terça-feira, 13 de março de 2012

VAMOS BEBER UM VINHO?


Já disse aqui há uns tempos que as coisas sabem melhor se forem autênticas na forma, no espaço e no tempo. Contudo, há excepções que deviam antes ser a regra.

Um exemplo que rapidamente me vem à memória é o vinho. É sobejamente conhecido o arrojo com que os espanhóis defendem o que é deles, chegando por vezes a cair no exagero. Opiniões à parte, mais do que ter a própria indústria de produção e distribuição a cuidar dele, têm uma população que gosta e bebe bom vinho em qualquer tasco, fazendo disso um ritual. Quem visita Madrid rapidamente se apaixona por este culto diário perfeitamente enraizado e ao alcance da maioria aqui no burgo. Aprecio o facto de entrar num bar e verificar o quão banal é pedir um Ribera, um Rioja, um Rueda, um Somontano, sempre acompanhados pela devida tapa.

Já em Portugal, apesar dos excelentes vinhos que temos, parece-me que podíamos fazer mais por eles. É verdade que pouco a pouco começam a aparecer sítios onde é possível beber vinho a copo mas ainda são escassos e pouco democráticos. A maioria é vista como um local para ir de vez em quando ou apenas numa ocasião especial. Além disso, a cultura do vinho fora de casa (restaurantes à parte) é fraca e os preços não ajudam. Mas há um potencial tremendo por explorar. Talvez um dia as nossas regiões vinícolas andem na boca do povo que hoje mais facilmente pede uma imperial e tremoços: "queria um Douro, um Alentejo, um Dão, um verde..."

5 comentários:

  1. Pois, o rpblema é que na maioria dos tascos que servem vinho copo levas com um terras d'el rey que até desandas. e isso não ajuda!

    ResponderEliminar
  2. Mas é que tens toda a razão, Jibóia.
    E se por vezes pedes só um copo de tinto xpto, ficam a olhar para ti como se fosse algo fora do normal.
    E isto em bares.

    ResponderEliminar
  3. Verdade, verdadinha!

    Fomos habituados a desfrutar do vinho apenas no acto da alarvidade, fazer o quê? :|

    ResponderEliminar
  4. Desde que tenha grau, deixo-te escolher a marca :)

    ResponderEliminar
  5. tamadistopa, e é se não for o carrascão da casa...

    troll, exacto e nos que não ficam a olhar para ti pedem-te para passares para lá uma notazita com pouco troco.

    Aflito, muito é que é fartura! Eheh

    Pipoca, pode ser mesmo o tinto ali de cima. 14.5% chegam? ;)

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...