quarta-feira, 21 de março de 2012

A ZAMBUJEIRA MORREU


Aproveitando o fim de semana alargado (anteontem foi feriado em Espanha), fui dar uma volta pela parte sul de Portugal. Um dos locais de passagem foi a Zambujeira do Mar, onde já não ia há precisamente 20 anos.

Suspeito que os guardas costeiros do cabo Sardão já não vigiam as mamas das turistas estrangeiras do cimo das escarpas com os binóculos de serviço. Muito menos partilham essa informação com os turistas portugueses. Aquele restaurante de pescadores os quais ajudávamos a transportar a apanha no final da faina antes de nos sentarmos à mesa já não existe. "A Parreirinha", onde se comia a melhor tarte de amêndoa de todo o Alentejo também já desapareceu. As alemãs que vinham para portugal num 2CV e todas a noites se chegavam à beira da tenda para pedir azeite para temperar a salada, se calhar já nem andam neste mundo. E acredito que fazer amizades ao luar com o mar revolto como ruído de fundo enquanto se pesca o almoço do dia seguinte, também já não deve ser coisa muito comum. A Zambujeira que eu conheci nos anos oitenta, morreu.

5 comentários:

  1. E que ricas férias se passavam na Zambujeira nos anos 80, quando ainda havia praias quase desertas para explorar.

    ResponderEliminar
  2. chama-se progresso e vendem disso todos os dias na televisão, especialmente à hora do jantar!!!

    ResponderEliminar
  3. Ou os vinte anos a mais alteram-te a percepção dela!

    ResponderEliminar
  4. Stiletto, sem dúvida! Nada do que é agora.

    tomaladistopa, pois. Mas se calhar até é melhor para as pessoas que lá moram que é quem realmente importa e nao nós, turistas.

    R.L., naaaa. Neste caso nao creio.

    ResponderEliminar
  5. Perdem-se cada vez mais tradições como essa das alemãs a pedirem azeite. Ainda se fossem renovadas por modelos checas a pedirem vinagre balsâmico...

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...