sábado, 8 de maio de 2010

OS ADEPTOS DA BOLA


Sendo o futebol um jogo de emoções, estas facilmente se sobrepõem ao lado racional dos adeptos, que em muitos casos não abunda. A dificuldade em separar a emoção da razão faz com que por vezes algumas pessoas caiam em fanatismos despropositados. Só que não podemos tornar o jogo puramente racional pois perderia todo o seu interesse.

Quanto a mim há três tipos de adeptos: o simpatizante, o ferrenho e o fanático.

O simpatizante só fala de futebol ou vê os jogos na TV quando o seu clube ganha. Vai ao estádio uma vez por ano e não é sócio.

O ferrenho vê os jogos todos. Na TV ou, sempre que pode, no estádio. Tem uma verdadeira paixão pelo seu clube. Se tiver possibilidades financeiras é sócio. Possui capacidade de análise conseguindo manter a racionalidade suficiente para fazer críticas quando as mesmas se justificam.

O fanático vive obcecado. Não só é sócio como paga as quotas antes de contar o dinheiro para o pão, tem um santuário em casa e compra todos os produtos da marca do clube. Os dirigentes e jogadores não têm a mínima culpa dos desaires que a equipa possa ter, há sempre o factor externo, nomeadamente os "filhos da puta dos árbitros!"

Eu sou um benfiquista ferrenho, reconheço. E só quero fazer uma grande festa amanhã.

12 comentários:

  1. Eu sou benfiquista simpatizante, segundo as tuas definições! E sim, festa só mesmo amanhã! ;)

    ResponderEliminar
  2. vamos lá ver se ganham... :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vendo as coisas assim.... diri que sou simpatizante! Mas se for no caso do meu pai.... eu acho que ele é um simpatizante e ferranho EHEHEHEHEHEH
    Acho que para ti não é preciso explicar mais =)já sabes o que a casa gasta da parte dele EHEHEHEH
    Quanto amanhã... há que ter muita fé e confiança!

    ResponderEliminar
  4. Só avulso, as definições podem sempre ser ajustadas :)

    almighty, basta o empate mas estou confiante na vitória.

    Johnny, ainda se pergunta? :D

    Rita, sim. Porquê?

    Renata, vá tu também podes ser uma bela ferrenha ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que tu nem és ferranho nem és fanático...andas lá pelo meio! e mais não digo, se não ainda me matas :#

    ResponderEliminar
  6. Pronto, então lá nos encontramos!

    ResponderEliminar
  7. Rita, eu não bato em ninguém quanto mais matar :P

    Johnny, pensava que estavas na Checa. O Presi também vai! Aparece às 16h nas roulotes que há minis à ganância da Turma do Serra. Olha, telefona-me que é o melhor!

    ResponderEliminar
  8. O mais cómico é que tu ainda nem sabes quem eu sou. :P

    ResponderEliminar
  9. Se eu disser que sou simpatizante do Braguinha levo na boca? :P

    ResponderEliminar
  10. Johnny, então chiba-te!

    Andorinha, achas? Claro que não. Eu não bato em ninguém. Eheh
    Mas de um gozo não te livras :P

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...