domingo, 29 de novembro de 2009

BAPTIZADOS MODERNOS



Nasceu mais um bebé no meu círculo de amigos, o que é sempre motivo de muita alegria. Reflectindo sobre o assunto, tenho a sensação que hoje há menos baptizados que antigamente. Será porque também há menos nascimentos ou porque a cerimónia deixou de ter tanta importância?

Há tempos li uma notícia sobre uma tendência a ganhar cada vez mais adeptos em Espanha: o baptismo laico ou civil. Casamentos pelo civil já não é novidade para ninguém mas a ideia de “baptizados civis” nunca se me tinha ocorrido.

Assim foi com um menino de 3 anos em Madrid.

A cerimónia decorreu na Casa de la Panadería, o edifício mais bonito de toda a Plaza Mayor, quanto a mim. Houve padrinhos, leu-se a Carta dos Direitos da Criança, declamou-se poesia, ouviu-se música e foi então declarado cidadão de Madrid.

Ao que parece, há bastante procura deste tipo de cerimónias e já se pensa na criação de um registo oficial das mesmas.

Será que esta moda poderia pegar em Portugal?


Notícia completa aqui.

3 comentários:

  1. Hmmm baptizado civil... não sei se me faz muito sentido. Ao contrário do casamento, que é um contrato que podes querer seja religioso, ou não - dependendo das tuas crenças - o baptizado por norma só me faz sentido religioso. Qual o interesse de te baptizares se não és crente? Mais vale então fazer uma festa de "Nasceu o nosso filho xyz, venham festejar". But that does not a baptism make ;-)

    n.d.r.: Se eu casasse, iria pelo cartório. E se tivesse um filho, não o baptizaria.

    ResponderEliminar
  2. ShooGirl,
    Talvez o baptizado até devesse ser uma opção própria de cada um, assim como é o casamento.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...