quinta-feira, 13 de maio de 2010

AS IDAS A FÁTIMA


Muito se tem falado da vinda do Papa, dos peregrinos e de religião nos últimos dias.
Nas últimas duas semanas têm sido constantes as caminhadas rumo a Fátima, este ano com maior adesão que o habitual justificada pela vinda de Bento XVI a Portugal. Todos os anos há problemas por essas estradas fora e infelizmente este não foi excepção, pois já houve mortes durante uma madrugada. Também eu nestas últimas semanas percorri de carro várias estradas da zona centro e podia ter causado um acidente grave ao ser surpreendido numa curva por um magote de gente que ocupava toda a faixa de rodagem na qual eu seguia. Com esta circulação intensa acaba sempre por haver falta de bom senso de alguns automobilistas irresponsáveis ou de alguns peregrinos, quais ovelhas tresmalhadas.

Uma vez que esta tradição é transversal à sociedade porque se trata de uma questão de fé na maior parte dos casos, podia fazer-se alguma coisa para melhorar as condições de deslocação destas pessoas. Por que é que a Igreja não se organiza e contribui na criação de trilhos específicos com albergues oficiais tal como existe no caminho de Santiago de Compostela em Espanha, por exemplo?

5 comentários:

  1. As estradas nesta altura são um torBento...

    ResponderEliminar
  2. No domingo ia com o meu pai no IC8, a menos de 90, quando deparamos com um grupo de peregrinos.
    Vários fizeram sinal ao meu pai para abrandar.
    Se calhar são os automóveis que não podem circular nos ICs e nós não sabíamos...

    No dia em que morreram dois peregrinos perto da Sertã, passei por um grupo de 6 ou 7, no mesmo IC8, por volta das 2 da manhã.
    2 deles traziam colete e iam, seguramente protegidos por Deus, lado-a-lado alegremente pela estrada fora.

    ResponderEliminar
  3. concordo plenamente contigo...e porque é que em vez de ser ter feito aquela basílica nova, não se utilizou o dinheiro na construção de um abrigo para acolher os peregrinos à chegada a Fátima???

    ResponderEliminar
  4. Eu faço todos os dias 30 minutos para o meu trabalho e nestas alturas ando com o coração em sobressalto, porque não sei como é que ainda não matei ninguém. É assustador e se for preciso ainda gritam connosco porque supostamente eu deveria ir mesmo no meio da estrada.Um dia destes morro de susto.

    ResponderEliminar
  5. RCP, tens a certeza que não queres colaborar comigo?

    Johnny, epá isso é caso para fazer qualquer coisa...

    Pintas, ainda este fim de semana soube de umas hitórias, enfim...

    mão pimpolha, já passou ;)

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...