segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

QUEM PROCURA SEMPRE ALCANÇA


Como tinha dito aqui, já tinha saudades de um novo desafio que mobilizasse os cidadãos em nome de Portugal. Pois bem, parece que os habitantes de Aldeia Viçosa ouviram as minhas preces e menos de duas semanas depois, propuseram-se cozinhar o maior tacho de arroz doce do mundo! Ainda por cima diz quem provou que estava docinho! Acho que são recordes como este que farão Portugal seguir o rumo certo!

Força, Aldeia Viçosa! Estamos com vocês!

PONHA O CINTO!


Vinte anos depois e após inúmeros de voos, pela primeira vez na vida o meu nome foi anunciado nos altifalantes de um aeroporto. Tive que passar à frente de toda a gente no controlo de segurança e no final a experiência foi um bocado embaraçosa. Chegado finalmente à porta de embarque:

- Senhor Jibóia, por pouco ia ficando em terra. É o último passageiro!
- Tem toda a razão. Peço desculpa, foi a primeira vez que me aconteceu.
- Ainda por cima com este tipo de bilhete? Devia dar o exemplo!
- Sei disso, não me desanque mais que já estou envergonhado o suficiente.
- Vá, já pode pôr o cinto das calças e despache-se antes que o envergonhe ainda mais.

Para o que um gajo havia de estar guardado...

TODOS OS ANOS É A MESMA COISA!


Mais um aniversário, a mesma pergunta de sempre:

- Então Jibóia, quando é que te casas?

Para quê a pergunta se já toda a gente sabe que eu nem sequer gosto de casamentos? Mas desta vez dei-lhes esperança. Com uma condição. Disse-lhes que a única coisa que talvez me poderia levar a reconsiderar seria ter uma festa assim:

Parte 1 * Parte 2 * Parte 3

domingo, 30 de janeiro de 2011

NOVAK DJOKOVIC, O CAMPEÃO


Parabéns pela vitória, meu grande benfiquista*!



















*Explicação aqui, no último parágrafo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ADIVINHEM?


De quem foi a primeira sms de parabéns que recebi hoje de manhã? Do Luís Filipe Vieira.

Depois entrei no e-mail e apareceu uma mensagem a dizer que a conta estava sobrelotada. Mas eu não me lembro de ter posto a minha foto no blog, pensei. Afinal eram os meus queridos amigos a darem-me os parabéns e a fazerem-se à mini para logo.

BIUTIFUL


A maioria das salas de cinema em Espanha tem os filmes dobrados e eu recuso-me a pagar para ver um filme assim. Este que não tinha esse inconveniente, acabei por vê-lo em Portugal. Mas valeu a pena esperar dois meses. Brilhante interpretação (mais uma) do Javier.




quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


Sem desprimor para alguns blogs femininos de leitura agradável, neste caso concreto parece-me que o número de leitores/seguidores é inversamente proporcional à inteligência da escrita da autora. E é uma pena.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BOFETADAS DE LUVA BRANCA


Ao longo da minha vida porfissional cruzei-me com gente boa e gente má, dessa que julga ter-nos cativos como seus servos.
Durante um evento profissional na semana passada, calhou ter visto algumas dessas pessoas. Às primeiras falei com o entusiasmo que caracterizam estes reencontros, com sinceros apertos de mão e desejos verdadeiros de felicidades. Algumas outras, muito surpreendidas, não resistiram à curiosidade e vieram cumprimentar-me cinicamente ao mesmo tempo que pediam satisfações (quais donos do mundo) acerca da minha presença ali. Limitei as respostas ao mínimo indispensável apenas por educação, quando na realidade me apetecia era mandá-los para o tal sítio.

Como não sou pessoa de rancores mas também não sou de dar a outra face, disse ao que vinha e com a naturalidade de quem bebe um copo de água, rematei que a vida me corria de feição. Ficaram lixados. Me importa tres pitos!


Quem é que já foi a um bar de ciganos com porteiros russos? Eu já.

NOVO BLOG


Devido à minha actividade profissional mas sobretudo porque gosto de viajar, decidi criar um blog paralelo acerca de viagens, o Jibóia Voadora.

Não é preciso choramingarem, pois o Jibóia Cega manter-se-á e parvo como sempre.
No novo blog é de esperar que os posts sejam bem mais esporádicos, mas essa informação será actualizada constantemente na barra lateral sempre que haja novidades.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

NÃO CABES?


Ainda estou para saber em que metro deste mundo as pessoas não fazem constantemente a típica pergunta:

"Vai sair na próxima?"

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A PROPÓSITO DO GUINNESS


Tive uma ideia! Não, não tem nada a ver com ir beber uma Guinness. Talvez mais logo.
É assim, conheço um personagem de São João da Talha que já participou em 27 recordes. Esteve na feijoada da inauguração da ponte Vasco da Gama, colocou a última lâmpada na árvore de Natal mais alta, acartou sacas de farinha de 50 kg para a confecção do maior pão com chouriço do mundo, é um fanático do Sporting e tem como segundo clube o Vialonga mas comprou o kit de sócio do Benfica só para poder entrar em mais um record do Guinness, esteve no pic-nic do Tony Carreira, etc, etc. Ou seja, temos aqui um verdadeiro embaixador do bom nome de Portugal!

Bora submeter mais uma candidatura para o record da pessoa que participou em mais recordes? Com as eleições presidenciais à porta, até podiamos ir falando com os candidatos tendo em vista uma condecoração a ser atribuída nas próximas comemorações do 10 de Junho. O que acham?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


O dia termina de maravilha quando abrimos o e-mail e ficamos a saber que vêm ao Super Bock Super Rock!






Já repararam que há muito tempo que não há uma iniciativa para tentar bater um record qualquer em Portugal? Um repto capaz de mobilizar os tugas, fazendo-os sentir orgulhosos e essas coisas. Tenho saudades disso. Qual foi o último feito grandioso do nosso povo a ser validado pelos senhores do Guinness?

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AS MULHERES INTELIGENTES


Não é nenhuma novidade que todos nós homens temos a nossa faceta de criança. Também não é novidade que quando nos juntamos com os nossos amigos, essa faceta tende a ficar mais latente.
Não sei bem explicar porquê mas é um facto inegável que de vez em quando temos necessidade de nos juntar para entremear pedaços de parvoíce na vida séria que levamos. Nesses momentos em que falamos sobre coisas sem qualquer sentido e fazemos coisas sem jeito nenhum, o balanço final calcula-se pela magnitude da parvoíce alcançada.
As mulheres que julgam ter encontrado o seu príncipe perfeito, certamente sabem que a esmagadora maioria de nós homens somos assim. Se acham o contrário, lamento dizer-vos mas estão profundamente enganadas ou então são mesmo burras.

E que mal tem isto? Nenhum, pois é perfeitamente compatível com o cavalheirismo, o ser-se culto, interessado, sensível e essas coisas todas que os príncipes (im)perfeitos têm. E não sou eu quem o diz, são as mulheres inteligentes.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


O melhor piropo de andaime ouvido ultimamente:

Tens uns peitinhos que pareces uma mulher do campo!

FORA DE ÉPOCA MAS DENTRO DO ESPÍRITO


Um dia disse aqui o que gostaria de fazer se fosse obrigado a mudar de vida. Foi o que aconteceu ontem. Não é todos os dias que temos uma cozinha apetrechada com tudo do bom e do melhor à nossa disposição e um profissional dos tachos, vulgo chef, para nos orientar. Facas que cortavam só de as segurarmos, moinhos de pimenta eléctricos com iluminação led, descascadores que faziam os legumes parecerem veludo, raladores capazes de ralar até uma barra de ferro e por aí fora. Já para não falar no fogão e nos fornos que com jeitinho até falavam connosco. E isto muito antes de termos acabado com o vinho, ok?

Mãos à obra, saíu uma entrada de vegetais salteados com molho de manjericão e pistachios. O prato principal foi raviolis de abóbora e ricotta com molho de cogumelos e cecina. Para finalizar, tarte de chocolate e avelãs com molho de natas. A alguns cagalhões também lhes saíu uma viagem dupla para qualquer parte do mundo. Mas não quero falar sobre isso agora antes que perca a cabeça e vá ali à secretária em frente esmurrar alguém.

E pronto, assim foi o nosso jantar de Natal fora de época.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

NATAL É QUANDO UM HOMEM QUISER


Costuma-se dizer. Sendo assim, jantares de Natal também devem seguir essa lógica. É por isso que o da empresa onde trabalho será hoje. Perfeitamente a tempo e dentro do espírito da época, hein?

ON THE QUÊ??


Recentemente um amigo meu foi passar férias a São Tomé e Príncipe.
Um certo personagem telefona-lhe na véspera da partida:

- Grande amigo, boa viagem! Olha, traz-me uma t-shirt do On the Rocks.
- Han?! On the Rocks??
- Sim pá, aquele café das guitarras.
- Hard Rock Café, queres tu dizer!
- Pois, é qualquer coisa assim.
- Mas ouve lá, sabes onde é São Tomé?! Achas que há Hard Rock em África sequer?
- (...)

Afinal parece que havia mesmo.

















Clicar na imagem para ampliar

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PARAGENS ESTRANHAS


De vez em quando aparecem por aqui visitantes de paragens menos convencionais. Ultimamente tem sido alguém da Roménia, mais concretamente de Cluj. Serás tu, Cadu? O Tony penso que não seja que ele mal arranha português e o Tomás Costa muito menos que este blog não apoia o FêCêPê...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

HUMOR NEGRO


A empresa para a qual trabalho, como muitas nos dias que correm, está a reduzir custos que passam por cortes no pessoal. Hoje fomos visitados por um novo director da empresa e toda a gente se esforçou para estar ainda mais apresentável. Resultado, cortei-me a fazer a barba e notava-se. Pouco mas notava. Quando chegou esse tal senhor importante, na altura de o cumprimentar, diz-me ele apontando para o meu pescoço:

- O sangue já chegou a Madrid? Ahahah! Estou a brincar!

Pois pois, meu parvalhão!

AZARES DA VIDA


Outro dia conheci uma rapariga tão feia, coitada, que a própria acabou por confessar que a cegonha tinha visitado os pais dela duas vezes. A primeira para a entregar, depois voltou uma segunda vez para lhes pedir desculpa.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SOCORRO, OUTRA VEZ AQUELA MÚSICA!


Acho que todos nós gostavamos de uma música em especial quando éramos putos. Estou a falar do tempo em que não distinguiamos rock de jazz ou de um conjunto de concertinas ao desafio. Pura e simplesmente havia uma melodia que exercia um tal fascínio sobre nós que volta e meia punhamos a cassete ou o disco a tocar. E não me venham com ideias de que eu sou maluco porque toda a gente tinha pelo menos uma música dessas, a qual eram bem capaz de ficar a ouvir em loop até que alguém já de cabeça cheia viesse desligar o aparelho.

Uma das minhas era esta (de 1983). Não sei se ouvir isto no gira-discos do meu tio tinha alguma influência mas para mim aquele momento era fabuloso!

Vá lá, toca a ir ao baú e mostrem-nos as relíquias com que atormentavam os vossos pais. Depois fazemos um concurso para eleger o hit of the hits!




A INOCÊNCIA INFANTIL TAMBÉM ENCANTA OS GRANDES


Este post encerra os temas natalícios.
Há muitos anos que deixei de me encantar com o Natal. Apesar dos últimos Natais terem sido agradáveis porque significa juntar a família e eu gosto muito da minha, fora isso, aquele encantamento típico das crianças com o Natal desvaneceu-se com o tempo. Até ontem.

Como disse aqui, na quarta-feira fui ver a cabalgata de los reyes magos, que é um desfile com carros alegóricos na tarde de 5 de Janeiro em todas as localidades espanholas. Por tradição, em Espanha são os reis magos que trazem os presentes de Natal e não o gorducho de vermelho e barba branca. Muito menos o menino Jesus - para alguma coisa servem as comissões de protecção de menores, não é?

Pois bem, o desfile de ontem fez-me recordar os tempos em que acreditava numa entidade qualquer que nos trazia as prendas. Foi emocionante ver milhares de crianças completamente extasiadas com o desfile. No final os reis fizeram um pequeno discurso muito bom e o espectáculo terminou com toda a gente na Praça Cibeles a olhar para o céu admirando o fogo de artifício lançado a compasso com músicas natalícias.
Neste caso bem posso dizer que, spanish do it better.



Aqui ficam alguns vídeos.



Desfile pela Castellana




Discurso dos reis magos




Fogo de artifício

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O BOLO REI ESPANHOL


O bolo rei espanhol (roscon de reyes) é esta bela "maravilha" que aqui vêem. Eu que sou pessoa de manter algumas tradições, andei à procura de algo comestível, mas à falta de melhor até estava disposto a ceder e contentar-me com um exemplar destes. Hoje nem isso consegui! Parece que os espanhóis embutiram tudo!




CHEFE, ARRANJA UMA AGENDA PÁ!


Afinal a prenda veio estragada! O meu chefe que foi para uma reunião fora de Espanha, decidiu ligar-me às 9h da manhã a perguntar por que é que ninguém lhe atendia o telefone no escritório. Hellooo? Hoje é feriado!

Isso fez-me lembrar que podia aproveitar o dia para desfazer a mala das férias, meter alguma roupa na máquina, lavar a loiça de ontem... Ráisparta! Os chefes às vezes são tão incovenientes!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


Queridos leitores, vou para a Castellana ver a cabalgata de los reyes magos de Madrid. Com um bocadinho de sorte ainda consigo umas prendinhas suplementares. Aliás, acordar amanhã à hora que me apetecer porque é feriado de dia de reis, já é uma grande prenda para se iniciar o ano. Só para quem se porta bem.

Assim sendo até sexta-feira.

GOSTO DE REVER BONS FILMES


Pena é a Tele Madrid os passar à 1h da matina e um gajo adormecer antes do final.
Sean Penn (realizador) no seu melhor. Recomendo vivamente!



DE FONTE SEGURA


Acho que a maior parte das pessoas que diz "sei de fonte segura", não sabe se o que está a dizer é mesmo verdade e portanto defende-se com este chavão.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ESTÁS COM A REBELVA?


Aparentemente há uma localidade chamada Rebelva ali para os lados de Oeiras.
Soa estranho, parece nome de doença. Tão estranho que se eu tivesse rebelva não dizia nada a ninguém!

A turma do serra quando se junta dá nisto!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

NOVO MARKETING PESSOAL


Já vi gente sentada na rua com um simples cartaz indicando as suas preces. Gente caminhando e estendendo a mão a quem passa, quem toque, cante ou se faça notar para receber uma moedinha, quem nos queira cobrar por serviços prestados não requisitados. Já vi verdadeiras organizações hierarquizadas e organizadas no peditório e na distribuição. Já vi tudo isto e muito mais. Mas nunca isto:

Hoje de manhã entrou uma senhora no metro e de imediato pediu desculpa por estar a incomodar os passageiros, principalmente os que estavam a ler. Apresentou-se, fez o discurso habitual de quem está a passar por dificuldades (desempregada com dois filhos pequenos), disse inclusivé que podia mostrar o BI e quando a maioria se preparava para a ignorar como é costume nestas situações, surpreendeu-nos ao dizer que não vinha pedir dinheiro. Queria apenas um contacto para um emprego, o que quer que fosse, que ela trataria do resto. É claro que ninguém estava à espera deste desfecho. Resultado, pelo menos três pessoas naquela carruagem lhe deram informações.

2011 vai mesmo ser um ano muito difícil para muita gente.

domingo, 2 de janeiro de 2011

MAIS CHATICES DO TEMPO


Ao fim de uma semana de férias, um dia de sol em condições!
É verdade que estamos no inverno, é natural que o tempo seja chuvoso mas escusava de ser este abuso.
É que apanhei mais chuva durante estes dias do que nos vários meses que levo em Madrid e uma pessoa começa a habituar-se. Mal, pelos vistos.