quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BALANÇO


Como está a terminar mais um ano, seria uma boa altura para fazer um balanço. Seria, mas como não sou contabilista, entreguei o caso ao Departamento Financeiro. Assim que tiver resultados informo, ok?

Entretanto desejo-vos já um Feliz 2010!

OS CAJÓS


Ontem fui jantar com um amigo e lembrei-me destas personagens.

Cajó é frequentemente tido como o diminutivo de Carlos Jorge mas na realidade não é nada disso.

Um cajó é a categoria em que se inserem alguns empregados de mesa. Alguns, porque há requisitos a preencher. Para começar, o verdadeiro cajó trabalha num boteco, num tasco ou num estabelecimento de restauração similar. Jamais se irá encontrar um cajó a trabalhar num restaurante onde levamos a nossa namorada ou esposa. Há várias indicações que nos podem levar a concluir se o empregado de mesa é ou não cajó.

A indumentária: calça preta e camisa de manga curta branca ou azul clarinho é um bom começo. Um pano branco ao ombro fica sempre bem. Tatuagem Guiné 1972, Amor de mãe ou CAV 1480 é um excelente complemento. Há outros pormenores a partir dos quais também se pode detectar um verdadeiro cajó: meio quilo de gel ou 1 lata de brilhantina no cabelo penteado para trás (se for meio careca o efeito é duplamente melhor); bigodaça farfalhuda; caneta atrás da orelha e bloco de notas dentro do bolso da camisa; palito no canto da boca; cachucho no dedo anelar (mais anéis é de desconfiar da masculinidade) a condizer com o cordão de ouro a aparecer por entre a camisa aberta 3 botões.

Igualmente importante é a interacção com os clientes.
O cajó aprendiz na casa dos 20 anos que tenta galar as miúdas com umas larachas, leva nas orelhas dos mais velhos, na casa dos 50 – 60 anos. Não porque queiram impor respeito mas porque querem a caça para eles e há que respeitar a hierarquia. Os clientes de gravata são todos sôtôres ou shôres engenheiros aos olhos dos cajós. São eles que depois de beberem 3 ou 4 whiskies no final da refeição lhes deixam a melhor gorjeta, portanto têm sempre razão e são tratados com hossanas e améns!

Para além de tudo isto, o verdadeiro cajó é aquele que nos traz minis para a mesa sem termos que pedir e que após dois dedos de conversa já quer ser o nosso melhor amigo. Esse sim, é o nosso líder espiritual da restauração!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


Estava eu numa loja e chega-se um homem ao pé de mim (que por acaso era o António Pedro Vasconcelos), perguntando:

-Pode ver se há o 43 destes sapatos?
-Olhe que eu não trabalho aqui.
-Ah, pois não! Desculpe.

Estive mesmo para lhe perguntar se ele andava ali a fazer filmes...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009



O Direito de Antena na televisão pública é um direito que assiste aos partidos políticos, aos sindicatos, às organizações representativas de actividades económicas e outras organizações de cariz social. Anualmente é-lhes atribuído um determinado pacote de minutos de acordo com a sua dimensão e interesse para a sociedade, podendo este tempo ser gerido ao longo do ano.

Se assim é, questiono-me por que é que algumas dessas organizações “estouram” tudo na última semana de Dezembro apenas para desejar bom Natal e feliz ano novo. Será que não têm nada mais importante para comunicar durante as outras 51 semanas do ano??


Por que é que algumas pessoas nos enviam emails e telefonam de seguida a perguntarem se os recebemos, transmitindo-nos exactamente a mesma mensagem por via oral?

Que seca e que desperdício de tempo...

domingo, 27 de dezembro de 2009


Este Natal não foi muito diferente dos outros. Passei-o com a mesma família (a minha), comi as mesmas coisas, ouvi os 746 toques do telemóvel da mesma pessoa de sempre e passei o dia 25 bastante rabugento por estar tudo fechado e não poder comprar pilhas para experimentar a minha pista de carros nova!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 14


- Então amanhã à noite bebemos umas minis e jogamos um poker ou uma lerpa?
- Amanhã?? É noite de Natal, a malta fica com a família ao serão, no máximo sai para ir à missa do galo.
- Mas amanhã é que é uma excelente noite! Vem toda a gente com os envelopes que recebeu das avós...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009


Pela segunda vez fui tentar comprar a única prenda de Natal que me falta. Voltei a não encontrar nada de jeito e pela segunda vez comprei uma coisa nova para mim. Dasse!! Pareço mesmo uma gaja!...

Desejo um Feliz Natal a todos os leitores do blog!
Espero que tenham muitas prendinhas.

Se não as receberem talvez a culpa seja destes porcos...



Há algum tempo que não tinha o privilégio de passar pelo "problema" que é olhar para um planisfério e não saber para onde ir de férias...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PETISCOS DE ÉPOCA 8


Estamos na época da apanha da azeitona. A maior parte já foi colhida mas ainda há muitos lagares a funcionar (um dia destes faço uma foto-reportagem). No fim de semana visitei um e provei outro petisco típico da época, as tibornas: pão torrado regado com azeite acabadinho de fazer.

Sabem bem todo o ano e há quem junte tomate e/ou presunto.


Tradicionalmente o glorioso tem ganho os jogos de Natal das últimas épocas. Mas deste vez, deu muito muito muito mas mesmo muito muito muito mais gozo ganhar este! Por todas as razões e mais alguma! Deve ter sido a única molha na minha vida que não me importei de apanhar :)

Nota: Se o Antero avisou o Juju que o Ramires ia jogar, também o devia ter avisado que o resultado ia ser este.





Beijinhos aí pra baixo. Até pró ano.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


- Mãe, achas melhor tirar um dia de férias no 23 ou no 28?
- Depende, se queres ajudar nos preparativos de Natal tira o 23. Para a ressaca é melhor tirares o 28. Agora tu é que sabes.

Toma, vai buscar! Estas mães não perdoam... :)

REVELAÇÕES


Esta semana tem sido farta em revelações, quer a nível pessoal, quer profissional. O que é que já estavam a pensar?! :)
Tive oportunidade de conhecer melhor algumas pessoas com quem lido no dia a dia (não necessariamente no emprego) e houve agradáveis surpresas.

Passei dois dias de trabalho com um colega e no final já falavamos de certos assuntos como se nos conhecessemos há uma vida. Ele, que faz o seu trabalho praticamente sozinho, dizia que eu era completamente diferente fora do escritório e era uma pena não podermos trabalhar juntos mais vezes. Concordo, mas acho que se calhar o trabalho não ia render tanto :P

Outra pessoa que costuma ler o blog, disse-me que acha que eu transmito uma imagem diferente do que aquilo que realmente sou.
Esta conversa surgiu com o simples comentário “afinal tu sabes conversar acerca de outras coisas para além de minis e do Benfica”. Eu ri-me e disse que gostava que as pessoas pensassem isso. Mal de mim se a minha vida fosse tão redutora.

Os blogs não devem servir para catalogar as pessoas, pois há escritas que são adaptadas e nem sempre estão certas no tempo, entre outras coisas...

Após mais um concerto, Stevie Wonder encontra um fã:

- Stevie, que voz maravilhosa! Parabéns, você é fantástico! É uma pena ser cego e não poder fazer ainda mais...
- Obrigado. Mas deixe lá, antes cego que preto!
Faro também já tem uma base destas! Excelente!

Só falta Lisboa para ser ouro sobre azul...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009



Por que é que o cinco para a meia-noite, que como o nome indica deveria começar à meia-noite menos cinco, só começa à meia-noite e um quarto?


Estava numa loja de roupa para bebés à procura de uma coisa gira para oferecer. As peças tinham todas a indicação do tamanho por meses: 3/6M, 6/9M, etc. Encontrei uma camisola muito pequenina que só tinha 0/1, sem o M, e decidi chamar a empregada:

- Desculpe, esta camisola é para bebés de 0 a 1 mês ou de 0 a 1 ano?

Logo que acabei a pergunta apercebi-me da parvoíce que tinha dito, mas já foi tarde. Ela desatou a rir, pediu desculpa e respondeu:

- O seu bebé nasceu prematuro?


No final rimo-nos os dois e agradeci-lhe :)

VEM AÍ O FRIO: TENHAM MEDO, TENHAM MUITO MEDO!



As notícias recorrentes sobre vagas de frio ou calor e consequentes alertas coloridos irritam-me.
Há 20 – 25 anos estas vagas aconteciam durante períodos mais longos e não havia esta histeria dos directos na TV, dos conselhos no vestir, do fechar portas e janelas, blá, blá, blá, como se as pessoas fossem umas atrasadinhas.
Lembro-me de abrir as torneiras de manhã em alguns dias de inverno e não correr nada porque a água estava congelada nos canos.
Lembro-me de ir a pé para a escola de manhãzinha com os meus amigos e haver poças de água completamente geladas durante semanas a fio.
O que é que faziamos? Vestiamos agasalhos suficientes para suportar o frio.

No verão, os 40C que agora aparecem durante dois ou três dias, antigamente ficavam semanas. E o que é que faziamos? Iamos para as ribeiras e obedeciamos às mães que nos mandavam levar um boné na cabeça.

Claro que há 50 anos atrás a vida era ainda mais dura e é muito bom haver progresso que nos dê conforto e segurança.
Mas também acho que hoje em dia a maneira como a comunicação social trata estas notícias é ridícula. O resultado final é mais alarmismo do que propriamente informação.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009




Parabéns à agência de comunicação que criou o logotipo oficial do Euro 2012, que por acaso até é portuguesa. Acho que está muito fixe. Eu pelo menos gosto bastante.


Vídeo promocional, igualmente engraçado.

Ainda não comprei uma única prenda de Natal, não tenho qualquer ideia do que possa comprar e estou com pouca vontade de andar por aí à procura. É grave?

O PREÇO DA FAMA


No sábado passado por volta das 21h estava eu aqui, à espera que o jogo começasse.
Entretanto recebo três sms de seguida. E depois mais uma. Os outros elementos da Turma do Serra também estavam a receber mensagens e diziam todas o mesmo:

Apareceste agora na Sport TV!


PS1 - Mais tarde ainda mandaram uma a dizer para não partir mais cadeiras. É este o preço da fama? :)

PS2 - Empatámos 2-2 em Olhão e estupidamente desprezamos a vantagem que tinhamos sobre o FC Porto - já só estão a 1 ponto. Pior, no próximo domingo vamos jogar contra eles sem 3 ou 4 jogadores do meio campo habitualmente titulares. O campeonato ainda nem vai a meio mas seria uma frustração deixar o pássaro fugir numa altura destas. Oxalá as coisas se recomponham...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FURADO À NASCENÇA?


Esta semana vi no metro uma senhora com um menino ao colo. Não teria mais de ano e meio mas já tinha um brinco em cada orelha.
Se fosse uma menina eu até percebia, embora ache que se deva deixar as crianças crescerem e deixá-las decidir. Mas um rapaz??
É claro que tudo se resume ao gosto de cada um – excluíndo o rapazito, pois mesmo que lhe perguntassem ele não saberia responder.

Gostava era de saber o que é que os amigos dele lhe vão dizer daqui a uns anos, mesmo que já não use brincos nessa altura...

À RASQUINHA PARA MIJAR


Há momentos em que certas coisas não podem esperar.
Foi o que aconteceu esta semana a Jens Lehmann, guarda-redes do Stuttgart, durante um jogo decisivo na Liga dos Campeões contra o Unirea Urcizeni.
Com o jogo a decorrer, vai de saltar os painéis publicitários e toma lá disto! :)

Hilariante!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Ano após ano,
A mesma viagem,
À mesma vila,
Na mesma companhia,
Para a mesma compra,
No mesmo quiosque,
Com a mesma ilusão de sempre.

Façam figas!


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009



Como não se pode ter tudo, era a única coisa que ia pedir para o Natal. Mas parece que alguém se antecipou e até me o vai emprestar. :)


Excelente spot da UEFA sobre fair-play! Gosto muito.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 13


- Se me saísse o Euromilhões comprava a Sé e punha ali um néon a dizer: BATACLAN!
- Eu se tivesse essa sorte trocava os pneus da frente da carrinha e talvez as velas...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Tenho saudades de ver um bom filme policial ou de acção, daqueles com muita intriga e bons actores em que chegando ao fim o meu primeiro comentário é: Não percebi nada.

domingo, 6 de dezembro de 2009

SAINT NICOLAS / SINT NIKLAAS


Hoje é dia de São Nicolau. Em Portugal a data passa despercebida mas nos países do Benelux, entre outros, é dia de festa.

Este santo é o patrono das crianças e é considerado tão ou mais importante que o Pai Natal. Oferecem-se alguns presentes e há uma tradição muito engraçada: comem-se bolachas de gengibre com a figura do São Nicolau: as speculoos*, que são uma delícia!

* Assim se chamam na Bélgica.

PS - Ti Belmiro, "obrigado" por ter acabado com estas bolachas quando a Sonae comprou o Carrefour e este passou a ser Continente... :(

sábado, 5 de dezembro de 2009


Estava eu numa roda de amigos a beber umas minis.
Um deles recebe uma chamada da esposa. O filho, de 5 ou 6 anos pergunta:

- Pai, quem era?
- Era a mãe. Disse que passava aqui.
- Fogo, estavamos aqui tão bem...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

OS HOMENS SÓ PENSAM EM SEXO?


Algumas mulheres têm a mania de rotular os homens de igual maneira. São todos iguais, dizem. Se assim é não sei por que é que essas mulheres escolhem tanto. Entre outras coisas, acham que os homens só pensam em sexo, não dão valor a mais nada, blá, blá, blá. Pois eu posso provar que isso é mentira e que nem todos os homens são assim.

Há uns largos anos atrás, um amigo meu teve um caso. As coisas pareciam correr bem até que um dia pura e simplesmente deixaram de funcionar e acabou tudo.

Eu perguntei-lhe porquê. Resposta:

- Então mas eu lá podia namorar com uma gaja que gosta mais de f* do que eu?!

Houve uma princesa que beijou um sapo e este transformou-se num príncipe.

Hoje ouvi a seguinte pergunta que acho bastante pertinente. Ahahah

- Será que nós homens fariamos o mesmo a uma osga, esperando que ela se transformasse numa princesa?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


FINALMENTE!



Depois de uma ou duas oportunidades perdidas ontem foi de vez!

Alguém foi? O que acharam?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Se a obesidade infantil passou a ser uma preocupação cada vez maior, por que é que continuam a contratar Pais Natal com 20 anos de adega rodeando-os de crianças?


Salvaguardando o respeito que tenho sobre o tema, não queria deixar de relembrar este sketch, porque hoje é o dia internacional da luta contra a SIDA.