terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ 2014


E assim termina mais um ano.
Olhando para trás, apercebo-me que em 2013 continuei a fazer coisas pela primeira vez na vida, sinal de que ainda há muito para viver e aprender. E vocês, quando foi a última vez que fizeram alguma coisa pela primeira vez?

Feliz 2014 para todos!



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PPC 2013


O agradecimento ao meu postal do PPC já chegou, o outro nem vê-lo...
Obrigado Maria, um feliz 2014.



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DESILUSÃO DE MENINO


Estás no El Corte Inglés. Ouves através da instalação sonora que a Maria de Lourdes Modesto vai dar autógrafos daí a um quarto de hora mas apercebes-te que não tens contigo aquela Primeira Edição do seu "Cozinha Tradicional Portuguesa".

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A VERDADE, CRUA E SIMPLIFICADA


Imaginem uma escala de nível de vida.

Antes da crise:
Espanha - 10
Portugal - 8

Agora:
Espanha - 9
Portugal - 7

E é isto.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A GALINHA DA VIZINHA É PIOR QUE A MINHA?


Quando regressei de Madrid, a coisa que mais me fazia impressão era a típica pergunta:

"Aquilo lá ainda está pior que cá, não está?"

Eu ficava a pensar se essas pessoas, coitadas, o faziam inocentemente e apenas baseadas no que a televisão lhes costuma dizer ou se continuavam com a tradicional preocupação em encontrar aconchego na desgraça do vizinho.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA PODE NÃO SE REPETIR


A gastronomia é umas das formas mais interessantes e divertidas de se aprender história.
Só é pena que actualmente nos centremos mais no presente e no futuro, perdendo-se muita dessa História.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

GRANDE LATA


É vê-los a lutar por elas no meio dos corredores em qualquer supermercado de Espanha.



AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #47


Se chamava irrequietas ou até mesmo mal educadas às crianças "hiperactivas" de hoje.

sábado, 7 de dezembro de 2013

O TAMANHO DESTE MUNDO


Pessoas tuas conhecidas em três momentos diferentes: uma colega espanhola hospedada no mesmo hotel que tu vem ter contigo à mesa do pequeno almoço; o grego que só tinhas visto uma vez na vida fica boquiaberto ao encontrar-te num edifício onde trabalham milhares de pessoas; por fim o indiano, que te viu passar na rua e pediu ao empregado do restaurante para ir lá fora chamar-te.

Pormenor: tudo isto no mesmo dia e a 7.000 quilómetros de casa.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

IRRESPONSABILIDADES NATALÍCIAS


Estamos em Dezembro e naturalmente o espírito consumismo natalício está ao rubro.
Alguns fazedores de árvores de Natal partilham a sua dica pedagógica acerca do assunto:

Se compras um pinheiro artifical és responsável.
Se compras um natural numa loja que se compromete a plantá-lo novamente és muito responsável.
Se vais à mata armado em lenhador e cortas o que mais te agrada és uma besta.

Eu, que não sou propriamente fazedor de árvores de Natal mas que gosto de me armar em lenhador, também quero partilhar uma dica acerca do assunto:

Cortar um pinheiro para uma árvore de Natal doméstica proveniente das matas do nosso país que, devido à falta de cuidado da maior parte dos proprietários de parcelas florestais em Portugal, criam autênticos barris de pólvora no inverno para encher as televisões de notícias sobre incêndios durante o verão é, em primeira instância, contribuir para a limpeza dessas mesmas matas. Levando as vossas crianças, é aproveitar a oportunidade para fazer um programa diferente com elas e ao mesmo tempo desmistificar a ideia de que tudo o que se vende nas lojas é feito em fábricas.


PS- Ainda que optem e defendam a opção dois, deixem-me dizer-vos que o vosso dinheiro está a pagar acções de comunicação para que essas empresas fiquem bem na fotografia.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SE CONDUZIRES NÃO OUÇAS #10




terça-feira, 29 de outubro de 2013

O GIN ESTÁ NA MODA? SIM, MAS...



Imaginem que em Portugal só existia Real Lavrador ou Terras d'El Rei e que isso era tudo o que tinham provado até hoje. Acham mesmo que iam apreciar ou saber sequer o que é vinho? Agora imaginem que de repente começavam a chegar a Portugal, Cabeça de Burro, Palácio da Brejoeira, Duas Quintas, Monte do Zambujeiro, Valle Pradinhos e outros que tais. Pois, com o gin é isso que se passa. Com a "agravante" de alguns apreciadores (como eu) se fascinarem também com o lado criativo da coisa.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VOLTEI VOLTEI, VOLTEI DE LÁ


Ainda há tempos estava em Madrid e agora já estou cá.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EU É QUE SOU O FILHO DO PRESIDENTE DA JUNTA!


A partir de hoje.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

VENHAM DE LÁ ESSES OSSOS


A H2O Tinto está de volta!

sábado, 7 de setembro de 2013

INFELIZMENTE NÃO ME ENGANEI


aqui tinha dito, há quase dois anos, que a candidatura de Madrid aos Jogos Olímpicos de 2020 não me convencia. Infelizmente os piores receios confirmaram-se. Uma pena, porque seria fantástico para a cidade e para os madrileños. A história da decisão.



terça-feira, 27 de agosto de 2013

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #46


Agosto era um mês calmo de trabalho.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

AÍ ESTÃO ELAS


Não sei quem mais precisa de férias, se este blog ou eu. Por via das dúvidas vou já andando mas antes queria pedir a alguma alma caridosa que me desse indicações daqueles sítios onde se come bem e se bebe melhor em Guimarães e arredores. Obrigado.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ALGUÉM SE LEMBROU DISTO?


Quis o destino que os três principais clubes de futebol em Portugal tivessem "Meo" como patrocínio nas camisolas principais desta época e "Moche" nas alternativas. Rezemos para não jogarmos em Espanha ou França nas competições europeias este ano:

Meo = mijo (Espanha); Moche = feio (França)


PS - Esperem, estava aqui a pensar, afinal o Sporting não precisa de se preocupar com este pormenor.

terça-feira, 23 de julho de 2013

TUDO COMO DANTES


Outra coisa que me tem chamado a atenção em Lisboa, é o facto dos portugueses continuarem a pedir informações a quem aparenta ter melhores vestes. Já os turistas, servem-se de quem está mais à mão.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

SE CONDUZIRES NÃO OUÇAS #9





segunda-feira, 15 de julho de 2013

ZUMBA


Há por aqui alguém também convencido que este falatório todo sobre a zumba tinha a ver com o regresso da Tonicha à ribalta?

Um gajo às vezes faz com cada figura...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

DE MÃOS A ABANAR


Há já algum tempo que venho dizendo que é cada vez mais difícil trazer uma recordação das férias no estrangeiro que valha realmente a pena. Em Portugal, por exemplo, é mais fácil arranjar uma estatueta de pau preto do Senegal ou uma lanterna marroquina que uma cantarinha de Nisa. A sério que é! Vamos nós à Tailândia, a Marrocos, ao Brasil ou às Maldivas e mais depressa presenteamos os outros com umas fotos da piscina do hotel no Facebook do que lhes trazemos algum objecto exótico. E depois dizemos: "Ah, então mas tudo o que vi, os monhés e as lojas dos chineses cá também vendem..." - o que não deixa de ser tendencialmente verdade. Para resolver isso, se calhar podíamos pensar em exportar uns lenços dos namorados, umas cadeirinhas alentejanas ou uns zés-povinhos em loiça para deixarmos de ter desculpa para voltar das férias lá fora de mãos a abanar.

domingo, 7 de julho de 2013

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #45


As pessoas não se queixavam tanto do tempo.

terça-feira, 2 de julho de 2013

DUAS DE SEGUIDA?


Mas o que é isto?? É preciso por a Teresa Guilherme a gerir as saídas do Parlamento?

quarta-feira, 26 de junho de 2013

OS PAPA TAÇAS


Há quatro anos foi assim.
Hoje, voltamos a ganhar o campeonato dos logótipos.
Parabéns aos designers portugueses, muito bonito mais uma vez.




terça-feira, 25 de junho de 2013

EMPREENDE, LAMBÃO!


O que está a dar em Portugal é ser-se empreendedor. Já não sei se isso é uma profissão, um estado de alma ou um desígnio nacional. Só sei que não o sendo, é-se desinteressante, lambão ou até mesmo um parasita da sociedade.

Então e quando o último trabalhador por conta de outrem se tornar também ele empreendedor, onde é que se vai desencantar malta para executar os projectos das mentes brilhantes?


Nota - Nada contra o empreendedorismo. Há por aí gente muito válida e a safar-se muito bem, mas já não se aguenta a lengalenga do empreendedorismo para aqui, empreendedorismo para acolá!

terça-feira, 18 de junho de 2013

HISTÓRIAS À MESA


Isto talvez saísse mais apurado se tivesse o dedo do Pipoco à laia de contador de histórias gastronómicas, mas...

Ouvi dizer que ali para os lados da Mexilhoeira Grande, passando Lagos como quem vem de Sagres, há uma casa dessas que é sítio para uma pessoa se demorar largas horas à mesa. Estes locais costumam ser fiéis guardiões da arte de bem comer e eu gosto disso. Lá fui. Se o preço actual merecia um branco de Lagoa em vez de Almeirim, sim é verdade. Se o queijo de figo e amêndoa fazia jus à causa mas a cerimónia talvez merecesse uma tarte de alfarroba, também é verdade. Se o final podia ter sido apoteótico com uma medronheira da serra de Monchique em vez de uma vínica, sem dúvida que sim. Ainda assim, embora o Vila Lisa não seja hoje o que parece já ter sido, ainda me conseguiu surpreender com a canjinha de conquilhas e com uma das coisas mais simples deste mundo: uma tomatada algarvia.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ESCOLA FECHADA


Já muito ouvi e li sobre a greve dos professores. Apesar de ter a minha opinião sobre o assunto, não quero debatê-la aqui. Quero só lembrar quem acha que os meninos são prejudicados, que quem se preparou para hoje também estará preparado para amanhã, para quarta-feira, ou para a semana que vem. Ah, eles estão ansiosos? Bem vindos à vida quotidiana da maioria dos portugueses. Para finalizar, um Bispo na RTP a emitir opinião sobre este assunto na qualidade de Bispo, faz-me lembrar que se calhar Portugal não é um Estado assim tão laico.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

BIMBA BADALHOCA


Pouquíssimas vezes comento programas televisivos mas não posso deixar de dizer algo quando ao fazer um zapping, reparei na Maria João Bastos numa novela da TVI. A moça tem tanto nível que nem consegue encarnar verdadeiramente a personagem que lhe deram. De bimba-badalhoca, pelo que me pareceu.

Edit: Das duas uma, ou este post não valeu nada ou eu não me soube explicar.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

CONVERSAS MATINAIS #51


- Sabes o que é que as marcas de água podiam adoptar para slogan dos garrafões?
- O quê?...
- Cinco litros, nada de bebedeira!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ECLETISMO





Depois da desilusão de final de época no futebol, ser campeão europeu de hóquei em patins não deixa de ser um bálsamo e sobretudo um orgulho para o ecletismo benfiquista.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

ROTA DAS TAPAS



Está a decorrer em Lisboa a Rota das tapas, um evento para dar a conhecer as melhores tapas de Lisboa a cerveja espanhola Estrella Damm.

Isto leva-me a uma série de considerações que não posso deixar de partilhar. Acontece que nem Lisboa nem Portugal têm tapas, quando muito têm petiscos, embora não os saibamos potenciar. O facto dos portugueses serem cativados por algo que não é deles nem para o qual têm apetência, é duplamente triste. Por norma, em Madrid, uma tapa não se paga, é algo que qualquer pessoa em qualquer bar obtém gratuitamente ao pedir a sua cerveja ou o seu copo de vinho. E quando há eventos destes, numa cidade onde os salários são em média 30% mais altos que em Lisboa, não se paga 3,00€ por uma tapa e uma cerveja, 2,40€ é quanto baste.



Ontem à noite em Lisboa vi gente muito animada, quiçá embalados por uma experiência que tem tanto de empreendedora como de pouco dignificante da cultura gastronómica portuguesa. Não podíamos ter sido nós a tirar as pessoas de casa organizando uma coisa destas com os nossos petiscos e a nossa Sagres ou Super Bock?

terça-feira, 28 de maio de 2013

AINDA NÃO CONSIGO


Mas brevemente também virei aqui mandar o meu bitaite sobre a época do Benfica.

Edit (29/05): ou talvez não. Mas por mim o JJ fica.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #44


A mini era a bebida de gente humilde das zonas rurais.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A MINHA NAMORADA DO VERÃO DE 98


Porque faz hoje 15 anos que tudo começou.




terça-feira, 21 de maio de 2013

DR. JEKYLL AND MR. HYDE


Qual deles subirá ao palco para receber o BILF 2013?

segunda-feira, 20 de maio de 2013

BRINCANDO AOS PASTELEIROS


A crise tem servido para fomentar novas oportunidades de sobrevivência mas ao mesmo tempo para agudizar o chico espertismo tão típico da sociedade portuguesa. Vem isto a propósito dos valores que paguei por um bolo e um copo de leite numa conhecida pastelaria lisboeta: 1,20€ pelo copo de leite, 1,00€ pelo bolo.

Ora, um litro de leite dá para quatro a cinco doses e custa 0,60€ a 0,80€ num supermercado. Não ponho em causa a margem de lucro, o problema é outro. Que me perdoem as vacas mas como é possível um copo de leite ser mais caro que um bolo, cujo processo de fabrico é complexo e apenas ao alcance de quem domina a arte pasteleira?! Os ingredientes, o árduo trabalho nocturno e as técnicas apuradas para ter diferentes variedades de bolos fresquinhos pela manhã, afinal isto vale menos que um simples copo de leite??

domingo, 19 de maio de 2013

CADA UM JOGA OS TRUNFOS QUE TEM


E como não quero desiludir as militantes, também vou fazer propaganda.
Dizem que antigamente as mulheres cativavam os homens pelo estômago. Como estamos em tempos modernos, decidi inverter os papéis. As imagens que falam por si. Toca a votar Jibóia Cega para BILF 2013 aqui.

A sair vencedor, prometo cozinhar-vos uma coisinha destas (hamburguer de choco e salmão).






sábado, 18 de maio de 2013

ELEIÇÃO BILF 2013


Acham que as militantes ficam desiludidas se eu encarnar o PCP das Presidenciais e desistir a favor de outro candidato?

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SÓ POR ISTO JÁ MERECE O BILFA 2013

É TRISTE MAS ESTAMOS ORGULHOSOS


O sonho terminou. É pena o desenlace não ter sido aquele que todos nós, Benfiquistas, queríamos, mas devemos estar orgulhosos da nossa prestação. Fizemos uma campanha brilhante e na final perdemos com o campeão europeu, um dos meninos mimados que têm pai rico e estão habituados a terem tudo o que querem, leia-se jogadores. Mas nem sempre o melhor ganha e o que conta é o resultado final, portanto nada mais há a dizer. Fica o sabor agridoce da outra vitória: a dos adeptos do Benfica. Foram fantásticos e demonstraram um enorme orgulho na sua equipa, contrastando com os adversários que após o jogo tinham um semblante que parecia indicar incómodo pela vitória. Não sei se por serem ingleses, reles adeptos, ou as duas coisas.




terça-feira, 14 de maio de 2013

O QUE VÊS NA TUA MÃO, JIBÓIA?


Deixem-nos sonhar.



quinta-feira, 9 de maio de 2013

PUBLICIDADE PARA ANÕES


E esta publicidade de rua dirigida às crianças que sofrem maus tratos? Vejam o vídeo explicativo, vale a pena.
Não se queixem do título nem me culpem, esta era a única forma de vos convencer a virem cá ver isto.



quarta-feira, 8 de maio de 2013

MARRAKECH


Com tanto Benfica ainda não deixei aqui uma palavrinha sobre as férias de final de Abril. Se por um lado estas não trouxeram grandes novidades, ainda assim consegui viver uma experiência autêntica, daquelas que ficam. Deixando de lado a falsa modéstia, confesso que já viajei o suficiente para me iludir cada vez menos com as tais experiências. O mundo globalizou-se de tal forma que não há sítio onde não se possa ir e onde não se encontre pedaço do nosso Ocidente. Apesar de ainda existirem, estas experiências dão cada vez mais trabalho a encontrar.

A medina mais parece um grande bazar montado para turista ver e sobretudo comprar. Comprar tudo o que pode encontrar na sua terra natal (por isso é que desta vez não houve recuerdos) e pelo mesmo preço para os ingénuos. Diz o ditado que se não te perderes na medina não estiveste em Marrakech. Falso. Hoje é possível encontrar facilmente o caminho para a praça central, pois há placas a orientar-nos em cada encruzilhada. Se juntarmos o facto do Alhambra em Granada ou o Alcazar de Sevilla serem mais belos que todos os monumentos de Marrakech juntos, o que nos faz gostar desta cidade imperial? Várias coisas.

Se querem adrenalina basta ganhar coragem e sentarem-se numa das banquinhas locais da Jemaa El-Fna (a tal praça central) e comer cabeça de cordeiro como eu fiz. Com as mãos, como manda a tradição. Se tiverem as feições certas, souberem um punhado de expressões em árabe e sobretudo se a vossa companhia de viagem usar um lenço a fazer de véu, pode ser que encontrem o mesmo restaurante que nós e sejam tratados como locais: pagámos menos de 4 euros para duas pessoas por espetadas de frango, pão, feijão guisado e coca cola.

E há os clichés imperdíveis, como ver o espectáculo que é a montagem das barraquinhas de comida na Jemaa El Fna todos os dias ao atardecer, hospedar-se num riad, beber chá com o vendedor da loja no final de um negócio ou pura e simplesmente comprar especiarias para reviver os sabores marroquinos na volta ao lar.

O autêntico começa a escassear mas ainda vale a pena ir a Marrocos.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

JÁ ESTÁ!




quinta-feira, 2 de maio de 2013

O SONHO AQUI TÃO PERTO



O jogo do Benfica logo à noite é mais que uma mera decisão de quem joga a final.

Para mim será a primeira oportunidade de ver ao vivo o Benfica numa final europeia, um sonho de criança...

segunda-feira, 29 de abril de 2013

COMO COMBATER O SÍNDROMA DO REGRESSO DE FÉRIAS


Passando tempo com as nossas pessoas a fazer o que mais gostamos.
Diz que a estreia da paellera nova cá em casa não correu mal...



segunda-feira, 22 de abril de 2013

O MELHOR REMÉDIO PARA A CANSEIRA


Depois da emoção do derby de ontem preciso de descanso, é que jogadas e golos destes cansam só de ver!
Assim sendo, com licença que vou ali dar uma voltinha. Até já.



quinta-feira, 18 de abril de 2013

TAROT E STAND UP COMEDY, OS NOVOS SERVIÇOS DA LOJA DO CIDADÃO


É curioso que ainda há gente que não tem cartão de cidadão. Já eu, fui hoje renovar o meu, cinco anos depois.
Atendeu-me uma senhora que não sei se lê tarot, se faz uma perninha no stand up comedy ou as duas coisas:

- Vamos lá então confirmar os dados do seu cartão de cidadão.
- É tudo igual, não mudou nada.
- Não? Olhando para a sua foto de há cinco anos, vê-se que hoje a vida lhe corre melhor.
- Por acaso é verdade...
- Está cinco anos mais velho mas com esta foto não tarda volta cá para alterar o estado civil.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

AS TAIS CIDADES FASCINANTES


Há três anos atrás falei aqui de cidades que sempre me fascinaram mas onde nunca fui.
Chegou o dia de visitar uma delas. E que dia!



terça-feira, 9 de abril de 2013

PEIXE EM LISBOA


A Justa Nobre é a minha mãe mas a actuar sob os holofotes da fama. Aliás, peço desculpa, a tua sopa de peixe é melhor que a sopa de santola dela e a tua raia guisada mete a dela (com amêndoas e puré de ervilhas) a um canto. Assim é que está certo.

Mas vale a pena ir ao Peixe em Lisboa porque há muito para ver e provar.

sábado, 6 de abril de 2013

DÁ-SE RECOMPENSA


A quem souber informar onde posso comprar vieiras frescas a preços decentes, de preferência em Lisboa. Obrigado.

sexta-feira, 29 de março de 2013

É DE TEMPO DE


A julgar pelos comentários gerais sobre o tempo, deixo o seguinte conselho para quem está a equacionar emigrar: lembrem-se que um destino para lá dos Pirinéus é capaz de não ser boa ideia. Lá vai fazer menos sol que durante este inverno em Portugal.

PS- Já agora para manter a onda das petições, só falta mesmo fazerem uma ao São Pedro.

terça-feira, 26 de março de 2013

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #43


Os pais não se queixavam de não terem onde deixar os filhos durante as férias.

domingo, 24 de março de 2013

O HINO DO GOVERNO


Certamente já repararam que agora é moda entre os nossos governantes usar um pin na lapela com a bandeira de Portugal. Por que não adoptar também uma espécie de hino do governo para a coisa ser mais completa?
De repente até me veio à memória uma bela hipótese. Que tal este?

quarta-feira, 20 de março de 2013

NEM RELÓGIOS NEM CARTEIRAS


Para mim o dia do pai tem a importância do dia da mulher, dos namorados ou da mãe: residual. Aquela história de o dia de alguém dever ser todos os dias é tão velha quanto verdadeira. Só que do dever ao ser ainda vai um bocado.
E como é que podemos estar seguros de que estamos a contribuir para que o dia do pai, da mulher, do namorado ou da mãe sejam percebidos assim todos os dias? Eu por mim estou convencido que ter-lhe ligado hoje a dizer que já comprei o bilhete para o Benfica-Newcastle que vamos ver juntos, alertá-lo para a promoção do carregamento do telemóvel, confirmar-lhe que o livro do Barata Feyo já está comprado ou tão só o facto de ter começado a conversa a perguntar-lhe se estava a comer a merenda, são indícios suficientes de que durante o dia pensei nele e isso é o que realmente importa.

segunda-feira, 18 de março de 2013

OS FANFARRÕES


Há ex-colegas de faculdade, supostos amigalhaços, que já naquela altura eram uns chatos do caraças e potenciavam a sua fanfarronice intrínseca. Há tempos encontrei um deles num contexto profissional e dei por mim, estava a tratar-me como um potencial cliente, não poupando sequer nos pormenores da vida pessoal que adornam sempre as negociatas fantásticas dos fanfarrões. O meu pensamento naquele momento foi automático e único:

Como é que vocês, mulheres, conseguem aguentar estes gajos?

quinta-feira, 14 de março de 2013

SAÍ


Fui só ali a Bordeaux comprar um Château Figeac e ver se o Cardozo marca algum.

domingo, 10 de março de 2013

CONVERSAS MATINAIS #50


- Estava difícil!
- Epá não dava com a casa.
- Como não? Então mas eu expliquei à C. que depois de passar o show girls era só virar à direita. Ela não te disse?
- Esquece. Quando ela começa a falar comigo em inglês eu não a percebo.

sexta-feira, 8 de março de 2013

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #42


As pessoas sabiam o significado das palavras caras e as usavam com propriedade.

quarta-feira, 6 de março de 2013

POR FIM, LIVRES


Hugo Chávez foi-se. Lamenta-se a morte da pessoa mas não do sistema. Uma ditadura é uma ditadura e os venezuelanos, parecendo que não, merecem muito melhor. O futuro é agora e ainda pode ser brilhante.

Gordito, eres libre por fin! Um grande abraço!

GARRA LUSITANA


E à terceira vitória seguida em apenas uma semana, Mourinho calou os últimos espanhóis.



Imagem: Elpais.es

domingo, 3 de março de 2013

HUMOR À ESPANHOLA


Ultimamente não tenho tido muito para dizer e o tempo também tem sido pouco. Deixo-vos apenas uma piada sobre o escândalo em que se meteu Iñaki Urdangarín e que demonstra que também os espanhóis são muito inventivos neste aspecto.







Em primeiro plano: Iñaki Urdangarín, genro do rei
Em segundo plano: Infanta Cristina, esposa de Iñaki

domingo, 24 de fevereiro de 2013

OSCARS, PONTOS DE VISTA


Conversa lá em casa:

- Outra vez esta chachada dos Oscars?!
- Pois, mas há bocado batias palmas ao Óscar Cardozo, não era??

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A FÉ MOVE VIAGENS


Ligou-me um amigo a perguntar por viagens. Depois de lhe aconselhar um itinerário e Maio como uma boa altura do ano para ir, diz-me imediatamente:

- Em Maio? Estás maluco?! O Benfica pode ser campeão e nessa altura o Marquês é muito mais interessante que o Vietname ou o Camboja!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AS ÁRVORES DO PRECONCEITO


Um colega indiano do departamento de informática que está de visita ao escritório para resolver uns problemas, perguntou-me hoje, em pleno inverno, por que motivo as árvores não têm folhas. Primeiro fiquei a pensar se era por ser indiano, informático ou viver noutro mundo, mas depois de lhe explicar o processo natural das coisas, percebi.
Realmente temos tanta facilidade em catalogar os outros sem ter sequer metade da informação...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AS TABERNAS DE HOJE


Depois das padarias, as tabernas.

Se o meu avô paterno fosse vivo, faria este mês 117 anos. O homem era lavrador, tocava saxofone na orquestra da vila e tinha uma taberna onde naturalmente vendia vinho. Nessa altura uma taberna era exactamente o que um local desses é: um sítio onde se vende e bebe vinho. Às vezes também havia uma côdea de centeio e umas lascas de queijo picante para os amigos, mas essencialmente era onde se bebia um copinho de tinto enquanto se descansavam as costas depois de uma jornada de trabalho no campo.

Com o passar dos tempos as tabernas caíram em desuso e até há relativamente pouco tempo, eram sinónimo de local de qualidade duvidosa e portanto pouco aconselháveis. Até que alguém se lembrou de adulterar mais uma tradição antiquíssima da sociedade portuguesa e fazer das tabernas, tascas mas chamar-lhes tabernas. No fundo não tenho nada contra as tabernas actuais, até tenho amigos donos de uma onde vou frequentemente com muito gosto e a quem só posso desejar o maior dos sucessos no aproveitamento desta onda. O desabafo é apenas contra esta moda de chamar taberna aqueles sítios onde servem comida pseudo-gourmet em pratos quadrados, que mais não faz do que apagar da memória uma das tradições mais castiças da boa vida portuguesa.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

POR FALAR NELES


É engraçado (ou parvo?) que os portugueses emigrantes que comeram o pão que o diabo amassou, putain!, para terem uma casa estilo maison, uma voiture e poderem beber l'aparitif quando lhes apetecer, sejam uns parolos burgessos e os que hoje vão para fora ter appointments e meetings para fazerem reviews de targets de modo a resolverem issues, sejam uns senhores de respeito.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

LÁ FORA TOCA MAIS FUNDO


Este post inicia-se com bola mas é sobre a malta que está fora do meu país. A vitória do Benfica hoje é mais que um simples adiantar na eliminatória. Ganhar em Leverkusen orgulha quem faz a sua vida na Alemanha, no Luxemburgo, na Bélgica, na Suíça, em França ou em qualquer outro país, mesmo não sendo benfiquista ou não ligando sequer a futebol. A vida faz-se de pequenos nadas e uma pequena alegria quando se está lá fora, toca mais fundo. Viver fora de Portugal torna-nos capazes de perceber o sentimento que não conseguiremos nunca explicar a quem não é nem foi emigrante.

Um grande abraço para todos esses corajosos!

PROGRAMA DE S. VALENTIM














Alguém se lembra como foi há 19 anos?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

É A JUSTIÇA, ESTÚPIDO!


Dois sujeitos foram a tribunal, ambos acusados de "homicídio". Para um dos crimes havia provas inequívocas, para o outro apenas suspeitas. Pena decidida pelo juiz: um ano de prisão para cada prevaricador.

Entretanto, no mesmo tribunal, julgou-se outro caso que envolvia duas empresas acusadas das mesmíssimas práticas ilegais para com as suas subsidiárias. Para ambos os casos havia provas inequívocas. Pena decidida pelo juiz: condenação para uma empresa, absolvição para a outra.

Alguma surpresa, tratando-se da justiça desportiva portuguesa?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SERÁ DO CARNAVAL?


Estando na Madeira por altura do Carnaval, é fácil perceber que os madeirenses gostam de se divertir e partilham-no com toda a gente. Se calhar teriam (e têm) razões de sobra para se queixar, mas o que encontrei foi gente simpática, orgulhosa da sua terra, muito prestável e sempre pronta a entrar numa brincadeira. Não vi o pretensiosismo de algumas gentes do Continente que quando vão a certos sítios é para verem e serem vistos, cheios de nove horas e etiquetas bacocas. Tive a sensação de que as pessoas estão mesmo a marimbar-se para o politicamente correcto, sem contudo descurarem as boas maneiras, a educação e simpatia. Espantou-me poder entrar no bar do Nacional pacificamente, identificado como adepto do Benfica e beber copos com os adeptos locais antes do jogo sem qualquer restrição. Houve sempre respeito mútuo, piadas, histórias e boa confraternização. Os adeptos alvinegros estão, também eles, de parabéns.

Portanto, não podia deixar de dirigir uma saudação especial e um agradecimento aos madeirenses pela sua hospitalidade e boa disposição contagiantes.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

DE REPENTE JÁ NOS QUATRO














Obrigado aos fiéis e também aos infiéis leitores.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FIM DE SEMANA NA ILHA


Coral, poncha, bolo de mel, espetadas em pau de louro, milho frito, lapas, atum, brisa de maracujá, bolo do caco, Benfica e o que mais aparecer. De hoje à noite até domingo com a minha Turma do Serra. Bom fim de semana.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DICA FIXE, CUSTO ZERO #4


Gostas de cozinhar e sabes fazer mais do que um ovo estrelado? Gostavas de mostrar os teus dotes culinários e eventualmente até ganhar umas coroas com isso, mas não sabes como? Usa a tua própria casa! Inscreve-te aqui.

PS- Sê paciente, novos destinos dentro em breve, pode ser que Portugal seja um deles.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

CONVERSAS MATINAIS #49


- Em Nova York não há SIDA.
- Han?
- Pois não, porque todas as pessoas com SIDA são metidas em contentores e exportadas.
- Menos para Portugal, porque os estivadores estão em greve.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PRECISO DE UMA ASSISTENTE


Que me escreva uns posts e vá comprar bilhetes para o Benfica-Setúbal, entre outras coisas.
Hoje estou ocupado a agradecer os votos de parabéns que me vão chegando ao longo do dia.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CONSELHO ESTÉTICO - FASHIONISTA


Algumas pessoas da blogosfera deviam considerar seriamente a hipótese de fazerem uma "linguoplastia".

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EL MAGO DIEZ


É preciso ver que nós os Benfiquistas somos milhões no mundo inteiro e estamos carregados de heterogeneidades. Somos muito diferentes entre nós, uns com licenciaturas, outros em tabernas, uns com Ipads, outros sem dentes quando gritam golo ... diversos nas qualidades e nos defeitos (quantos de nós não somos gabarolas, infantis, inflamados?). Mas há uma coisa que distingue os Benfiquistas em qualquer lado do Mundo: somos tremendamente emocionais. Só assim se explica um "afecto que não acalma" perante nomes como Águas, Eusébio, Coluna, Cávem, Torres, Simões, Toni, Bento, Valdo, Ricardo Gomes, Mozer, Isaías, Paneira, Preud'Homme, Rui Costa ... todo um Olimpo de deuses que chega agora até ti, Pablo.

A cada jogo que passava tornava-se inevitável e consensual apreciar a qualidade dos teus passes, da tua leitura de jogo, o teu drible curto de cabeça levantada, a forma de estar no desporto, de gerir a bola, de liderar os mais novos, de ganhar jogando bem e não porque o árbitro esteve nas putas na noite anterior. Sucessivas bofetadas de luva branca em quem acredita que só com crime se pode chegar aos melhores resultados. És o oposto dos Armstrongs da vida: os teus resultados baseiam-se em trabalho e talento. Jamais apontaste para ti. E sabes como poucos que a equipa vem antes do jogador. A supremacia do teu futebol atingiu um ponto em que todos os que odeiam o Benfica reconhecem ao menos no seu íntimo que afinal gostar de Aimar é - talvez lá no fundo, nem que seja um pouquinho - gostar do desporto-rei.



Caro Pulha Garcia, falar do Aimar e consequentemente do sentimento benfiquista não é fácil. Talvez este tenha sido o mais belo texto que já li acerca do tema. Falaste em nome de muitos benfiquistas e amantes do desporto-rei por esse mundo fora. Obrigado.

PODIA SER UM CONTO DE FADAS...


Era uma vez um convite para um casamento diferente cheio de surpresas. Marcou-se a reunião dos convidados para uma estação de comboios de uma pequena localidade no País Basco, aos quais se pediu que trajassem ao estilo inglês do século XIX. Depois de uma breve recepção com pintxos e txakoli, partiram em viagem num comboio a vapor alugado de propósito para o evento. Por devoção dos noivos a Picasso, todos se apearam em Guernica, a vila inspiradora do quadro. Depois de uma breve visita ao local, dirigiram-se a uma tenda de circo para assistirem a um breve espectáculo. Com os noivos em lugar de destaque, um senhor vestido a rigor deu as boas vindas e após a entrada em cena de vários personagens, este simples notário da vila declarou-os casados. Houve brindes com cidra, gaitas de foles, muitas palmas e emoção. De volta à locomotiva, rumaram a Bermeo, na costa do golfo da Biscaia. Várias carroças oitocentistas esperavam as três dúzias de convidados para os levar a um palácio. Aí se serviu finalmente o banquete da boda e aí se dormiu depois de muito festejar.

...mas foi a pura das realidades.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A FRASE DO FIM DE SEMANA


Proferida por um indiano:

A Índia só cheira a merda e os hotéis do Taj Mahal são caros e estão cheios de baratas!
Aqui em Viana (do Castelo) é que se está bem, a comer pregos com alho à beira-mar!

domingo, 13 de janeiro de 2013

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #41


Eram o Carlos e os Josés quem decidia os clássicos: Calheiros, Guímaro, Pratas...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

BEM OU MAL É PRECISO É QUE FALEM


Eu já percebi menos da indústria da comunicação. Continuo a ser um amador mas já não sou um leigo.
Quanto à história da marca que promoveu o vídeo de que toda a gente fala, tenho a dizer o seguinte:

-A intenção de associar bloggers de moda à campanha foi uma boa ideia.
-Ninguém ainda tinha falado (mal ou bem) dos vídeos já publicados anteriormente.
-Ao quarto vídeo publicado, o verniz estalou. Algumas ovelhas falaram, muitas apoiaram-nas e poucas ficaram ou abandonaram a pradaria.
-A marca não estava bem preparada do ponto de vista da gestão da comunicação e retirou o vídeo do ar.
-Depois o verniz partiu-se completamente e temos falatório para uma semana.

Através de um processo indesejável e de todo imprevisível, a marca acabou por ter uma exposição largamente superior ao previsto quando delineou a acção. Haverá danos a reparar mas no final, quantos de vocês se irão lembrar disto como factor decisivo ao entrarem num hiper para comprar uma televisão ou um telemóvel?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AJUDEM OS SEMPHONE


De manhã, quando vou no metro a caminho do trabalho, arranjo sempre maneira de me distrair. Por exemplo, nos dias em que a loura das 8h22 não entra na mesma carruagem que eu, posso dedicar-me à leitura online mais concentrado. Normalmente passo por uns quantos blogs onde fico a saber como é que algumas pessoas sairam vestidas à rua nessa manhã, quais são os desejos delas para este ano, ou se o Sporting despediu mais algum treinador, entre outras coisas.

Mas malta, se querem prestar um bom serviço à comunidade, certifiquem-se que têm a visualização para telemóveis do vosso blog activada. Caso contrário, ler-vos é um caso bicudo para quem ainda não aderiu à moda dos “telefones espertos”. Obrigado.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

AS AMANTES, UMA QUESTÃO PESSOAL


Porque Madrid, no es nada especial. No tiene un gran río ni apenas rascacielos. No tiene ruínas, ni playa, ni mar. Pero tiene la gente, el rincón inesperado, la animación constante, la variedad. Vale la pena llevantarse temprano por una vez, para vivir un día la vida de Madrid!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ARRANJEM UMA VIDA


Uma ex-Presidente de Câmara convida um ex-Primeiro Ministro para jantar e isso é notícia?
Apetece mesmo dizer, senhores jornalistas, arranjem uma vida!