sexta-feira, 30 de março de 2012

DIZEM ELES, OS DOUDOS #11


Isto é o fim do mundo em ceroulas!

(dirão eles, os doudos, quando chegarem à tardinha para mais um fim de semana em Madrid)

quinta-feira, 29 de março de 2012

AS ESPANHOLAS SÃO UMAS MALUCAS


A propósito deste post do Trollofthenorth, quem nunca ouviu ou proferiu este cliché, que atire a primeira pedra.

E por que é que acho isto um cliché? Porque a maioria das mulheres espanholas fala abertamente com qualquer homem de livre vontade sem pensar que vai ser comida. E dará a dica se está ou não para isso. Uma simples conversa de circunstância num autocarro, numa fila de atendimento ou num bar, não resulta necessariamente numa noite de sexo. Os espanhóis podem ter muitos defeitos mas ainda formam uma sociedade minimamente civilizada e onde ainda há algum pudor. Acontece que quem diz que as espanholas são umas malucas, não está habituado a ter troco das mulheres em geral e muitas não ousam dar conversa a desconhecidos porque acham que o que eles querem é outra coisa.

No caso do Troll foi diferente. Estamos a falar de uma paixão luso-galega e com estas coisas não se brinca, tá?

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #34


As greves gerais produziam os efeitos desejados.

GREVE GERAL 2.0


Faz hoje precisamente ano e meio que vivi a primeira (e última) greve geral em Espanha. Hoje é dia da segunda. Dizia-me ontem o dono da taberna ao lado de casa, que hoje de manhã os piquetes da greve não o deixariam abrir mas que depois ao final da tarde cairiam lá todos para matar a sede.

Talvez já tenha dito por aí que estas greves tal como se fazem hoje em dia não levam a nada. Isto não quer dizer que eu discorde do significado e importância da greve, apenas acho que deveríamos por em prática outras formas de protesto mais eficazes. Por outro lado, se estou descontente com as políticas do governo, falto ao trabalho como forma de protesto prejudicando a minha empresa que por acaso é do sector privado e nunca me faltou com nada? Qual é a lógica disto?

quarta-feira, 28 de março de 2012

SERÁ IGNORÂNCIA?


O Bob Esponja anda há dois ou três episódios atrás do Plankton para recuperar a receita secreta dos crab burguers que este lhe roubou e quando falo nisto aos meus colegas, ninguém esboça o mínimo interesse. Parvalhões!



terça-feira, 27 de março de 2012

BILF 2012


Não sei se prometer um electrodoméstico a todos os que votarem no Jibóia para BILF 2012, se por o meu voto a leilão tendo como base de licitação uma grade de minis.

LIMITES INDEFINIDOS


A capacidade humana de suportar a dor é como a de suportar cargas de trabalho: aguentamos sempre mais do que alguma vez acreditamos conseguir. Felizmente nunca testei a primeira, mas estava longe de imaginar a segunda.

segunda-feira, 26 de março de 2012

EU, VINHATEIRO ME CONFESSO


Na senda das descobertas, ultimamente tenho encontrado vinhos realmente bons e a bom preço.
Diz quem sabe que depois duma garrafinha destas elas ficam a miar que nem gatas.







sexta-feira, 23 de março de 2012

A RAPOSA E AS UVAS



Todos nós em criança tivemos quem nos contasse histórias ao adormecer. Eu recordo com saudade as que o meu pai me lia, principalmente as conhecidas Fábulas de La Fontaine que me deixaram ensinamentos para a vida. Esta semana voltei a lembrar-me desta.

Certo dia, uma raposa muito gulosa passava debaixo de uma latada e reparou nas uvas madurinhas e de aspecto magnífico. Acto contínuo, tentou alcança-las para as comer. Só que as raposas são curtas de patas e por mais que se esticasse e saltasse, não havia maneira de chegar ao fruto. A dada altura desistiu e seguiu caminho. À medida que se afastava do local ia tentando convencer-se para disfarçar a frustração: "não faz mal, afinal estavam verdes." No entanto, pouco depois ouviu um barulho que a fez voltar atrás mas eram apenas folhas que tinham caído no chão.

Analogia: Na terça feira, a raposa foi o FC Porto e as uvas a taça da liga.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CAVALHEIRISMO NA BOCA DO CHEFE


A propósito do post anterior, hoje ao ver o chefe depois de almoço perguntei-lhe pela Amparo querendo referir-me à reunião que teve com ela durante a manhã. Resposta breve e concisa:

- Muy limpia y puntual*.


*Asseada e pontual - versão espanhola para o "muito simpática" que estas circunstâncias requerem.

A BELEZA DO CAVALHEIRISMO


Sabem como é que os gajos se referem de forma cavalheira às gajas que devem um bocado à beleza, não sabem?

A FACE OCULTA DA FESTA


Isto dos BILF, é suposto nós os visados termos preparados diferentes discursos para as possíveis ocasiões?
É que o Zé Mário combinou um arroz de lampreia para sexta-feira depois do trabalho na adega dele e fiquei de lhe dar uma resposta até logo à tarde.

quarta-feira, 21 de março de 2012

A PARTIR DOS TRINTA TENS UM POSTO A DEFENDER


Para quem não percebeu o alcance do post sobre o Pablo Alborán, imaginem eu andar por aí a suspirar pela Miley Cyrus, pela Selena Gomez ou pela Taylor Swift. É a mesma coisa.

A ZAMBUJEIRA MORREU


Aproveitando o fim de semana alargado (anteontem foi feriado em Espanha), fui dar uma volta pela parte sul de Portugal. Um dos locais de passagem foi a Zambujeira do Mar, onde já não ia há precisamente 20 anos.

Suspeito que os guardas costeiros do cabo Sardão já não vigiam as mamas das turistas estrangeiras do cimo das escarpas com os binóculos de serviço. Muito menos partilham essa informação com os turistas portugueses. Aquele restaurante de pescadores os quais ajudávamos a transportar a apanha no final da faina antes de nos sentarmos à mesa já não existe. "A Parreirinha", onde se comia a melhor tarte de amêndoa de todo o Alentejo também já desapareceu. As alemãs que vinham para portugal num 2CV e todas a noites se chegavam à beira da tenda para pedir azeite para temperar a salada, se calhar já nem andam neste mundo. E acredito que fazer amizades ao luar com o mar revolto como ruído de fundo enquanto se pesca o almoço do dia seguinte, também já não deve ser coisa muito comum. A Zambujeira que eu conheci nos anos oitenta, morreu.

terça-feira, 20 de março de 2012

NÃO É PARA QUALQUER UM




PABLO ALBORÁN


Caras leitoras, não vos quero desiludir mas as fãs espanholas do puto, grosso modo, não têm mais de 20 anos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #33


A Zambujeira do Mar era tão conhecida como Abrançalha de Cima.

BOA SEMANA E CARA ALEGRE


E feriado no dia do pai? Estes espanhóis são uns calões, não é?

sábado, 17 de março de 2012

SE FOSSE ASSIM TÃO FÁCIL GANHAR A LOTARIA


Quando há uns meses falei da saída do António Borges do FMI, achei que a coisa trazia água no bico e disse-o aqui. Entretanto houve algumas novidades que me passaram despercebidas (passou a ser consultor na Parpública) e agora a polémica com a ida para a Jerónimo Martins. Ahhhh, se fosse assim tão fácil ganhar a lotaria...

sexta-feira, 16 de março de 2012

VOTO NULO


Ontem ao almoço discutia-se a situação actual de Espanha quando a mini brain resolveu mostrar a sua faceta de politóloga:

- As coisas estão muito complicadas, sairam uns e entraram outros iguais!
- Mas qualquer que fosse o governo não iria ser fácil.
- Olha, eu é que não tenho a culpa porque votei nulo!
- Foi? E o que fizeste?
- Bem, para dizer a verdade nunca tinha votado nulo e nem sabia como se fazia, mas perguntei ao meu pai.
- E quê?
- Então, peguei no boletim e escrevi: os políticos são todos um bando de ladrões e incompetentes! Mas não assinei. É que há muitas pessoas com o meu nome e nunca se sabe.

quinta-feira, 15 de março de 2012

A PRMAVERA CHEGOU A MADRID


Saio do trabalho e ainda há sol. Tanto, que aos primeiros passos sinto que tenho que despir o casaco. O cheiro característico a transpiração nas carruagens do metro da linha três passou a ser mais acentudado. Os passeios da minha rua parecem o adro de uma igreja à saída dos noivos com o chão coberto de pétalas de flor de ameixoeira. As esplanadas já funcionam todos os dias e às dez da noite de uma quinta feira há disputa pela próxima mesa a vagar. A barraquinha das horchatas do meu bairro reabriu para a temporada. Alguns adeptos do Atlético em tronco nu, assistem contentes à vitória da equipa nas competições europeias e vão mandando vir rodadas de cerveja sem fim. Numa dessas esplanadas de passeio, duas gajas estão distraídas aos beijos enquanto o cão de uma delas preso à perna da mesa lhes surrupia o que resta da tortilha. A primavera chegou mesmo a Madrid.

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - MARÇO


Março marçagão, manhãs de inverno e tardes de verão.

(este ano o provérbio não podia estar mais certo)

quarta-feira, 14 de março de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #32


A estação de metro da Praça de Espanha se chamava Palhavã e da do Martim Moniz, Socorro.

MAUS EXEMPLOS


Nós portugueses batemos aos pontos os espanhóis no que toca a publicidade e comunicação do que quer que seja.
Nunca pensei foi que eles nos copiassem uma ideia tão estúpida como rebaptizar uma estação de metro.



terça-feira, 13 de março de 2012

A (MINHA) NOVA COQUELUCHE DE CÁ


Além de ter um nome bastante sui generis, o vinho é uma daquelas pomadas...


VAMOS BEBER UM VINHO?


Já disse aqui há uns tempos que as coisas sabem melhor se forem autênticas na forma, no espaço e no tempo. Contudo, há excepções que deviam antes ser a regra.

Um exemplo que rapidamente me vem à memória é o vinho. É sobejamente conhecido o arrojo com que os espanhóis defendem o que é deles, chegando por vezes a cair no exagero. Opiniões à parte, mais do que ter a própria indústria de produção e distribuição a cuidar dele, têm uma população que gosta e bebe bom vinho em qualquer tasco, fazendo disso um ritual. Quem visita Madrid rapidamente se apaixona por este culto diário perfeitamente enraizado e ao alcance da maioria aqui no burgo. Aprecio o facto de entrar num bar e verificar o quão banal é pedir um Ribera, um Rioja, um Rueda, um Somontano, sempre acompanhados pela devida tapa.

Já em Portugal, apesar dos excelentes vinhos que temos, parece-me que podíamos fazer mais por eles. É verdade que pouco a pouco começam a aparecer sítios onde é possível beber vinho a copo mas ainda são escassos e pouco democráticos. A maioria é vista como um local para ir de vez em quando ou apenas numa ocasião especial. Além disso, a cultura do vinho fora de casa (restaurantes à parte) é fraca e os preços não ajudam. Mas há um potencial tremendo por explorar. Talvez um dia as nossas regiões vinícolas andem na boca do povo que hoje mais facilmente pede uma imperial e tremoços: "queria um Douro, um Alentejo, um Dão, um verde..."

segunda-feira, 12 de março de 2012

O MISSIONÁRIO ADIVINHO


Onetm fui abordado na rua por um romeno:

- Sabes como é que se vai para a estação dos autocarros?
- Sei, para qual é que queres ir?
- Não tenho a certeza, sou missionário romeno e perdi o bilhete.
- Mas vais apanhar o autocarro para onde?
- Tu és marroquino?
- Não, mas o que é que isso interessa?
- Porque pareces.
- Queres ajuda com as indicações ou não?
- Estou à procura do bilhete...
(entretanto já tinha revirado a mala toda incluindo uma bíblia em romeno)
- Já percebi. Toma lá dois euros para o metro que ainda te sobra. Vais por esta linha, trocas aqui e sais nesta.
- Obrigado. Posso dar-te este folheto?
- Podes mas eu não percebo romeno nem acredito em Deus.
- Eu bem sabia que eras árabe!

domingo, 11 de março de 2012

ALGUÉM COMPRARIA?


Na vossa opinião, qual seria a probabilidade de sucesso em vender uma máquina de barbear 99.9% nova?
É de boa marca, tem exactamente dois minutos apenas de utilização e ainda nem sequer está registada no site.

sábado, 10 de março de 2012

SE CONDUZIRES NÃO OUÇAS #7




quinta-feira, 8 de março de 2012

INDECISÕES FEMININAS


A minha colega mais famosa partilha coisas muito interessantes com as colegas:

- Ontem apareceram-me umas manchas rugosas en el chocho.
- A sério? Tens que ir ao médico!
- Pois tenho, só não sei se é melhor ir ao dermatologista ou ao ginecologista.

quarta-feira, 7 de março de 2012

AS ÚLTIMAS 24 HORAS


Terça-feira, 6 de Março de 2012

21h38 - Nélson Oliveira faz o 2-0 contra o Zenit e apura o Benfica para os quartos de final.
22h44 - Partida de Lisboa com destino a Abrantes para apanhar o comboio de volta a Madrid.
23h55 - Chegada à estação de caminho de ferro de Abrantes.
23h57 - Estocada final na bucha pré-jogo: vinho tinto, pão caseiro, presunto e chouriço. Uma maçã bravo de Esmolfe.

Quarta-feira, 7 de Março de 2012

00h20 - O Lusitânia Expresso com destino a Madrid-Chamartín dá entrada na linha 2.
00h21 - Chegada de dois elementos da GNR à estação de caminho de ferro de Abrantes.
00h23 - Primeira tentativa de detenção de um cidadão bósnio por altercação com o revisor.
00h27 - Segunda tentativa de detenção do mesmo cidadão, desta vez devido a viajar sem título de transporte.
00h32 - Tentativa de aquisição de bilhete por parte deste cidadão com pagamento em moeda bósnia.
00h33 - Recusa do revisor em vender título de transporte por não ter troco para notas tão altas.
00h57 - Perda de contacto com a situação de-vi-d...oaaah... zzzzz...
09h18 - Chegada a Madrid com 10 minutos de atraso.
09h22 - Jibóia apanha o metro e vai trabalhar.
21h17 - Entrada em casa em Madrid depois de um dia de trabalho interminável.
21h18 - Camisola do glorioso pendurada num cabide e saída para comprar a janta.

terça-feira, 6 de março de 2012

ESCUSAVAS DE OUVIR ESSA


O meu colega mais velho, já pertinho dos 60, usa um perfume que cheira a manjericão e todos os dias à hora de almoço renova a aplicação. Hoje perguntei-lhe se mo emprestava para fazer um pesto, ao que ele me respondeu que o perfume não estava à altura de um sibarita* como eu.

*do castelhano - pessoa de gostos refinados.

domingo, 4 de março de 2012

CONVERSAS MATINAIS #46


- Já reparaste que és a Maria Barroso desta relação?
- Porquê?
- Vens sempre um passo atrás de mim!

Nota - Segundo o protocolo, a primeira dama deve manter-se ligeiramente afastada do P.R. em actos oficiais.

quinta-feira, 1 de março de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #31


Os contabilistas eram conhecidos como guarda livros.