Não gosto de falar do que se passa na casa dos outros, mas vou abrir uma excepção.
Facto: O Sporting comunicou à CMVM que chegou a acordo com o Carlos Carvalhal. Até aqui nada de especial. O estranho é o que se passou antes.
Por muita areia que o José Eduardo Bettencourt queira atirar para os olhos dos adeptos sportinguistas, o Sporting negociou efectivamente com a Académica a saída do André Villas Boas. No contrato que este último celebrou, consta uma cláusula que obrigava ao pagamento de 1 milhão de euros ao clube de Coimbra no caso de um outro o querer contratar antes do final da época 2009/2010. O Sporting mostrou-se interessado e tentou negociar, oferecendo 750 mil euros. A Académica mostrou-se irredutível e decidiu não abdicar do cumprimento da cláusula. O Sporting também se manteve firme na sua oferta. Resultado, não houve acordo.
Há muitas negociações que falham por algum motivo. O Sporting não foi o primeiro nem será o último clube a não conseguir concluir com sucesso um processo destes, portanto foram totalmente ridículas as declarações do seu presidente ao afirmar que o clube nunca esteve interessado no treinador da Académica. As origens aristocráticas não garantem por si só o ecletismo e o sucesso (?) a que o clube habituou os seus adeptos. O mundo está diferente e quer se queria quer não, sem dinheiro não se fazem equipas de futebol. E é exactamente esse o problema do Sporting: dinheiro. Ou a falta dele. O Benfica já teve esse problema na década de 90, assumiu o facto e conseguiu dar a volta ao texto. Não que estejamos a nadar em riqueza mas as coisas estão bem melhores que há 10 anos atrás.
Para finalizar, quero comentar o que ouvi a alguns adeptos leoninos acerca do falhanço da contratação. Diziam eles que se o Benfica contratou o Jorge Jesus pagando os mesmos 750 mil euros ao Braga, não fazia sentido pagar mais que isso à Académica.
I - É incrível como os adeptos dos outros clubes mantêm o Benfica sempre no pensamento e este continua a ser uma referência.
II - Gostava de saber se a opinião deles se mantinha caso o Jorge Jesus estivesse a fazer uma borrada total.
PS - Sorte ao Carvalhal, pois vai mesmo precisar dela...