sexta-feira, 23 de março de 2012

A RAPOSA E AS UVAS



Todos nós em criança tivemos quem nos contasse histórias ao adormecer. Eu recordo com saudade as que o meu pai me lia, principalmente as conhecidas Fábulas de La Fontaine que me deixaram ensinamentos para a vida. Esta semana voltei a lembrar-me desta.

Certo dia, uma raposa muito gulosa passava debaixo de uma latada e reparou nas uvas madurinhas e de aspecto magnífico. Acto contínuo, tentou alcança-las para as comer. Só que as raposas são curtas de patas e por mais que se esticasse e saltasse, não havia maneira de chegar ao fruto. A dada altura desistiu e seguiu caminho. À medida que se afastava do local ia tentando convencer-se para disfarçar a frustração: "não faz mal, afinal estavam verdes." No entanto, pouco depois ouviu um barulho que a fez voltar atrás mas eram apenas folhas que tinham caído no chão.

Analogia: Na terça feira, a raposa foi o FC Porto e as uvas a taça da liga.

9 comentários:

  1. Para variar um bocadinho! Normalmente é sempre o benfica a raposa!!!
    Não pode ser sempre para o mesmo, não é?! Começa a ser uma chatisse ganharmos sempre tudo! Tenho a dizer que há anos que já não vou comemorar nada para os Aliados, porque sei de antemão quem vai ganhar!! Booooooring!
    Além disso começamos a habituar-nos a comemorar na Luz, a apenas meia-luz!

    Bom proveito das uvas, porque tão cedo não comerão mais nenhumas!
    Beijo de uma portuense, e portista!

    ResponderEliminar
  2. E as folhas? Falta saber quem são as folhas...

    ResponderEliminar
  3. É a minha fábula preferida. Passaram-se muitos anos até descobrir que, na verdade, a autoria das fábulas de La Fontaine pertencia a Esopo (LF só as versificou em francês, mas pronto, mérito não lhe falte por tê-las popularizado!).

    Numa altura em que os filhos arruínam as contas dos pais com pedinchices de consolas e demais gadgets, traz-me nostalgia pensar que o pedincho mais insistente de que me lembro foi pelo livro de La Fontaine que vi numa montra. O mesmo livro que não só me ensinou esta e outras fábulas, como serviu de cenário, com as suas ilustrações, a muita brincadeira de bonecas.

    ResponderEliminar
  4. É a chamada racionalização... Um mecanismo de defesa contra acontecimentos "traumáticos" ;)

    ResponderEliminar
  5. Iiihhh! Vocês não tinham pacotes de leite na escola primária com estas fábulas em cartoon no verso? ihhh!
    (Assim me esquivo a comentários futebolísticos)

    ResponderEliminar
  6. A taça da liga não é uva é parra... ;)

    ResponderEliminar
  7. Silvia, no meu blog nao há lugar a discussoes estéreis sobre futebol.
    Ainda assim, para dizeres que normalmente a raposa é o Benfica, tens a certeza que percebeste a fábula?

    PS - Chatice mesmo é escrever "chatisse" em dois posts seguidos.
    (desculpa lá mas nao resisti)

    VdeAlmeida, as folhas neste caso seria um golo anulado à equipa visitante.

    Rachelet, belos tempos esses realmente.

    B.L., alguém que me entenda ;)

    Alexandra, claro que tinha :)

    Miss S, uva e parra faz tudo parte da videira.

    ResponderEliminar
  8. Tem toda a razão, peço imensa desculpa, mas estava convencidissima que chatice se escrevia "chatisse", é o que faz ter o 9º ano feito nas novas oportunidades!! Por causa disso mesmo, efectivamente, também não devo ter percebido a fábula!! Mas o benfica é o maior e melhor e tudo e tudo e tudo sempre, não é isso?! Tem TODA a razão!!

    ResponderEliminar
  9. Sílvia, posso ter-me enganado, reconheço. Mas das duas uma, ou não percebeste a fábula ou não ouviste as declarações dos jogadores, treinador e dirigentes do teu clube acerca do jogo de terça passada. Como disse, o objectivo do post não foi falar do jogo em si originando mais uma dessas discussões estéreis sobre futebol, mas sim adaptar esta fábula (que como todas as outras tem um ensinamento) a uma situação real.

    PS - O Benfica às vezes é realmente o melhor mas nem sempre. A diferença é que nós não desvalorizamos disfarçadamente as competições em que participamos e ficamos tristes quando não as ganhamos sendo capazes de o admitir. Depois de ontem, provavelmente já estamos fora do campeonato. Mas enfim, melhores dias virão.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...