domingo, 29 de novembro de 2009

BAPTIZADOS MODERNOS



Nasceu mais um bebé no meu círculo de amigos, o que é sempre motivo de muita alegria. Reflectindo sobre o assunto, tenho a sensação que hoje há menos baptizados que antigamente. Será porque também há menos nascimentos ou porque a cerimónia deixou de ter tanta importância?

Há tempos li uma notícia sobre uma tendência a ganhar cada vez mais adeptos em Espanha: o baptismo laico ou civil. Casamentos pelo civil já não é novidade para ninguém mas a ideia de “baptizados civis” nunca se me tinha ocorrido.

Assim foi com um menino de 3 anos em Madrid.

A cerimónia decorreu na Casa de la Panadería, o edifício mais bonito de toda a Plaza Mayor, quanto a mim. Houve padrinhos, leu-se a Carta dos Direitos da Criança, declamou-se poesia, ouviu-se música e foi então declarado cidadão de Madrid.

Ao que parece, há bastante procura deste tipo de cerimónias e já se pensa na criação de um registo oficial das mesmas.

Será que esta moda poderia pegar em Portugal?


Notícia completa aqui.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 12*


* Edição especial do pinhal.

- Bom dia.
- Já tomaste o desinjum?
- Inda não.
- Atão avia-te moço qu’ eu tenho pressa d’ ir ogar a horta.
- E eu com isso! Eu nã vou...
- Ai nã que nã vais! Nem qu’eu te leve d’zazorro!
- Aquilo é só majolos p’lo caminho, escalhabardo-me lá p’lo chão!
- Não andes com gatemanhas! Estás a mangar de mim ó quê?
- Nã quer’ ir!
- Mas tu és mouco? Já te disse que preciso de ajuda senã o trabalho nã sorde.
- Ódepois vocemecê faz-me acartar feno prós bois e aquilo tá tudo cheio de bunicos!
- Pou! E atão? É qu’és um tragalhadanças!
- Vocemecê já nã atouga...
- Eu nã quê?? Ai o alma do diabo! Avia-te mas é e sai-me da frente que me tás a dar encheco, home!

E o vencedor deste desafio é... a Joana! Parabéns!

O anúncio da TV com aquela música é mesmo do novo BMW X1.



quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Já alguma vez foram a um daqueles restaurantes em que a ementa tem uma descrição tão pormenorizada dos pratos que mais parece a receita?

Lombinho de vitela maronesa criada nos lameiros transmontanos, aromatizado com vinagre de cidra das Astúrias e redução de molho de frutos silvestres colhidos na horta da ti Felismina quando esta era viva, acompanhado de batatinhas noisette lardeadas ao madeira seco (colheita anterior à primeira presidência do Alberto João), temperadas com açafrão persa e sal marinho recolhido em águas altas; legumes crescidos a meia encosta em terra fertilizada com musgo alpino, salteados em azeite vegetal de azeitona grega, borrifados com sumo de limão branco e polvilhados com passinhas de uva da ilha do Pico laminadas.

Eu já, a alguns. O último foi o deste argentino e olhem que ele tem jeito para mexer nos tachos, tem sim senhor...

Chakall

terça-feira, 24 de novembro de 2009

EU GOVERNO, TU GOVERNAS, NÓS GOVERNAMOS



A Assembleia da República aprovou na semana passada uma recomendação para a criação de um novo modelo de avaliação dos professores. Esta proposta foi da autoria do PSD e foi aprovada com os votos a favor do PS e PSD.

Durante a legislatura anterior muita gente acusou o governo de ser arrogante. Houve eleições, o Partido Socialista voltou a ganhar, mas a maioria absoluta não foi renovada. A opinião geral foi de que seria melhor assim, pois obrigaria o governo a ser mais dialogante e a ter a concordância dos outros quadrantes políticos para que as suas ideias colhessem voto favorável.

Entretanto, no primeiro teste ao entendimento com outros partidos e logo sobre um tema tão sensível como a educação, levantaram-se vozes críticas dizendo que o Sócrates está apertado e só com arranjinhos é que se safa.

Pergunto: o que é que verdadeiramente interessa, analisar se um novo modelo de avaliação dos professores é mais justo que o anterior ou discutir a sua forma de aprovação?

Há pessoas que realmente só estão bem a dizer mal e a deitar abaixo. Nunca nenhuma solução lhes agrada. Tristes vidas...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DOU UM DOCE


A quem adivinhar em que anúncio de TV entra esta música. :)

Dica: Será mais fácil de identificar se ouvirem a partir dos 0:40.


UMA CASA POR UM EURO



Na sexta feira passada li uma notícia que tenho dificuldade em qualificar.

Uma família de Barcelona foi de férias e quando regressou deparou-se com uma situação caricata: a casa onde moravam tinha sido ocupada por outra família.
Se até aqui o caso era insólito, mal eles sabiam o que se haveria de passar nos 16 meses seguintes: continuam sem poder reaver o apartamento, vivem em casa dos filhos há mais de 1 ano e um tribunal atribuiu o direito de residência aos “ocupas” a troco de uma fiança de 1 euro!! Justificação: a família que ocupou a casa não tem condições mínimas de sobrevivência. Obviamente que os legítimos inquilinos recorreram da sentença mais uma vez e está marcada nova audiência para breve.

Isto só neste país! – dizemos muitas vezes. Mas não, não é só em Portugal que situações insólitas acontecem.

Quem quiser ler a notícia pode fazê-lo aqui.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SERÁ ASSÉDIO SEXUAL?


Outro dia falou-se no meu local de trabalho acerca da coordenação entre funcionários durante as pontes e feriados de Dezembro.

Dizia o meu chefe para mim:

- O que interessa é que a permanência esteja assegurada. Tu cobres a A. num dia e ela cobre-te a ti no outro.


Pergunto: mas quem é que lhe disse a ele que eu estou interessado em cobrir a A.?!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Às vezes é preciso passar não sei quanto tempo até descobrirmos músicas de que gostamos mas nunca tinhamos ouvido. A Rádio Radar ultimamente tem sido muito minha amiga. Obrigado! :)

O FILME QUE NÃO CHEGOU A ESTREAR



Parabéns!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FARMVILLE - O SEGREDO




Nunca tinha jogado isto mas decidi experimentar, após insistência de várias pessoas.

- Já vi que aceitaste o meu convite para o Farmville.
- Sim, mas eu não percebo nada daquilo.
- Já vais no nível 5!
- Foi só para experimentar. O jogo é um bocado estranho.
- Porquê? Até já aceitaste a galinha que te ofereci...
- Pois já mas o boneco demora montes de tempo de canteiro em canteiro para semear, não há paciência. Por falar nisso, não me podes dar um tractor para ver se ele cultiva mais rápido?
- Ahahah. Para isso tens que ter dinheiro para o comprar e só quando chegares ao nível não sei quantos.

Uma terceira pessoa a ouvir a conversa diz:

- Eu sei como é que podes resolver isso. Basta pores uma mini no final de cada canteiro e uma placa a dizer “BEBER SÓ DEPOIS DE SEMEAR”. Vais ver se o boneco não se põe a correr pelos canteiros como um doudo!

domingo, 15 de novembro de 2009

LEÃO ENVERGONHADO



Não gosto de falar do que se passa na casa dos outros, mas vou abrir uma excepção.
Facto: O Sporting comunicou à CMVM que chegou a acordo com o Carlos Carvalhal. Até aqui nada de especial. O estranho é o que se passou antes.

Por muita areia que o José Eduardo Bettencourt queira atirar para os olhos dos adeptos sportinguistas, o Sporting negociou efectivamente com a Académica a saída do André Villas Boas. No contrato que este último celebrou, consta uma cláusula que obrigava ao pagamento de 1 milhão de euros ao clube de Coimbra no caso de um outro o querer contratar antes do final da época 2009/2010. O Sporting mostrou-se interessado e tentou negociar, oferecendo 750 mil euros. A Académica mostrou-se irredutível e decidiu não abdicar do cumprimento da cláusula. O Sporting também se manteve firme na sua oferta. Resultado, não houve acordo.

Há muitas negociações que falham por algum motivo. O Sporting não foi o primeiro nem será o último clube a não conseguir concluir com sucesso um processo destes, portanto foram totalmente ridículas as declarações do seu presidente ao afirmar que o clube nunca esteve interessado no treinador da Académica. As origens aristocráticas não garantem por si só o ecletismo e o sucesso (?) a que o clube habituou os seus adeptos. O mundo está diferente e quer se queria quer não, sem dinheiro não se fazem equipas de futebol. E é exactamente esse o problema do Sporting: dinheiro. Ou a falta dele. O Benfica já teve esse problema na década de 90, assumiu o facto e conseguiu dar a volta ao texto. Não que estejamos a nadar em riqueza mas as coisas estão bem melhores que há 10 anos atrás.

Para finalizar, quero comentar o que ouvi a alguns adeptos leoninos acerca do falhanço da contratação. Diziam eles que se o Benfica contratou o Jorge Jesus pagando os mesmos 750 mil euros ao Braga, não fazia sentido pagar mais que isso à Académica.

I - É incrível como os adeptos dos outros clubes mantêm o Benfica sempre no pensamento e este continua a ser uma referência.

II - Gostava de saber se a opinião deles se mantinha caso o Jorge Jesus estivesse a fazer uma borrada total.


PS - Sorte ao Carvalhal, pois vai mesmo precisar dela...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009


Quando escrevi este post esqueci-me de dizer o que é que tinha oferecido à minha avó.
Como uma imagem vale mais que mil palavaras, aqui fica. Vejam como ela gostou e como domina!


Quando falo com o sexo oposto dizem-me elas frequentemente:

- Epá, tu tiras-me do sério!


Porquê, meninas?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PETISCOS DE ÉPOCA 7


Agora que o tempo está fresco e caem as primeiras chuvas, começam a aparecer os primeiros cogumelos selvagens que na minha terra se chamam gasalhos. Alguns são venenosos e é preciso ter cuidado com o que se apanha, mas esta espécie é de absoluta confiança, basta conhecê-la.


Há várias maneiras de os preparar. Grelhando-os ou com ovos mexidos, por exemplo:

Fazer um refogado com chouriço aos cubinhos, juntar os gasalhos cortados e deixar apurar um pouco. Por fim juntar ovos e mexer.

É OFICIAL!


Uma amiga confidenciou-me que algumas mulheres se vestem para as outras mulheres.

Sendo assim, parece-me que finalmente percebi uma data de coisas...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Um amigo comprou um destes mas em preto. Estive a vê-lo hoje, que bela máquina!
Estou capaz de cortar relações com ele, tipo só voltar a pagar-lhe uma mini daqui a uns 10 minutos. Só para lhe mostrar como é!

A inveja é muito feia, eu sei. Mas... %&$#?&”#!!!!! Também queria um... :o(

CONTO ANEDÓTICO


Ontem, os 5 minutos de gritaria por altura do golo do Javi Garcia e a noite fresca no estádio da Luz, foram suficientes para me deixar rouco, quase sem voz. Felizmente existe uma mezinha milagrosa que consiste em aquecer mel e misturar umas gotas de sumo de limão. Não falha!


Enquanto estava a fazer o preparado, lembrei-me deste conto típico da minha terra.


Havia um homem que tinha muitas colmeias. Tinha tantas que não sabia o conto delas, mas sabia o conto das abelhas.

Certo dia deu por falta de duas abelhas. Foi por um vale abaixo e encontrou um lobo a comer nelas. Quando lá chegou mandou-lhe com um machado. Fez faísca numa pedra, ardeu o machado e ficou o cabo. O lobo já tinha comido uma, restavam apenas os ossos da outra. O homem pega nos ossos, torce-os, não deitaram nada. Destorce-os e deitam dois alqueires de mel! Como não tinha onde levar o mel, foi debaixo da cova do braço, tirou dois piolhos, esfolou-os e pôs o mel nos potes. Para atar, foi à palma da mão e arrancou um cabelo. Um cabelo singelo não chegava. Dobrado, sobravam dois metros. Não sabia o que fazer para transportar o mel mas como tinha levado um burro, foi mandar fazer uma albarda. O albardeiro enganou-se e fez uma porta. Pôs a porta em cima do burro mais a trouxa toda em cima e o burro feriu-se. O burro esteve muito mal e já não comia. Disseram os vizinhos que talvez dando-lhe umas favas fosse bom.

O homem semeou, em vinte metros, favas. Colheu vinte alqueires de favas, deu vinte alqueires de favas ao burro, vendeu vinte alqueires de favas, comeu vinte alqueires de favas e sobraram vinte alqueires de favas.


Nota: este é um conto popular e como tal a sua apresentação reflecte a oralidade de quem o conta.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A TURMA DO SERRA


Pertenço a um grupo de amigos devotos do benfiquismo que tem por hábito ir ver jogos do glorioso ao estrangeiro. Pelo menos uma vez por ano tentamos fazer a nossa excursãozinha.

Este clube foi baptizado de Turma do Serra e não existe lista de espera para novas admissões. As inscrições estão fechadas há muitos anos e uma participação pontual numa das excursões só em caso muito excepcional e apenas por convite formal. Isto após superados os testes de aptidão, claro está.

A única aparição pública que a Turma fez até hoje foi em Junho de 2008 e apenas para prestar uma homenagem muito importante a um dos seus membros.

A Turma do Serra voltou a excursionar na 5ª feira passada até Liverpool e como sempre não podia ter corrido melhor, resultado incluído.


Aqui ficam as provas.























segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BERLIN MAUERFALL - 20 JAHRE


Faz hoje 20 anos que se deu a queda do muro de Berlin.

Podia escrever linhas e linhas sobre o assunto mas há tantas fontes de informação que não vale a pena alongar-me muito.

Na altura não tive noção do significado desta notícia mas para os adultos foi algo histórico! Podemos afirmar que durante a guerra fria o muro de Berlin dividia o mundo em duas partes: o capitalismo do comunismo.


Após tantos anos e tantas histórias, Berlin é sem dúvida a cidade europeia que mais quero visitar. Mesmo sabendo que já não vou a tempo de experimentar todas as sensações de uma cidade fechada, parada no tempo mas com tantas e tantas coisas interessantes para ver, fazer, conhecer...

A propósito, aqui fica uma sugestão de um filme. O argumento é muito engraçado, contem informação histórica que nos é transmitida de uma forma leve e tem uma banda sonora belíssima - Yann Tiersen, mais uma vez!



Já agora, para os indefectíveis dos U2 é altura de voltar a ouvir o Achtung Baby e o Zooropa, carregados de simbolismo da época.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 11


Alguém estava sentado numa escadaria encostado ao corrimão central, já mais para lá do que para cá, enquanto um amigo tentava que ele se levantasse para irem embora. Nisto aparece uma rapariga que descia essa mesma escadaria agarrada ao corrimão:

- Olha, diz ao teu amigo para se desviar para eu descer o resto das escadas.
- Então por que é que não passas ao lado?
- Não consigo, tenho que ir agarrada ao corrimão para não cair.
- Então passa-lhe por cima.
- Achas? Depois ele vê-me as cuecas...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A VARANDA DA DISCÓRDIA


Estive à conversa com um casal que programava uma escapadinha para um fim de semana prolongado em Dezembro. A rapariga perguntou-me a minha opinião sobre um determinado hotel onde eu já estive e comentava com o namorado:

- Olha amor, aqui na revista diz que o quarto duplo custa 90 euros. E se for com varanda são 120. É tão giro...
- Varanda? Então mas precisas de estender alguma roupa?
- És tão parvo!
- Temos ali o Leziria Park Hotel por 60 euros, tem vista para o Tejo e ainda vês o comboio a passar. Para quê tanta confusão?
- Caramba! Contigo não se pode combinar nada!

PS – O hotel que a rapariga queria fica a cerca de 300km e o “sugerido” pelo seu gajo a 15km de onde eles moram...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O CUPIDO ANDA MUITO ACTIVO


Este fim de semana foi uma das minhas amigas de infância a anunciar que se vai casar para o ano. Eu estava um bocado rabugento por causa do SLB mas logo que ela deu a notícia passamos o resto da noite felizes e contentes a comemorar e a fazer brindes. Depois de em 2009 não ter tido qualquer casamento (não há por aí um convite na manga até Dezembro, pois não?), no espaço de um mês já recebi 3 convites para 2010. E até podiam ser 4...

A futura noiva estava a beber vodka e eu fui trazendo. A certa altura perguntei ao noivo se podia levar-lhe mais uma, pois ela não costuma beber muito. Disse-me que sim, para ver se ela ficava alegre por uma vez.

Passado um bocado ele vem à mesa, vê uma vodka no fim e outra cheia:

- Ouve lá, mas quantas vodkas é que já bebeste?
- Três, esta é a quarta.
- Andas numa bela vida, andas...

PS - Se forem avante as ideias que estive a discutir com o noivo, acho que no dia do casamento ninguém arreda pé do adro da igreja...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

QUEM DISSE QUE A VIDA ERA FÁCIL?


A derrota do Benfica com o Braga teve o condão de fazer com que tenha havido mais pessoas a sair à rua num sábado à noite: aos benfiquistas juntaram-se as lagartixas que habitualmente ficam na toca quando não ganham, o que acabou por acontecer no domingo. Quem disse que a vida era fácil?

E por aqui me fico.

domingo, 1 de novembro de 2009

Hoje é dia de todos os santos.
Será que isso inclui mesmo todos os santinhos e santinhas deste Portugal?

ESSES NOMES ESTRANHOS...

A minha avó faz hoje faz anos. Como habitualmente fui almoçar com ela. Duas amigas que convidou para o almoço deram-lhe uma medalhinha com a inicial do seu nome e resolveram relatar a história da compra.

Na joalheria:

- Queriamos daquelas medalhinhas que têm a letra inicial dos nomes.
- Então e qual é a letra?
- I.
- Olha lá, a gente chama-a Irmina mas falamos mal, o correcto é Ermina, portanto deve ser o E.
- Ah, está bem...

A medalhinha tinha mesmo um E mas o mais engraçado é que entre 3 pessoas nenhuma tenha pensado que Hermínia se escreve com H...

ANTÓNIO SÉRGIO


Infelizmente a Rádio portuguesa ficou mais pobre com o desaparecimento desta voz. Foi por causa dele que comecei a ouvir a Radar há cerca de 1 ano. Rapidamente se tornou uma das minhas rádios preferidas.


Resta outro "dinossauro" de quem aprecio muito o seu trabalho, o Luís Filipe Barros com as suas Ondas Luisianas na Antena 1.