domingo, 12 de abril de 2009

AJOELHA!

Mais uma Páscoa.
Durante os últimos dois meses, os rituais típicos voltaram a repetir-se um pouco por todo o mundo. Na última semana, denominada Semana Santa, decorreram as habituais procissões. Em Portugal, é Braga a cidade que provavelmente atrai mais turistas para assistirem às celebrações pascais. Em Espanha, Sevilla. Tive oportunidade de assistir a várias quando lá vivi e a melhor palavra que encontro para descrever o que vi é: arrepiante!! As procissões são organizadas por irmandades e fraternidades a que pertencem muitos dos habitantes da cidade. Mesmo quem não tem hábitos religiosos não ficará indiferente.

Além do cabrito assado no almoço de Páscoa, há uma tradição pascal que recordo com mais saudade. Nos tempos de garoto, o meu pai ensinou-me uma pequena brincadeira popular entre os mais novos que consistia numa aposta.
Durante a quaresma escolhia-se um parceiro e apostava-se contra ele "xis" amêndoas. A aposta era selada com o encaixilhar dos dedos mínimos (mindinhos aqui no interior) como mostra a foto. O primeiro a mandar ajoelhar o outro no dia de Páscoa ganhava a aposta.




Belos tempos, os da inocência...

2 comentários:

  1. :D

    A minha tia Zi ensinou-nos outra aposta, que esta tua me fez lembrar... Quando se encontravam gomos "gémeos" nas laranjas, dava-se esse gomo a outra pessoa e apostava-se algo para o "Bom dia". No dia seguinte, o primeiro a dizer "Bom dia!" ao outro, ganhava a aposta...

    Belos tempos, sim, os da inocência... :)

    Beijitos

    ResponderEliminar
  2. Lol

    Comentámo-nos ao mesmo tempo... :)

    Respondi-te lá na Selva. :)

    Beijitos

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...