quinta-feira, 24 de novembro de 2011

É O MÁXIMO


É normal acharmos qualquer coisa o máximo quando não conhecemos outra melhor. É um tipo de comportamento a que todos estamos sujeitos e que vamos modificando à medida que a idade nos traz vivências e com elas maturidade. Querem um exemplo?

Exactamente um mês após ter ido inscrever-me no centro de saúde da minha área de residência em Madrid, recebi a tarjeta sanitaria pelo correio. Para que os cidadãos possam obter este cartão e consequementemente beneficiar da assistência médica pública gratuita, têm que fazer prova de residência através de um documento municipal e estarem inscritos na segurança social espanhola. A carta trazia também um autocolante para afixar na parte de trás do cartão com o número de telefone do meu centro de saúde e o nome do médico de família que me foi atribuído. Assim, quando for necessário, temos tudo à mão.

Durante o que me resta de vida ainda posso vir a rir-me disto mas de momento a minha opinião sobre a organização e funcionamento da saúde pública em Madrid é qualquer coisa próxima de "é o máximo", pois sinto verdadeiramente confiança neste sistema e sei que se precisar dele alguém tomará conta de mim.

6 comentários:

  1. hhmmm, oxalá não mudes de opinião. ela já não era famosa e avizinham-se tempos agrestes...

    ResponderEliminar
  2. saude publica decente, do paralelo 48 Norte pa baixo, só conheço na terra dos doudos.

    ResponderEliminar
  3. Bom, melhor que o da área de residência de Lisboa, que é mais para o "é o mínimo"...

    ResponderEliminar
  4. continuas panasca do cu!!!

    ResponderEliminar
  5. Espero que não necessite de terapeuta pois não trabalho com esses sistemas de saúde de países supra desenvolvidos.

    ResponderEliminar
  6. tomaladistopa, posso vir a mudar de opiniao 8oxalá que nao) mas de momento estou bastante satisfeito como que oferecem. PS - começando pelo "t'jaquim" ferrador ;)

    Cat, pela exeriência que tive há coisa de um mês atrás tenho que reconhecer que tens razao.

    Complexo, isso nao está incluído no pacote de seviços médicos gratuitos?

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...