domingo, 24 de fevereiro de 2013

OSCARS, PONTOS DE VISTA


Conversa lá em casa:

- Outra vez esta chachada dos Oscars?!
- Pois, mas há bocado batias palmas ao Óscar Cardozo, não era??

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A FÉ MOVE VIAGENS


Ligou-me um amigo a perguntar por viagens. Depois de lhe aconselhar um itinerário e Maio como uma boa altura do ano para ir, diz-me imediatamente:

- Em Maio? Estás maluco?! O Benfica pode ser campeão e nessa altura o Marquês é muito mais interessante que o Vietname ou o Camboja!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AS ÁRVORES DO PRECONCEITO


Um colega indiano do departamento de informática que está de visita ao escritório para resolver uns problemas, perguntou-me hoje, em pleno inverno, por que motivo as árvores não têm folhas. Primeiro fiquei a pensar se era por ser indiano, informático ou viver noutro mundo, mas depois de lhe explicar o processo natural das coisas, percebi.
Realmente temos tanta facilidade em catalogar os outros sem ter sequer metade da informação...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AS TABERNAS DE HOJE


Depois das padarias, as tabernas.

Se o meu avô paterno fosse vivo, faria este mês 117 anos. O homem era lavrador, tocava saxofone na orquestra da vila e tinha uma taberna onde naturalmente vendia vinho. Nessa altura uma taberna era exactamente o que um local desses é: um sítio onde se vende e bebe vinho. Às vezes também havia uma côdea de centeio e umas lascas de queijo picante para os amigos, mas essencialmente era onde se bebia um copinho de tinto enquanto se descansavam as costas depois de uma jornada de trabalho no campo.

Com o passar dos tempos as tabernas caíram em desuso e até há relativamente pouco tempo, eram sinónimo de local de qualidade duvidosa e portanto pouco aconselháveis. Até que alguém se lembrou de adulterar mais uma tradição antiquíssima da sociedade portuguesa e fazer das tabernas, tascas mas chamar-lhes tabernas. No fundo não tenho nada contra as tabernas actuais, até tenho amigos donos de uma onde vou frequentemente com muito gosto e a quem só posso desejar o maior dos sucessos no aproveitamento desta onda. O desabafo é apenas contra esta moda de chamar taberna aqueles sítios onde servem comida pseudo-gourmet em pratos quadrados, que mais não faz do que apagar da memória uma das tradições mais castiças da boa vida portuguesa.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

POR FALAR NELES


É engraçado (ou parvo?) que os portugueses emigrantes que comeram o pão que o diabo amassou, putain!, para terem uma casa estilo maison, uma voiture e poderem beber l'aparitif quando lhes apetecer, sejam uns parolos burgessos e os que hoje vão para fora ter appointments e meetings para fazerem reviews de targets de modo a resolverem issues, sejam uns senhores de respeito.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

LÁ FORA TOCA MAIS FUNDO


Este post inicia-se com bola mas é sobre a malta que está fora do meu país. A vitória do Benfica hoje é mais que um simples adiantar na eliminatória. Ganhar em Leverkusen orgulha quem faz a sua vida na Alemanha, no Luxemburgo, na Bélgica, na Suíça, em França ou em qualquer outro país, mesmo não sendo benfiquista ou não ligando sequer a futebol. A vida faz-se de pequenos nadas e uma pequena alegria quando se está lá fora, toca mais fundo. Viver fora de Portugal torna-nos capazes de perceber o sentimento que não conseguiremos nunca explicar a quem não é nem foi emigrante.

Um grande abraço para todos esses corajosos!

PROGRAMA DE S. VALENTIM














Alguém se lembra como foi há 19 anos?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

É A JUSTIÇA, ESTÚPIDO!


Dois sujeitos foram a tribunal, ambos acusados de "homicídio". Para um dos crimes havia provas inequívocas, para o outro apenas suspeitas. Pena decidida pelo juiz: um ano de prisão para cada prevaricador.

Entretanto, no mesmo tribunal, julgou-se outro caso que envolvia duas empresas acusadas das mesmíssimas práticas ilegais para com as suas subsidiárias. Para ambos os casos havia provas inequívocas. Pena decidida pelo juiz: condenação para uma empresa, absolvição para a outra.

Alguma surpresa, tratando-se da justiça desportiva portuguesa?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SERÁ DO CARNAVAL?


Estando na Madeira por altura do Carnaval, é fácil perceber que os madeirenses gostam de se divertir e partilham-no com toda a gente. Se calhar teriam (e têm) razões de sobra para se queixar, mas o que encontrei foi gente simpática, orgulhosa da sua terra, muito prestável e sempre pronta a entrar numa brincadeira. Não vi o pretensiosismo de algumas gentes do Continente que quando vão a certos sítios é para verem e serem vistos, cheios de nove horas e etiquetas bacocas. Tive a sensação de que as pessoas estão mesmo a marimbar-se para o politicamente correcto, sem contudo descurarem as boas maneiras, a educação e simpatia. Espantou-me poder entrar no bar do Nacional pacificamente, identificado como adepto do Benfica e beber copos com os adeptos locais antes do jogo sem qualquer restrição. Houve sempre respeito mútuo, piadas, histórias e boa confraternização. Os adeptos alvinegros estão, também eles, de parabéns.

Portanto, não podia deixar de dirigir uma saudação especial e um agradecimento aos madeirenses pela sua hospitalidade e boa disposição contagiantes.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

DE REPENTE JÁ NOS QUATRO














Obrigado aos fiéis e também aos infiéis leitores.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FIM DE SEMANA NA ILHA


Coral, poncha, bolo de mel, espetadas em pau de louro, milho frito, lapas, atum, brisa de maracujá, bolo do caco, Benfica e o que mais aparecer. De hoje à noite até domingo com a minha Turma do Serra. Bom fim de semana.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DICA FIXE, CUSTO ZERO #4


Gostas de cozinhar e sabes fazer mais do que um ovo estrelado? Gostavas de mostrar os teus dotes culinários e eventualmente até ganhar umas coroas com isso, mas não sabes como? Usa a tua própria casa! Inscreve-te aqui.

PS- Sê paciente, novos destinos dentro em breve, pode ser que Portugal seja um deles.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

CONVERSAS MATINAIS #49


- Em Nova York não há SIDA.
- Han?
- Pois não, porque todas as pessoas com SIDA são metidas em contentores e exportadas.
- Menos para Portugal, porque os estivadores estão em greve.