quinta-feira, 30 de setembro de 2010

OS NOVOS EMIGRANTES


Tinha este post em rascunho há algum tempo. Depois de ler as notícias sobre as medidas do governo para combater o défice, lembrei-me de o publicar.

A emigração portuguesa do século XXI pouco tem a ver com a dos anos 60 do século XX. No entanto, apercebo-me e conheço casos de pessoas que foram obrigadas a emigrar nos últimos anos, essencialmente porque procuram melhores condições para sobreviver.

Como é que veêm a emigração nos dias de hoje? Cobardia, valentia ou simplesmente aventura?

14 comentários:

  1. Nenhuma das opções indicadas. É mais esperteza e ambição de se querer o melhor.

    ResponderEliminar
  2. Tal como a complicações disse nenhumas dessas opções. Se lá fora ganhas mais e tens mais oportunidades, porque não arriscar.

    ResponderEliminar
  3. A emigração dos nossos dias tem uma única razão - necessidade desesperada de receber um ordenado.
    Conheço muitos "novos emigrantes" que saem daqui, principalmente para Inglaterra, e vivem uma vida quase tão má como a que tinham aqui, com a única diferença de conseguirem ter comida no frigorífico.

    ResponderEliminar
  4. Focando apenas dois aspectos ainda não levantados aqui, parece-me que, por um lado, a resposta depende um pouco dos sectores e extractos sociais de emigração (quadros especializados, recém-licenciados, desempregados, sector primário, etc.), e por outro acho que o prático desaparecimento de fronteiras e a política de "família europeia" são um bom impulso.

    Eu, pelo menos, estive fora um ano por duas razões: especialização que não existia em Portugal e sentir-me perfeitamente integrado noutro país que não apenas o meu. Gosto da mobilidade que temos actualmente. Ainda penso voltar ir para fora por uns anos para poder fazer coisas que cá ainda são complicadas.

    ResponderEliminar
  5. Eu diria que é ambição. Nem que seja a ambição de receber um ordenado decente. Ou um ordenado sequer.

    ResponderEliminar
  6. eu gostava de ser emigrante em Paris da França só pra ver o Tony Carreira e a Linda de Suza amíude

    ResponderEliminar
  7. É algo contraditório às vezes, por causa do factor eterna insatisfação, que eu acho muito bem para não ser sempre o mesmo marasmo.

    Conheço gente que foi para forma para ter oportunidades melhores do que as que tinha, conseguiu-o, apenas para encontrar novas razões para se sentir insatisfeita.

    Conheço gente que saiu só por tempo limitado e agora não pondera sequer voltar.

    As motivações, mesmo as de base financeira (que, convenhamos, a par das de área profissional que lhe são interliagadas, são o grosso modo da coisa) precisam sempre de um espírito de emigração adequado.

    Senão tens pessoas que conseguem lá fora o que materialmente não teriam cá, mas emocionalmente continuam à procura de estabilidade.

    Acho que isto não responde à tua pergunta, mas eu sou dado a divagações absurdas...

    ResponderEliminar
  8. Cobardia? Até pelo conrário...
    Eu vejo como Coragem, Aventura, "Querer", Oportunidade, mas acima de tudo uma grande experiência de vida!! :D

    ResponderEliminar
  9. Eu vejo-a se calhar, como o meu futuro. Estou desempregada há ano e meio e estou a ver que por cá não me safo. Isto está mau para o pessoal da área das Letras.
    Embora as gerações que hoje saem tenham mais qualificações que os emigrantes que saíam nos anos 60, a tendência recente devido à crise é para que a gente saia pelo mesmo motivo que eles: procura de melhores condições de vida.

    ResponderEliminar
  10. Como dizem por aqui "hay que buscarse la vida". é realmente tudo muito bonito e estar num país estrangeiro mas temos de pensar que nem todos os emigrantes têm situações exclentes por onde estão. Qts não são que saem para o estrangeiro à procura de uma vida melhor (entendam ordenado) e têm uma vida de merda? A crise está aí e não é só em Portugal... por aqui tb se sente... a verdade é que em países maiores pensa-se que é tudo muito facil e é so chegar e vencer... Conselho de quem está fora: ou vêm com algo certo (trabalho credível) ou então passam as passas do Algarve... para não se esquecerem de Portugal.. Ass. Ruffas

    ResponderEliminar
  11. para além de tudo já referido é também uma forma de sacar gajas facilmente, e gajas boas; não as merdosas balofas que habitam portugal e que contaminam o cerebro das gajas boas com inverdades e merdas sem jeito nenhum! barrote prá frente...

    ResponderEliminar
  12. Sobretudo necessidade!

    Seja, a nivel economico, seja porque procuram outras condições de trabalho e de crescimento pessoal...

    (já vi e comentei o tal post de há-um-ano-atrás!)

    kiss

    ResponderEliminar
  13. Que tal inconsciência? No bom sentido talvez, no de arriscar sem planos. Continuamos a ser o povo de marinheiros de águas bravas, não tenhas a menor dúvida. Mas atenção, só emigra quem tem tomates. Quem não tem fica em casa, a queixar-se, a lamentar-se, a dizer que não pode, que os filhos não querem, que a mulher tá desempregada e não quer sair de ao pé da Mãe e mimimimi e inventas 500 desculpas só pra poder continuar sentado no sofá, todas as noites a martirizar-se. Pra isso não é preciso qq tipo de valentia, não achas? Até pq quem é valente enfrenta qq tipo de adversidade, seja a do próprio País seja a que vai encontrar em outros. Eu saí por 2 anos, com volta marcada, e tou aqui, não pq fuja, mas pq sou valente.
    Até breve :)

    ResponderEliminar
  14. aventura. vontade de conhecer coisas novas. pessoalmente não emigrava por dinheiro. nunca na vida. portanto, como diz o outro "deve ser por amor que eu interesse nela não tenho nenhum".
    mas isso sou eu. é possivel que haja muita gente que o faz por necessidade. não sei. eu levantei ancora muito novo. nunca tentei arranjar emprego em pt.

    e em relação à coragem da andorinha, acho que tem razão. mas tanto pode estar a falar de um emigra como dum puto que abre uma empresa com pés e cabeça em portugal e se desenrasca. acreditem, sem trabalho, vontade e algum conhecimento não se arranja trabalho nem em portugal nem na china.
    dito isto, tou cheio de sede...
    uma mini, não se arranja?

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...