A propósito da petiscada do fim de semana, lembrei-me de uma coisa.
Um dos convivas, alfacinha de gema, pessoa muito cordata, mantendo sempre o seu nível de educação, a dado momento envolveu-se numa acesa discussão. Tudo porque foram desenterrar a história dos pêros. Dizia ele que na sua terra as maçãs se chamam pêros. E dava exemplos, argumentava, tudo num tom perfeitamente aceitável após uma feijoada de lebre e alguns copos de tinto. Só que teve azar, calhou-lhe o cunhado que por acaso é engenheiro agrónomo e deu-lhe um bigode, como se costuma dizer. Vou então publicar um excerto da conversa, após ter sido devidamente autorizado:
- Na minha terra (Lisboa), o que vocês aqui chamam maçãs são pêros.
- O que é que tu estás a dizer, pá? Mas tu és parvo ou quê, c*?!
- É verdade, estás a ver a altura das maçãs reineta? Tudo o que tenha o pé mais alto são pêros, como o pêro golden, o pêro starking, etc. Nas mercearias está lá escrito e tudo.
- A., dá-me aí um cigarro que este gajo até me põe nervoso. F*-se! Vocês são uns burros! Comem toda a merda que a gente para lá manda!
- Estou-te a dizer, é assim que se chamam.
- Não sejas ignorante! Aprende comigo, porra! Se há pessoa que te pode ensinar alguma coisa sobre fruta sou eu, que conheço mais de 20 tipos de pêras e outros tantos de maçãs! Os pêros são uma variedade de pêras mais alongadas e bojudas.
- Ah, mas isso é a pêra francesa.
- Ai o filho da p*! Mas estás a gozar comigo!? Mas qual francesa, qual quê, home!? Viste a
Doyenne du comice à venda e chamas-lhe pêra francesa! Vocês são uns burros pá! Alfacinhas de merda!
- Não te enerves, eu sempre vi isso nos supermercados.
- Ai é? Então olha lá, estás a ver uma banana que também é mais alta que uma maçã reineta? Vocês também lhe chamam pêro?? C* pá! Gente parva! Olha, serve mas é a gente de mais um copo de tinto que tu já não tens solução!
E pronto, foi esta a discussão da noite sobre fruticultura.
Eu mantive-me sempre à margem, tal como os restantes comensais, mas era impossível não rir. :D
PS - Eu bem digo que isto é a terra dos doudos, mas ninguém me leva a sério...