domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Comemora-se hoje o dia internacional da mulher.
A ideia surgiu no início do século XX em plena industrialização e tinha como objectivo celebrar os feitos económicos, políticos e sociais da mulher.
Praticamente um século depois, a essência desta comemoração está muito longe do original e duvido que a maioria das mulheres realmente saiba o porquê da existência da data.

Para além disto, é mais um dia que foi aproveitado pelo marketing de algumas empresas tendo como fim ganhar mais algum: restaurantes, floristas e até lojas de roupa.

Sou pouco dado a certas comemorações, porque para além de muitas dessas datas estarem a desvirtuar os verdadeiros motivos iniciais da sua comemoração, no caso concreto acho absolutamente surpreendente que numa Europa do século XXI ainda haja alguém que ouse sequer comparar direitos de homens e mulheres.

Se calhar ainda há muito machismo escondido por aí ou muitas mulheres ressabiadas...

2 comentários:

  1. posso dizer que a maioria das minhas colegas não sabem porqué que se festeja esta data. algumas mais feministas alegam que serve para lutar para a igualdade dos sexos. hoje esta data é mais um evento comercial ... é bom par os bars e restaurantes, fazem dinheiro a custa da história

    ResponderEliminar
  2. hmmm será que é? porque, sinceramente, da vasta lista de pessoas que conheço, nenhuma festejou o dia :-S
    mas eu sou suspeita, qualquer um destes "dias" não me faz sentido algum... e se os amigos são o nosso espelho, não é surpreendente que nenhum o tenha festejado.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...