quarta-feira, 15 de julho de 2009

O MEU MARIDO AJUDA-ME TANTO...


Outro dia em conversa com uma amiga dizia-me ela que uma colega de trabalho lhe veio com esta conversa: ai, o meu marido é muito querido, ajuda-me muito em casa.
E nós começamos uma discussão interessante em que as nossas opiniões coincidem.

O que é que ela quereria dizer com aquilo? Que o marido a ajuda a fazer as tarefas de casa?

É verdade que tradicionalmente as tarefas domésticas são executadas maioritariamente pelas mulheres. Mas nos dias de hoje, em que a emancipação delas é uma realidade, há muitas que têm um empego, tal como os maridos. Ou seja, o tempo que resta para a lida da casa (e outras coisas) é reduzido para os dois. Se for tudo feito pela mulher, é muito provável que ela não consiga dar conta do recado. Depois os gajos admiram-se que à noite a resposta seja muitas vezes, "hoje não querido, estou tão cansada, dói-me a cabeça." Isto se os gajos não tiverem já adormecido no sofá fartos de esperar que elas terminem na cozinha. Eheh

Por isso pergunto, não será normal que as tarefas de casa sejam divididas? É verdade que alguns homens não percebem muito do ofício e há certas coisas que não são fáceis, mas há outras tão básicas que qualquer um pode fazer, não precisa ser artista.

Se o marido desta senhora a ajuda muito em casa ainda bem, mas se ela acha que ele lhe faz um favor então se calhar tem ali um problema...

7 comentários:

  1. Pois claro, o tempo da escravatura já lá vai! Não têm os dois um emprego e uma "vida"? Não vivem os dois na mesma casa, não sujam, comem, etc os dois? Então os dois têm que contribuir para as tarefas, era o que mais faltava!!! Se há um que se desenrasca melhor numa e outro que gosta menos de fazer outra, melhor, têm o trabalho dividido naturalmente :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a senhora tem dois problemas: esse, do achar que o marido lhe faz um favor e... ela própria.

    Mas como diz o outro "se são felizes assim, o melhor é não mexer mais na palha!" (:

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho visto bastantes casais a partilhar tarefas, sem "eu ajudo, tu ajudas".

    É bom de ver. :)

    Beijitos

    ResponderEliminar
  4. Definitivamente essa senhora tem um sério problema de falta de auto estima!
    Mas muito sinceramente acho que ainda existem demasiadas pessoas a pensar como ela.
    Uma minoria, entende que as tarefas domésticas são do casal, infelizmente o comum passa por se encarar o trabalho doméstico como uma "obrigação" feminina.
    E mais, espantem-se pois as pessoas mais machistas são as próprias mulheres.
    Talvez com o tempo, as coisas se componham como deve de ser. Afinal se já estamos em maioria nas universidades, falta só um passo para o domínio do mundo… eheh

    ResponderEliminar
  5. Nada a acrescentar, disseste tudo e muito bem dito...

    ResponderEliminar
  6. é mais que normale que o marido ajude a mulher, nao vejo porqué que essa senhora gaba tanto o seu marido por ajuda-la. deve ter recebido uma educação muito tradicional e catolica

    ResponderEliminar
  7. Ora era exactamente isso que eu dizia!

    E é esse comodismo que tem de ser quebrado.

    Não é uma guerra, só um novo olhar!

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...