quarta-feira, 21 de abril de 2010

A FALAR É QUE A GENTE SE ENTENDE


Na terra da minha avó havia um pastor que ouvia muito mal mas não o admitia.
Certo dia encontrou um compadre que lhe perguntou pela mulher que andava adoentada:

- Então a ti Delfina, está melhor?
- Sim, sim! Na noite passada pariu um chibo e uma chiba.


A comunicação entre as pessoas é essencial. Diria mesmo que é a base de todas as interacções entre os seres humanos. É por isso que conversar é tão importante e falar claro é fundamental. Devemos igualmente certificar-nos que o nosso interlocutor conhece o canal usado para comunicar, só assim ele perceberá correctamente o que lhe queremos transmitir. Caso contrário, um mal entendido pode ter consequências devastadoras e significar até a morte do artista.

6 comentários:

  1. Pois é de facto verdade mas parece-me que o problema é das tias.
    Tal qual a Ti Delfina, o nosso 1º Ministro deu provas de ouvir mal há dias na Assembleia da República quando o deputado Francisco Louçã dizia: "...O Primeiro Ministro está a ficar mais manso..."
    Sócrates responde entre-dentes: "Manso é a tua tia..".

    ResponderEliminar
  2. hããããã???
    tou surda do ouvido esquerdo. Os Delfins pariram quem?

    ResponderEliminar
  3. Repete lá!

    Claro que sim. Mas por vezes, e por este canal, torna-se menos explicito o que poderás querer dizer. Ou não?

    Também concordo, a comunicação é muito importante, mas poucos são os que fazem uso devido dela.

    ResponderEliminar
  4. Já te disse que te curto? Eh pa, eu vou lendo os posts, não fui comentando, mas este teve que ser. A metáfora é brilhante, enfia qual carapuça em mto e boa gente, e é fácil, simples, curta e simpática.
    Por exemplo, eu devo ter sido das poucas pessoas que entendi a frase do outro dia do: levar as mulheres deles a sair. Sem maldade. É que eu tenho amigos assim. Eu cá pra mim ainda te conheço =D
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. 請問我的夥伴明白了嗎?

    ResponderEliminar
  6. Berdades, acho que nesse caso foi o canal que não era dominado pelos dois...

    RCP, pariram

    uma nota, reconheço que por vezes nem toda a gente compreenda o que quero dizer. É que um blog também serve para o autor se reservar o direito de publicar coisas só para ele ou apenas para algumas pessoas :)

    Andorinha, é engraçado quando alguém entende perfeitamente o que queremos dizer mesmo quando não o chapamos aqui. Nós não nos conhecemos mas eu conheço bem as gentes do norte ;)

    Serependity, corres o risco de o teu comentário ser apagado porque não é permitido spam aqui, ok? Vá vá...

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...