sábado, 31 de dezembro de 2011

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #25


Nas noites de passagem de ano dava sempre o Caça Fantasmas ou o Regresso ao Futuro na televisão.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

AMEALHAR ANTES DA CRISE


Vou passar o fim de ano em Madrid. Tenho previsto jantar em casa e depois dar uma volta pela cidade. Talvez entre num bar ou outro local animado. Digo talvez porque me lembrei de perguntar por preços e estou estupefacto com as respostas que tenho obtido. Será razoável pedir 50, 60 e até mesmo 100 euros para entrar num local que nos outros fins de semana não cobra mais que 10 ou 15 e com direito a uma bebida pelo menos?

*editado: OK, há bar aberto toda a noite, mas já se sabe como é que isto funciona...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

YO NO CREO EN BRUJAS PERO QUE LAS HAY, HAY!


Agora que voltei a ser uma pessoa íntegra e séria não queria deixar de partilhar com vocês uma daquelas coincidências mirabolantes.

Uma vez que ontem foi mesmo o dia das mentiras em Espanha, decidi fazer um pequena brincadeira. De manhã escrevi e programei a publicação do post os meus quinze segundos de fama estando eu ainda em Portugal e portanto sem imaginar como seria o resto do dia. Ao final da tarde dirigi-me para o aeroporto para efectivamente apanhar o voo de regresso a Madrid e encontrei um amigo na fila de embarque. Conversa de circunstância, descontração total e entramos no avião. Esse meu amigo nem sonha que eu tenho um blog quanto mais que escrevi o post de ontem, portanto não percebeu por que é que a minha surpresa foi muito para além do habitual quando alguém encontra uma figura pública.

Adivinhem quem estava já sentado na primeira fila daquele avião?

BRINCADEIRINHA


Ontem foi o dia das mentiras em Espanha, portanto não acreditem em tudo quanto leram por aqui. Ahahahahahah!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

OS MEUS QUINZE SEGUNDOS DE FAMA


De volta a Madrid vindo das férias natalícias, encontrei o ilustre José Mourinho no aeroporto, também ele de regresso e visivelmente agitado. Reparei que o nervosismo tinha a ver com o facto de um dos seus assessores não estar a conseguir fechar uma reclamação referente à bagagem. Ofereci-me gentilmente para ajudar e o caso ficou a ser tratado com direito a que o señor Mourinho não se preocupasse mais. Como agradecimento, o Zé disse-me que passasse na porta "xis" do estádio a partir da próxima terça-feira e levantasse os dois convites que ele iria deixar para o próximo jogo do Madrid no Bernabéu.

Então obrigadinho, Zé!

SIM, TAMBÉM EU


Esta semana decidi assistir a uma sessão do reality show da TVI. Depois de tanto se falar no assunto e apesar de todas as reacções negativas, nada melhor que falar com conhecimento de causa. No final a minha pergunta foi tão simples quanto breve:

- Isto é mesmo a sério ou são actores a interpretar um guião?

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DIZEM ELES, OS DOUDOS #10


Nossa Senhora do Rosário do Carmo!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

GORDURA É FORMOSURA


Quando ficamos muito tempo sem ver algumas pessoas, durante um reencontro de rua os comentários da aparência física costumam ser a parte dominante da conversa de circunstância. Já me habituei a ouvir dizer que estou mais magro e que isso se nota na cara mas quando começam a meter o rabo dum gajo ao barulho, o caso muda de figura!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AINDA QUE ESTEJA GASTO


Boas Festas e essas coisas todas que as pessoas dizem umas às outras em Dezembro.



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

EMPREGADAS AMADORAS


No seguimento da máxima do post anterior, já devia ter aprendido há vários anos que as prendas de Natal não se deixam para a última. Resultado, passei a tarde à procura de algo que eu próprio desconhecia!

Como a maioria das prendas eram para as minhas mulheres, não me restou alternativa senão entrar nas fortalezas do consumo feminino. À medida que me aproximava da porta e espreitava para as lojas, ficava com a sensação que mal pusesse um pé lá dentro me ia dar uma solipampa. Por isso mesmo hesitei várias vezes antes de tomar coragem, fechar os olhos e finalmente me atirar de cabeça. Sim que uma das vezes até veio o segurança perguntar-me se estava tudo bem. Depois de circular pela loja da mesma maneira que uma galinha se movimenta quando lhe espalham milho na capoeira (se nunca viram galinhas a serem alimentadas, imaginem uma mulher normal às compras mas substituam-na por um homem), pus-me a jeito a ouvir as conversas alheias sobre as peças expostas e as recomendações das empregadas. Sempre que um parzinho de amigas levantava a cabeça vinha logo uma aprumadinha ter com elas a perguntar se precisavam de ajuda, o que é que procuravam, etc. Como todos sabemos, até mesmo no Natal, mulheres nas lojas é sinónimo de desarrumação e pouco consumo, por isso não percebia como era possível as meninas da loja verem um gajo como eu completamente atordoado pelo Natal, pelas compras, pelas luzes, pelas outras gajas, pelo segurança e por sei mais lá o quê e ninguém vir em meu auxílio. É que foi desprezo total. Zero.

Digo-vos uma coisa, no estado em que eu estava, se uma dessas alminhas sem cu me tivesse dado cinco segundos de atenção, acho que até roupa 3 ou 4 números acima do tamanho necessário me tinham conseguido vender.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NÃO DEIXES PARA AMANHÃ O QUE PODES FAZER HOJE


Anteontem recebi uma chamada do meu primeiro chefe aqui em Madrid. Além dos desejos mútuos de Boas Festas, acabamos a falar das trivialidades do dia a dia. Perguntei-lhe pelo Tomas, nosso ex-colega da contabilidade, com quem já não falava há algum tempo. Que estava no hospital a recuperar de mais uma operação ao coração, a terceira em 5 anos. Vou-lhe ligar esta semana e aproveito as festividades para fazer um dois em um, pensei.

Hoje de manhã o coração do Tomas cansou-se de vez após 55 anos a pulsar e já não fui a tempo de me despedir.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RECEBIDO
















Obrigado!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CAIS DO SODRÉ


Definitivamente, está outra vez na moda. Pude constatar que há por lá um pouco de tudo, que é o que realmente faz os sítios estarem na moda. Toda a gente é admitida e de repente estes locais parecem a meca da tolerância social. Cá por mim tudo bem, desde que a buída chegue para todos.

Mas será que o local ficou assim tão tão na berra que tenha valido a pena, o trabalho e o custo (sobretudo o custo) de terem pintado o asfalto de cor de rosa?

SENSIBILIDADE FEMININA


Na sexta-feira passada durante o jantar de Natal da empresa (num restaurante argentino), tivemos direito a um pequeno espectáculo de tango. Durante a actuação, uma das colegas comentou com a mini brain:

- A rapariga dança mesmo bem. Já reparaste como é sensual?
- Sensual? A mim a gaja parece-me é uma porca!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FORRETICE OU CRISE SÉRIA?


A título de curiosidade, quem é que vai ter jantar de Natal organizado pela empresa onde trabalha?
E dos que têm, quem é que vai ter que o pagar do próprio bolso?

Eu tenho o meu hoje e só queria perceber se sou o único a sofrer na pele a forretice da minha entidade patronal.

QUANDO A SORTE TOCA AOS AVARENTOS


Por falar em rifas, sabem qual é o cúmulo da participação nestes sorteios?

Tentarem convencer-me a comprar uma rifa numa festa de verão, eu só ter 30 cêntimos comigo quando o preço é de 50 cada uma, alguém pagar por mim os 20 cêntimos restantes e ligarem da comissão de festas uma semana depois a dizerem-me para ir buscar o frigorífico correspondente ao primeiro prémio.

RIFAR A SOLIDARIEDADE


Uma das chefes veio perguntar-nos se queriamos comprar rifas para um sorteio de Natal organizado pela turma do filho dela, sendo que o dinheiro conseguido será empregue na viagem de finalistas.

A maioria dos meus colegas que comprou fizeram-no porque era a chefe a pedir, confidenciaram-me. Eu também comprei uma mas fiz questão de dizer que o fazia porque já tinha passado pelo mesmo e sabia bem a chatice que é andar a pedinchar para que nos comprem rifas.

Acho que depois de vivermos situações como esta nos tornamos mais solidários, além de passarmos a ter muito mais autoridade para falar sobre elas.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SORRISOS


De todos os povos do mundo, as mulheres do Sri Lanka terão provavelmente o mais bonito.

COISAS QUE JÁ SABEMOS MAS QUE GOSTAMOS DE OUVIR OU LER


Que o nosso café é dos melhores que há.
E isto dito por um jornalista do El País, ainda que estejamos carecas de o saber, cai sempre bem:

Solo conozco dos países en el mundo donde puedes pedir un café espresso, sea donde sea, y tienes un 99% de probabilidades de que esté bueno: en Italia y en Portugal.

Confiram aqui.

MORDAÇAS


É uma pena que às vezes haja coisas que vêm a propósito mas das quais não posso ou não devo falar.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

LOTERÍA DE NAVIDAD


Já adquiridas, várias! Que a sorte esteja comigo, pois é sinal que estará com mais alguns.
Hei-de escrever um post sobre a importância/significado que isto tem na sociedade espanhola.



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RARO MOMENTO DE FUTILIDADE




Não sou nem nunca fui pessoa de idolatrar marcas, no entanto ultimamente tenho vindo a afeiçoar-me cada vez mais aos ténis da New Balance e agora dou por mim, qual puto mimado, a querer comprá-los à dúzia.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ENVIADO













Mas vocês nem imaginam o que está por trás disto.

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #24


Uma casa bem decorada tinha sempre um quadro do menino da lágrima no hall de entrada.

Nota: os menos abonados penduravam um calendário com a mesma ilustração na parede na cozinha .

domingo, 11 de dezembro de 2011

RECOMENDAÇÕES


Um blog pode servir para muita coisa e desta vez o meu foi-me muito útil para elaborar uma espécie de roteiro gastronómico em Aveiro. Gostei bastante de todos os sítios onde fui por recomendação e também eu recomendaria qualquer um deles. Aveiro é realmente uma cidade simpática e pareceu-me que os seus habitantes têm uma excelente qualidade de vida. Obrigado a todos pelas dicas.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AVEIRO


E sítios para comer bem e beber melhor, alguém conhece?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OS MEUS DIAS SÃO FEITOS DE


Mães que compram a sua própria angústia ao pagarem as viagens das filhas quando estas vão viver para junto dos namorados de verão no outro lado do mundo; filipinas e indonésias que após um ano de árduo trabalho doméstico partem em busca do merecido descanso na sua terra natal; madrileños forrados que querem o melhor do melhor e me acenam com cartões de crédito platinados; cooperantes que partem para a Etiópia ou para o Sudão porque querem dar um pouco de si a outros que tanto necessitam; empresários que farejam riqueza como ninguém e onde querem chegar primeiro que toda a gente; diplomatas que querem chegar ao Iémen, ao Bahrein ou à Arábia Saudita o mais depressa possível, sempre que novos rebentos da primavera árabe vão florescendo; gente que por esta ou aquela razão viaja para os sítios mais incríveis e pelas razões mais diversas.

E é isto que faz os meus dias de trabalho serem uma coisa diferente todos os dias.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AS NOVAS ESTRADAS PAGAS


A partir da próxima quinta-feira dia 8, quatro auto-estradas nacionais (A22, A23, A34 e A25) passam a ter cobrança de portagem, tal como publicado hoje no Diário da República. Depois de consultar os valores, fazer umas contas simples e ler vários artigos de opinião, fiquei com a pulga atrás da orelha:

Qual terá sido o critério e a justificação para que a tarifa média seja superior à de qualquer AE onde já se cobram portagens?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

JIBÓIA OLIVER


Queres cozer legumes ao vapor mas não tens as maquinetas indicadas? Faz como eu:

Põe a grelha do microondas dentro de uma panela com água a ferver. Alinha os legumes em cima da grelha e coloca a tampa na panela. Mantem-na fechada até os legumes atingirem o ponto de cozedura desejado.