segunda-feira, 8 de agosto de 2011

E FICA MESMO



Quando na semana passada falei aqui sobre o ir para fora cá dentro, nem me lembrei que dias depois iria pôr em prática o conselho. A verdade é que o Minho começa a ser quase uma das várias segundas casas que tenho por aí e não é para menos. A riqueza cultural das suas terras (para mim é a região portuguesa que melhor preserva a etnografia), a amizade genuína das suas gentes e a beleza das suas paisagens, não tem, para mim, paralelo em Portugal.


E esta é para os verdadeiros minhotos da raça, vamos lá: quem é que conhece o Caçana? Um tasco perdido numa aldeia de montanha numa terriola chamada Montaria, a meio caminho de Vila Praia de Âncora e Ponte de Lima? Não me digam que conhecem, não me digam que aquilo é uma maravilha porque fiquei com a sensação de ter perdido os melhores rojões dos últimos tempos.

8 comentários:

  1. Não conheço mas hei-de conhecer ;)Mas para mim é mesmo a amizade genuína
    MZ

    ResponderEliminar
  2. Bolas, agora apanhaste-me! Conheço Montaria (por passar lá de carro toooodos os fins de semana desde que nasci), mas nunca fui ao Caçana. Mesmo assim, os melhores rojões de todos os tempos são os da minha Mãe, hehehehe
    Também conheço muita coisa pra esses lados, mas já vi que tens bons guias. Se precisares de dicas, avisa :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Andorinha, passavas lá toooodos os fds desde que nasceste?? :)
    Olha que eu sou perito em prova de rojoes. Eheheh
    Sim, nao me posso queixar que tenho sido bem guiado.

    ResponderEliminar
  4. Sim :) Os meus Pais são de Melgaço, e usavam muito essa estrada para fugir à estrada nacional do Arcos de Valdevez que é toda aos SSS. Além disso Âncora é a praia escolhida pras férias dos Melgaçenses e dos Monçaneses e a minha família estava lá o verão todo e tinham lá casa, por isso às vezes no inverno tb íamos lá passar uns fins de semana. A minha Tia (irmã da minha Mãe) tem um aldeamento turístico em Afife, por isso hoje em dia, sempre que vou a Portugal, aos domingos, vou lá :) E o meu Pai em vez de usar a auto-estrada, tem a ideia peregrina de passar nessa estrada (arrrgghhh, que é péssima!).
    A minha Mãe tem carta desde os 18 anos (pouco habitual na altura) e todos os fins de semana íamos visitar os meus avós, desde que nasci ;)

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado! :D Daqui resulta mais uma pergunta curiosa: se costumas visitar a tua tia que tem um aldeamento turístico em Afife, certamente conheces o Mariana?... :)

    ResponderEliminar
  6. Conheces o Caçana? Vou lá muitas vezes. O Champarriao e os rojões são deliciosos!!

    ResponderEliminar
  7. Não conheço o Caçana, mas é uma sugestão para a próxima vez que me perder por lá uma semana ;)

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...