quinta-feira, 19 de março de 2009

COMÉRCIO JUSTO

Por ser dia do Pai pensavam que eu vinha com mais uma lenga lenga por causa dos festejos, mas não.
Hoje venho falar de algo completamente diferente.

Num dos meus últimos passeios pela Baixa lisboeta que tanto gosto, encontrei uma loja que vende produtos vindos de redes de comércio justo. Aproveitei e comprei uma barrinha de cereais por 0,50€.




Mas afinal o que é isto? O conceito surgiu na década de 60 do século passado e tem como base o estabelecimento de preços justos através da cadeia de produção, garantido o bem estar social de todos os seus intervenientes. Este movimento tem especial incidência nos países menos desenvolvidos e privilegia produtos naturais e artesanato.

Para além do preço, é dada fulcral importância à criação de oportunidades para que os produtores melhorem as suas condições de trabalho e de vida; à protecção dos direitos humanos (principalmente das mulheres e crianças) e dos povos indígenas; ao estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo tendo em vista a sustentabilidade do negócio, entre outras.

Nos dias que correm parece utópico mas há cada vez mais pessoas a procurarem este tipo de produtos. Eu por mim acho interessante e valorizo muito o trabalho que é feito, pois conheço pessoas dessas redes e sei o esforço que fazem.

Se quiserem saber mais sobre o assunto, basta pesquisar na internet, pois há bastante informação.

1 comentário:

  1. acho o teu gesto muito bonito... infelizmente ainda há muito poucas pessoas a compras produtos de comercio sustentavel ou justo, tambem esses produtos são muito pouco publicitados.Talvez os produtos bio estejam mais na vanguada.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...