9 comentários:

  1. Nem a propósito. Já tive ma discussão dessas com a uma associação de agricultores (uma fase da minha vida em que me envolvia na luta dos agricultores) e também julgava que fosse tudo maçã.
    E eis que agora me surgiram duas dúvidas:
    1) O que é pêras bojudas.
    2) Onde raio é a terra dos Doudos?

    Se não souberes esclarecer, não há problema. Serão apenas mais duas questões para as quais nunca vou encontrar uma resposta.

    ResponderEliminar
  2. A "maçã" é a espécie, enquanto o "pêro" é uma variedade! Logo todos os pêros são maçãs, mas nem todas as maçãs são pêros! É tudo o que me apraz dizer sobre o assunto! Mais que isto seria pura especulação!
    (foi mais um momento blog rural e tal como o engº Sousa Veloso diria... despeço-me com amizade!)

    ResponderEliminar
  3. Eu só me lembrei de: "a pera francesa, romã, framboesa e kiwiiiiiiii! Peguei, trinquei...2

    ResponderEliminar
  4. Se eu comentar o que costumo achar das cenas inventadas pelos lisboetas, como a treta dos pêros, por exemplo, acho que vocês me vão querer ir todos às trombas :D
    O meu irmão é que é um doutor nestas cenas de dar respostas aos mouros, mas o gajo não quer saber de blogs pra nada...só a título de exemplo, um dia numa acesa discussão no escritório, gozaram com a nossa pronúncia nortenha. O gajo passou-se:
    - Ouve lá ó meu c*, que eu saiba Portugal começou de cima pra baixo, por isso aprende que eu não duro sempre! Quem te ensinou a falar foi o meu tetra-tetra avô, e tu és o resultado dele ter violado a tua tetra-tetra avó, percebes? Por isso caladinho antes que eu te faça engolir o dicionário e te ensine a falar português como deve ser.

    É mais ou menos isto, mais abrutalhado e com mais piada :) A pena que eu tenho q aquele gajo não goste de escrever pa!

    ResponderEliminar
  5. Miss Complicações, abre o link das pêras francesas na história dos pêros e perceberás :)

    A., é quase isso. Mas olha, nunca chames pêro a uma maçã. Pelo menos aqui na terra dos Doudos. Nunca se sabe quem pode estar à escuta ;)

    Sophia, a essa hora realmente...

    Andorinha, na terra dos Doudos as pessoas não hostilizam as visitas, esta é uma guerrilha familiar por causa de fruta, só isso. Discutem-na é um bocado acaloradamente. Eheheh
    Traz o teu irmão para a blogosfera para a gente se rir um bocado com ele.

    ResponderEliminar
  6. Pois na minha terra (que não é Lisboa) também se chamam de pêros. E acompanhados com um copinho de vinho tinto no fim da refeição... do melhor!

    ResponderEliminar
  7. Não existem pêros!!! Que mania! Para isso teriam que existir pereiros! São maçãs e ponto final!

    ResponderEliminar
  8. A eterna discussão desde que vim para a Capital do Império. Mas o mais extraordinário é a afirmação " isto é um pero(maçã) e há uma árvore que dá peros" , lindo... olham para as minhas maçãs golden e dizem que são PEROS !!!! Só pode ser um fenómeno da Capital do Império e Margem Sul ou então as Macieiras agora chamam-se Pereiros ! Acho que deviam perguntar a opinião aos produtores de maçã do Oeste !

    ResponderEliminar
  9. Ri-me... e concordo, cada fruta no seu galho!!

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...