segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O MITO REAL


Já falei nele há uns meses. Apeteceu-me voltar a falar agora.
Ainda que tenha estado numa festarola, na madrugada de sábado para domingo vi o Argentina-Brasil. Esta festa era "moderna", pois tinha um écrã gigante na casa do povo e com Sport TV!! No meio de tanta gente, era praticamente o único a apoiar a Argentina e isso valeu-me alguns comentários. Que se lixe. No final fiquei com pena pelo resultado e pelo seleccionador das Pampas. Era o rosto da desilusão total, pois perder em casa com o eterno rival é terrível.

A discussão Maradona vs Pelé para mim não faz sentido. Ou melhor, tem uma conclusão imediata: Maradona de caras.

Foi o melhor do mundo não só pelo que jogou como por tudo a que esteve e está associado. É o expoente máximo do futebol.

O Pelé não deixou de ser um bom jogador, mas enquanto jogou no Brasil fê-lo apenas no Santos. Depois, já na idade da reforma, foi encher os bolsos nos EUA, correndo poucos riscos.

Já o Maradona jogou em 3 clubes na Argentina antes de se transferir para o Barcelona para depois conquistar verdadeiramente o mundo na dificílima cidade de Nápoles. Jogou ainda no Sevilla antes de regressar a casa, terminando a carreira.

Hoje o Pelé continua a encher os bolsos à custa do futebol mas num campo bem distinto do de Maradona que é seleccionador da alvi-celeste. E também isto faz a diferença. Apesar dos 20 anos que os separam, Maradona continua a amar o futebol (e não só) como ninguém.

El Pibe nasceu num país com raça com um sentimento de vida completamente diferente do Brasil, o que lhe confere também algum misticismo.

Em Setembro de 2004 foi internado de urgência, após ter comido não sei quantas pizzas, consumido umas linhas e ter passado metade da noite a jogar à bola à chuva com amigos... No dia seguinte os jornais e telejornais foram feitos à medida das notícias que se iam conhecendo sobre ele e a Argentina ficou suspensa. Esteve à beira da morte.

Maradona é mais que o melhor jogador de futebol de sempre. É um ícone do mundo da bola como nunca houve e dificilmente haverá. É aquilo a que eu chamo um mito real.
Até o Manu Chao gosta dele! :o)


10 comentários:

  1. lol... Se te consola, o meu namorado também estava a torcer pela Argentina.

    ResponderEliminar
  2. Sou da Argentina desde pequeno e o Maradona é sem duvida, a seguir ao Eusébio claro!!!, o melhor jogador de todos os tempos..
    E está visto que vou ter mm k apoiar a Argentina no mundial pq a seleccao B do Brasil já era...de tuga já só temos a bandeira, o hino e as mirabulantes conjecturas matemáticas na recta final dos apuramentos que nos fazem sonhar com a dita qualificação lolada

    ResponderEliminar
  3. o maradona é um drogado!

    ResponderEliminar
  4. Maradona tem tanto de bom jogador como de mau exemplo em tudo o resto!

    A sua qualidade futebolistica não se discute, Tal como a de Pele, Eusébio, Cruijff, Beckanbauer, Platini e outros grandes jogadores que houve.

    Como pessoa, como exemplo para a juventude, um lixo!

    Dizer que ele é o treinador da Argentina, é a piada do século. Um palhacito, só comparável ao iluminado que o escolheu para o cargo!

    E, como o Pele, vive do futebol mas com uma diferença. O Pele vive também de outras coisas porque teve 2 dedos de testa para isso. O Maradona, sem o futebol, é mais triste ainda.

    Enfim, gostos não se discutem. Agora, alterar os factos que estão à vista de todos... Nem o Socrates distorce a realidade tão bem...

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. wednesday e Bino,
    Já vi que não estou sozinho :o)

    Bino,
    Estou totalmente de acordo contigo.

    Anónimo,
    Somos todos, usamos é drogas diferentes uns dos outros...

    Miguel,
    Respeito a tua opinião mas quem é que alterou quais factos?

    ResponderEliminar
  6. Maradona de caras porquê?
    Viste jogar o Pele?
    Ambos excelentes jogadores e ponto final. O melhor jogador do mundo é algo que não existe porque não podes comparar o futebol da década de 50 com a de 60, com a 70, com a de 80, etc. Muito menos os anos 60/70 com os anos 80/90.

    Depois, há outros jogadores ao nível deles.

    O Pele é o que é por causa do futebol. Sem duvida. Mas teve inteligência para ser alguém na vida. Gostes ou não é um Homem de sucesso, e um exemplo como pessoa para muita gente.

    Maradona é o que é por causa do futebol. Mas não teve a inteligência para ser alguém nada vida. Gostes ou não, não é um homem de sucesso, e muito menos um exemplo como pessoa.

    O Maradona ama o futebol, tal como o Pele ama. Só que um não sabe fazer mais nada na vida e o outro sabe.

    O teu ultimo paragrafo… só em sonhos. Os teus, claro!

    Finalmente:
    Estas pessoas, artistas de topo, gente com um talento muito além do normal – e falo de futebolistas e outros desportistas em geral, de músicos, actores, etc. - têm sempre 2 facetas: a faceta humana, o que são como pessoas, e a faceta profissional, o que são enquanto ídolos de uma actividade especifica.
    Por serem ídolos, a faceta profissional é sempre exemplar e de topo. Estão no topo da cadeia, onde todos gostariam de estar.
    Mas a faceta humana pode ser igual a qualquer um de nós: ou têm carácter ou não; ou são um exemplo enquanto pessoas ou não.
    E o Maradona, neste capítulo, ficou a milhas do Pele. E dos outros que enumerei, por exemplo. Como pessoa, não vale um caracol.
    Imagina só o que ele foi futebolisticamente sendo um lixo humano, se fosse uma pessoa com juízo e caráter…
    Talvez, nesse caso, tivesses razão e fosse realmente possível dizer que tinha sido o melhor de sempre…

    Se não achas a figurinha dele como seleccionador uma tristeza… Bem, de certeza que não aprecias a Argentina!

    Mas é só a minha opinião. Eu com a minha, tu com a tua. E o mundo gira na mesma!

    ;)

    ResponderEliminar
  7. @ Miguel

    N podemos comparar pq? Se em cada uma dessas épocas apareceram jogadores que eram\são unicos e se assim acontece pq n compara-los!? Só pelo que fizeram mereçem esta 'distinsao' ;)..

    Qnto ao nivel pessoal nd conta para este caso, são jogadores de Elite e como eles ha poucos.

    E só para terminar, ainda gostava de saber se a vida do Pele era a mm com os ganhos que o Maradona teve..ou ainda acreditam k o Eusebio e Pele sao hoje tao 'orientados' por esforço(inteligencia) proprios!? lol
    Num país tao (des)crente, será que o Pele n daria milhares de votos só por ser o 'Rei' de uma das 2 actividades que conseguem por(pelo menos) 90% dos brasileiros do mesmo lado das trincheiras..e o 'Rei' ralado n é ;)

    ResponderEliminar
  8. Bino,

    Merecerem distinção é uma coisa e compará-los é outra.
    Merecem distinção porque, na epoca deles, eram dos melhores do mundo. Todos os que já aqui foram falados e outros ainda.

    Comparar o Di Stefano com o Ronaldinho é uma coisa, na minha opinião, idiota. São epocas diferentes, conceitos de futebol diferentes, enfim, muita coisa diferente. 11 contra 11 mas estilos e conceitos diferentes.

    Se fosse possivel fazer jogar a melhor equipa dos anos 50 contra o Barcelona de hoje (porque me parece a melhor equipa de hoje), penso eu, o jogo nem teria piada!

    É o mesmo de estares a comparar o Schumaker ao Jackie Stewart. Optimos os dois mas impossivel comparar porque era tudo diferente, apesar de os carros terem 4 rodas e volante...

    "A discussão Maradona vs Pelé para mim não faz sentido. Ou melhor, tem uma conclusão imediata: Maradona de caras.
    Foi o melhor do mundo não só pelo que jogou como por tudo a que esteve e está associado. É o expoente máximo do futebol."

    De caras não é porque o Pele foi considerado há pouco tempo o melhor de sempre numa votação e o Maradona noutra. Portanto, o "de caras" fica arrumado aqui.

    "Não só pelo que jogou como pelo que esteve e está associado". O que esteve e está associado ao Maradona, para lá do brilhante jogador que foi, é só porcaria. Como pessoa vale nada.

    Se a algumas pessoas não interessa a pessoa onde assenta o futebolista (ou outro talento qualquer), a mim importa porque as pessoas são o seu todo e não uma parte.

    O teu ultimo paragrafo é dificil de entender. Mas se falas em dinheiro, o Pele ganhou fortunas (na altura) no Cosmos. E hoje tem uma fortuna fabulosa e vive muito bem. Não teve foi a inteligência de se meter na droga, "coitado". É que o cérebro também serve para tomar decisões e não só para dar chutos numa bola.

    Finalmente, e no meu ver bastante significativo, é a actual situação do Maradona. Hilariante, ridicula e outras coisas do género. Mas quem é o Maradona para ser treinador de quem? Por amor de Deus! Nem credibilidade para treinar uma equipa de matraquilhos...

    Mas, como disse, é só o meu ponto de vista...

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Miguel,

    O facto de estares a pôr um ponto final só posso deduzir que o mesmo seja aplicado à tua opinião.

    Como dizes, opiniões são opiniões e devem ser respeitadas, principalmente quando são acerca de algo que não é matematicamente exacto. Além disso, a tua opinião não tem obrigatoriamente que se sobrepor à dos outros.

    Quanto ao facto do Maradona ser o actual seleccionador da Argentina, não emiti nenhum juízo de valor acerca do facto.

    Este post foi apenas para dizer que para mim, repito, para mim, o Maradona é o melhor jogador de futebol de sempre.

    Por ser possível haver pontos de vista diferentes é que o futebol desperta tantas paixões...

    ResponderEliminar
  10. A minha opinião é isso mesmo: a minha opinião.

    Acho que isso ficou claro das 2 vezes...

    Para mim, o jogdor que gostei mais de ver foi o Cruijff. Não há melhor do mundo, porque as variantes são muitas.
    Fantástico também era o Platini.

    Mas não devem ser do teu tempo.

    Abraço

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...