segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O MELHOR PARA TODOS


De ano para ano tenho conhecido pessoas que convivem com alguma indiferença com o Natal, seja por razões culturais ou pessoais. É por isso que este ano decidi englobar as festas e desejar-vos apenas um Feliz Ano Novo.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

HIGIENE COMPLETA


Hoje foi dia de visita daquela senhora que de vez em quando vem cá a casa fazer limpezas. Como penso ser habitual com toda a gente que tem a sorte de ter estas visitas, quando cheguei fui passar vistoria para ver se as coisas tinham realmente visto pano, detergente e aspirador. Qual não foi o meu espanto ao ver que além da sanita, também o ralo do bidé tinha daquele líquido azul desinfectante a que chamamos Harpic ou WC Pato. Primeiro fiquei um bocadinho indignado mas depois pensei um bocadinho e sorri: o que é que se lava ali habitualmente?

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A VIDA A ACONTECER


Este Natal serviu para perceber que as duas semanas de férias do antigamente se transformaram em dois dias. Com o passar dos anos, os mais velhos vão sendo substituídos por outros mais novos na mesa da consoada e também há gente de fora que passa a ser da casa. Alguns amigos foram adoptados por outras famílias, cuja localização é longe da terra dos doudos e é mais complicado revê-los na altura do ano que se esperaria ser a mais fácil. Moças com quem já trocamos fluidos corporais há muito tempo, são hoje respeitáveis mães de família em conjunto com elementos que desconhecemos e que a terra dos doudos também adoptou. Nestas noites frias de inverno nem sempre se completa uma mesa de jogo e o mesmo termina mais cedo do que há uns anos.

Mas, o vinho novo continua a ficar pronto para ser bebido por estes dias e a visita às adegas dos vizinhos-família para a primeira prova, ainda é uma realidade na tarde de 24.

sábado, 22 de dezembro de 2012

NOME A PRECEITO


Portanto, a Pensão Amor é uma ex-casa de meninas, certo?

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PERGUNTA DO FIM DO MUNDO


O mundo acabará por zonas ou vai tudo para o buraco ao mesmo tempo?
É que falei com os meus colegas da Nova Zelândia há bocado e por lá amanheceu com tudo ainda de pé.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - DEZEMBRO


Quem colhe azeitona antes do Natal, deixa metade no olival.

EM BUSCA DO RESTAURANTE PERDIDO


Tenho saudades de descobrir um novo restaurante em Lisboa ou arredores que não esteja na moda, não seja um conceito, não prometa experiências, não faça parte de roteiros e não seja sugestão de pseudo-críticos gastronómicos que escrevem nas revistas habituais. No fundo que seja apenas um lugar onde se coma e beba realmente bem com um atendimento à altura, independentemente do preço.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PRESÉPIO 2012




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LIÇÃO DE ONTEM


Óscar Cardozo, a chatear alguns benfiquistas e todos os adversários desde 2007.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PASSARAM DEZ ANOS


Ja tinha saudades de ouvir contar "a la belge".

Septante, octante, nonante.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PASSO A PASSO


Um dia, em qualquer bar de Lisboa, também o gin será servido no copo certo, haverá vida para lá do Gordon’s, a tónica será diferente consoante o tipo de gin e cada bebida terá direito a uma água individual aberta no momento, tal como acontece em qualquer tasco de Madrid. Será apenas uma questão de tempo, de modas, ou de educação dos gostos.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - NOVEMBRO


Em Novembro e no mês do Advento, racham as fragas com a água e com o vento.

ELE HÁ COISAS


Ao entrar num espaço cultural em Lisboa, a primeira coisa que vi foi um quadro cujo estilo é inconfundível e se reconhece a quilómetros. Era dum artista da terra dos doudos que já não via há uma vida. O gajo atrás de mim perguntou-me se conhecia o autor e eu respondi que sim, entusiasmado: "é o Farinha, meu conterrâneo!" Foi então que ele me estendeu a mão e disse com um sorriso malandro, "muito prazer!"























Terra dos doudos, caracterizada





Lisboa, caracterizada

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CHEGADA ESTA ALTURA DO ANO


Uma pessoa sente falta dos posts sobre o frio que faz por esse mundo fora.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ALGUÉM VOS ESTÁ A SUBESTIMAR


Algo se passa com as mulheres portuguesas. Ultimamente é recorrente ver cartazes publicitários a apelar à memória histórica dos sabores do antigamente, muito engenhosamente denominados por sabores da avó. Toda a gente sabe que a arte culinária é coisa que vem sendo transmitida secretamente de geração em geração há muitos anos e a não ser que já haja head hunting de avós cozinheiras, não me parece que a Iglo, a Central Lechera e outras, tenham em seu poder tais receitas supostamente inalienáveis. É que se for o caso, chega-se à triste conclusão que as mulheres de hoje são dispensáveis, culinariamente falando, porque já não dependemos da sua perseverança, altruísmo e sentido de responsabilidade para um regresso ao passado, basta ir ao supermercado. Ou então são os publicitários (mais uma vez) a fazer pouco das mulheres da Península Ibérica. Aquela açorda de sável que a tua avó fazia como ninguém? Pfft!, nós também a sabemos fazer e vendemo-la baratinha, congelada em saquinhos.

E nós, homens? Somos um caso perdido, naturalmente. Contentemo-nos com as fusões, reduções e demais inovações dos tempos modernos. Alguém imagina um macho na cozinha a aprender a fazer uma feijoada de lebre ou uma tarde de ruibarbo com a mãe ou a avó, há 30 ou 40 anos atrás?

sábado, 24 de novembro de 2012

ÁGUA PASSADA


Há quem ache aquele portal de vendas da internet muito útil e a música do anúncio na TV muito engraçada.
Há quem não se lembre da Lena d'Água em 1981 e também quem ainda não fosse gente nesse ano.



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ISTO SIM, É SOFRIMENTO


Um grande amigo sofredor, confidenciou-me que no seguimento de mais um derrota ontem, teve um sonho horrível:

Estava completamente indignado porque o Sporting era a equipa com mais pontos no campeonato e mesmo assim ainda estava no último lugar!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A LAVAGEM DE CABELO MAIS CARA DA HISTÓRIA


A mini brain andava já há algum tempo a falar em cortar o cabelo para mudar de penteado.
No dia seguinte as outras colegas começaram o interrogatório logo de manhã:

- Não ias cortar o cabelo ontem?
- E fui.
- Mas não se nota nada...
- Cortei só um bocadinho e lavei.
- Então? O que aconteceu?
- Agora têm lá um estagiário e...
- E então?
- Não fui capaz de explicar o que queria.
- Porquê?
- Ele não ia perceber, pronto.
- Se é estagiário tem que perceber o mínimo, nem que lhe mostrasses numa revista!
- O rapaz é surdo mudo, porra!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DICA FIXE, CUSTO ZERO #3




Gostas de cinema dito alternativo e achas que o Almodóvar é o rei das câmaras em Espanha. Pois bem, aproveita o Cinefiesta em Lisboa e no Porto a partir de hoje para ficares a conhecer outros ângulos. Aconselho vivamente o "La chispa de la vida", do Alex de la Iglesia, realizador praticamente desconhecido em Portugal mas bastante conceituado em Espanha. Se gostares, tenta ver o "El día de la bestia" (não está no programa) do mesmo realizador e depois vem cá falar-me em Tarantinos, Cronenbergs e afins.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

QUANDO O ACORDAR VALIDA O SONHO


Assim que entrei para o piso superior, deram-me as boas vindas, pediram-me o casaco e indicaram-me o local onde iria passar as oito horas seguintes. Calcei as meias de descanso, pus a manta por cima, programei a playlist da consola com Depeche Mode e puxei do Le Monde.

Depois de algum tempo no ar, o Jêrome veio tomar nota das minhas escolhas gastronómicas e convidou-me a visitar o bar na rectaguarda onde iriam servir os aperitivos. Acedi ao convite mas fiquei um bocadinho incrédulo com os chineses que já lutavam entre si para serem servidos de champagne. Também havia Graham's vintage do nosso Douro e um tinto que me chamou a atenção. Entretanto tinha-se juntado o Louis, engenheiro topógrafo a regressar a casa depois de uns meses de trabalho lá fora: Oh la la, c'est la bagarre, ça!, exclamou. Não há povo como o latino para apreciar estas coisas da boa vida, concordamos. Chegada a nossa vez, aceitamos delicadamente a flute de Veuve Cliquot que a Karen, australiana de Melbourne, nos ofereceu. Declinamos uma segunda porque ainda havia que provar outros néctares e aquele tinto continuava debaixo de olho. Entretanto o Jêrome anunciou que estava tudo a postos para o serviço e voltamos para o lugar.

Após o banquete, chamemos-lhe assim modestamente, ausentei-me por momentos. No regresso encontrei o meu lugar transformado num leito de branca alvura. Não me fiz rogado e estirei-me a todo o comprimento. A Marie tinha-me deixado o resto do Château Figeac à cabeceira e perguntou-me se precisava de mais alguma coisa. Foram as últimas palavras de que me lembro e o seu doce olhar a última coisa que vi antes de cair num sono de bebé.

Acabaria por acordar algumas horas mais tarde para me dar conta de que o meu sonho se tinha tornado realidade: o Airbus 380 acabava de aterrar em Charles de Gaulle e eu era um dos passageiros da Business.

AINDA O SKYFALL


Bond,

A true gentleman never shoots a man from the back. Not even your worst enemy.

Yours faithfully,

Jibóia

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AUTISMO SOCIAL


Tenho acompanhado à distância os protestos de hoje em Portugal. Tenho visto as notícias na internet e lido os comentários dos do costume. Independentemente do que cada um de nós pensa e da situação em que se encontra, não julguemos as acções dos outros como se tudo isto estivesse na maior das normalidades. Não está.
Neste momento há razões que até a própria razão desconhece. Daqui a três meses voltamos a falar, se não antes.

EH DIABO!


À partida pode parecer incómodo ser-se reconhecido como "diabo vermelho". Mas depois uma pessoa até fica orgulhosa se for um colega holandês a dizer-nos isso referindo-se ao facto de que além dos alemães, os portugueses são os únicos a quem não conseguem ganhar. Imaginem a angústia do homem ao dizer-me que hoje se joga um Holanda-Alemanha arbitrado por um português.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

AZEITEIRADA


Uma das razões por que gosto de hotéis, é a possibilidade de poder escolher o que me apetecer naquele preciso momento do pequeno almoço. Outra, é divertir-me com as reacções das pessoas (fora de Espanha) sempre que peço azeite para a minha torrada.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DESCUBRA AS DIFERENÇAS


Benfica, 2012/2013















Benfica, 1995/1996


terça-feira, 6 de novembro de 2012

VIAM-SE GREGOS


Quantas pessoas consumiriam o "iogurte grego" à venda em Portugal se inicialmente tivessem provado o original?

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OS DONOS DO MUNDO


É mesmo necessário fazer tantas reportagens sobre as eleições nos E.U.A.? Bem sei que na prática são eles que mandam no mundo, mas como não votamos republicanos nem democratas, basta apresentarem-nos o sujeito que vai mandar nisto nos próximos quatro anos e já está. Assim como assim não podemos fazer nada.

sábado, 3 de novembro de 2012

A VERDADEIRA DESPEDIDA DO VERÃO



















Terra dos Doudos, 3 de Novembro de 2012

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MAMINHAS AO LÉU


Na mesma rua e à mesma hora mas em bares diferentes, duas gajas protagonizam um espectáculo em que mostram as mamas. A um chamam-lhe dança burlesca, ao outro strip tease. Qual é a lógica disto?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

AS ORIGENS


Segundo consta lá por casa, o hábito de temperar a comida com ervas de cheiro já vem da minha bisavó. Os canteiros arrumados à casa eram a sua dispensa fresca, exemplo que anos mais tarde a neta e os bisnetos haveriam de seguir. E naquele almoço, quando perguntei discretamente se aquelas folhinhas no bacalhau eram farpão e o empregado foi à cozinha confirmar antes de me dizer que sim, não foi para surpreender alguém, nunca tinha era provado bacalhau assado no forno temperado daquela maneira. Na verdade as ervas de cheiro não servirão nunca para demonstrar o que quer que seja, apenas e só para me relembrar que, faça o que fizer, vá para onde for, as minhas origens são do campo, tal como a das ervas de cheiro.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O COMBATE QUE FALTAVA


BOB ESPONJA vs HELLO KITTY. Puerta del Sol, Madrid - 26 de Outubro de 2012. Notícia aqui.

Pólo Norte, finalmente alguém meteu esta gata no seu lugar! Golpe de mestre aos 20 segundos.




A ANTIGUIDADE TAMBÉM É UM POSTO


Reacção de uma colega de trabalho neo-zelandesa que esteve em Lisboa de visita:

Foi incrível visitar monumentos mais antigos que o meu país!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DICA FIXE, CUSTO ZERO #2


Vais a Madrid de avião em lazer. O teu hotel é no centro (Sol - Gran Vía). Que meio de transporte usar desde o aeroporto? Dos terminais 1, 2 e 3 são no mínimo 25 euros. Se for do T4 facilmente ultrapassa os 30.
Opções a ter em conta: metro ou autocarro. Quase toda a gente escolhe o primeiro por ser mais fácil e intuitivo de usar mas deixo a dica para uma alternativa que chega ao centro mais rápido e por igual preço que o metro: o autocarro Airport Express. Saídas fixas a cada 15-20 minutos e com paragem assinalada à saída de cada terminal nas chegadas. O percurso entre o aeroporto e o centro da cidade é feito em cerca de 25 minutos, com paragens apenas na Calle O’Donnell e na Praça Cibeles, terminando em Atocha.

Este serviço opera 24 horas por dia, todos os dias do ano. Muito útil para voos de madrugada. Mais info aqui.

domingo, 21 de outubro de 2012

ANTECIPAÇÃO DO NATAL


A Conferência Episcopal Portuguesa vem por este meio informar que, em virtude dos últimos resultados desportivos do Sporting Clube de Portugal, a celebração do Natal será este ano antecipada para Outubro.
Esta resolução produz efeitos imediatos.

O Presidente
D. José Policarpo

CONVERSAS MATINAIS #48


Um gajo abandonado nos sofás do Lux é acordado por duas libanesas:

- Are you OK?
- What? Oh yes, don't worry I'm... olha, estou todo fodido!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BLOGO-MACHOS, COMO É?!


Nem Pipoco, nem Tolan, nem Sacana, nem Troll, nem o de Sua Mãe, nem mesmo o Simão. Ninguém dedicou umas linhas à Sylvia Kristel, falecida esta semana. Não me digam que o "Emmanuelle" nunca teve uma influenciazinha que fosse em algum momento da vossa vida, vá.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EL BAILE


Quando forem a um espectáculo de sevilhanas em Lisboa, lembrem-se de considerar a hipótese de qualquer adolescente de uma aldeia perdida na Andaluzia poder dar um espectáculo melhor. É que isto é coisa que se aprende desde o berço.

Ainda assim, uma vez no local, não esmoreçam. Estou certo que acharão uma certa graça aos passos e à terceira sangria os vossos pés também vão querer deixar o chão. Gostam dos vestidos às bolinhas com aqueles folhos que lhes dão um ar alegre, não sabem é que também estes trajes têm a sua moda que como qualquer moda, muda todos os anos. Quando ouvem falar no preço não vão acreditar, até porque nunca tiveram uma filha cuja preocupação maior na questão da afirmação própria dentro do grupo de amigas é ter sempre o traje de flamenca da última colecção.

Os espanhóis levam as tradições mesmo a sério e muito se orgulham disso.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

COMO DISSE?


"Esta selecção da Irlanda do Norte parece-me claramente inferior ao Azerbeijão."

Comentador da RTP antes do Portugal - Irlanda do Norte

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - OUTUBRO


Outubro quente traz o diabo no ventre.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FACHADAS


Na verdade ela nunca quis saber se um touriga nacional era mais indicado que um syrah para acompanhar o bacallhau braseado, que nem distinguia do típico bacalhau na brasa e respectivas batatinhas a murro regadas com azeite. E os Riedel, que ela invariavelmente substituía pelos do Ikea para grande desgosto dele... Nem mesmo uns fins de semana em Paris acompanhando-o nas convenções anuais do banco serviram de pretexto para ensaiar um disfarçado interesse pelas bonds europeias. Bond para ela só o Connery. Os gastos exorbitantes em comida da moda, quando a prima Belmira de Valpaços nunca deixava acabar o salpicão de bísaro lá em casa, também nunca foram percebidos como algo realmente necessário. E um dia ele admirou-se que o habitual passeio de barco com a família do director geral pelas águas do Alqueva tenha sido preterido por uma petiscada com os amigos.

Estranho modo de vida o de quem partilha cama com a mesma pessoa anos a fio mas não sabe com quem vive.

domingo, 7 de outubro de 2012

AINDA O SÁ PINTO


Video(ton) killed the football star.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #40


As letras das músicas se sacavam de ouvido e à custa das teclas Fast Forward e Rewind.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COM MÚSICA ME ENGANAS


Uma pessoa engraça com uma dessas musiquinhas modernas que entram facilmente no ouvido, enche-se de paciência para ir procurar quem a canta, mas facilmente se desilude: afinal é da Lana del Rey!? Pffff...

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PERFEITOS INÚTEIS


A caminho da tal escola onde pela manhã algumas crianças correm alegremente em busca dos amigos, também há pais que dia após dia fazem questão de entregar os filhos directamente aos assessores de educação (leia-se, professores), fazendo das estradas e passeios públicos sua propriedade privada. Desconfio que alguns pais não entram com a viatura nas salas de aula apenas para não terem que fazer manobras. Este comportamento parental tem duas vertentes, sendo que ambas me irritam profundamente, ainda que de maneira diferente. Primeiro, aquela atenção redobrada que julgava ser necessária apenas quando atravesso a rua na passadeira, afinal também é fundamental durante a simples circulação pelo passeio, não vá um papá ou uma mamã distraído dar-me um toque com a sua viatura. Eles lá terão os seguros deles, mas eu só tenho uma vida e não a tenho assegurada. Segundo, tenho para mim que a entrega directa das crias no colo dos educadores, perdão, professores, fomenta aquilo que designo de criação de perfeitos inúteis. Esses mesmos que já em fase avançada da puberdade ainda não sabem em que botão do microondas carregar para aquecer uma pizza, a única comida que conhecem quando estão sozinhos. Não admira que mais tarde pensem que a interacção com as mulheres se faça também por meio de botões (qual playstation) e que no final o sentimento geral dos progenitores seja de rotundo falhanço em relação à educação que os professores tinham que obrigatoriamente dar aos seus pequenos.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PETISCOS DE ÉPOCA 12



Não houve late harvest, que é como quem diz colheita tardia, não houve enólogos profissionais nem adições especiais, foi tudo artesanal e à moda antiga como de costume. E portanto, para manter a tradição, no sábado passado o almoço foi rancho depois de mais uma vindima na terra dos doudos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

É DE FAMÍLIA


A mini brain tinha prevista uma viagem ao Japão com os pais agora em Setembro, mas desistiram.

- Então, por que desistiram?
- A minha mãe teve medo que nos denunciassem.
- Han?!
- Ela acha que os japoneses são tão discretos e silenciosos que teve medo que nos denunciassem por falarmos alto.
- És tonta?! Que disparate!
- Não sei... Sabes como é que eu falo, não sabes? Pois, os meus pais são piores!

Está explicado. E bem explicado.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CORRIDA SEM DESTINO


Esta manhã cruzei-me com vários jovens alunos de mochila às costas, animados pelo reencontro com os colegas.
Imbuído do espírito crítico que tem caracterizado a sociedade nos últimos tempos, pensei por momentos:

"Para onde correm estas crianças?"

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A CULPA É DA ROTUNDA!


Quantas pessoas que chegaram atrasadas hoje de manhã terão usado como desculpa o trânsito no Marquês?

sábado, 15 de setembro de 2012

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - SETEMBRO


Setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes.

domingo, 8 de julho de 2012

INTERVALO


Apesar de ter algumas ideias e temas para desenvolver, a verdade é que não me tem apetecido escrever. Sei que o blog tem tido fases irregulares, mas sinto que de momento não há criatividade e interesse para continuar a publicar assiduamente com o mínimo de cuidado que sempre tentei ter. Desta forma, digo-vos sem metáforas, eufemismos ou perdas de tempo, que chegou a altura de parar. Gostava que não fosse para sempre, mas o tempo o dirá.

Resta-me agradecer as vossas amáveis visitas e comentários ao longo destes três anos e meio. Até breve, espero.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A VINHA DO SENHOR


Algumas pessoas não tiveram acesso a ela, outras passaram por lá a correr.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

AQUELE GRUPO SECRETO DO FACEBOOK


Tem como um dos membros a mini brain. Nada de surpeendente, portanto.









Tradução: Senhoras que batem com o leque nas mamas quando se abanicam.

Nota: A senhora da foto não é a mini brain.


Seja como for, hoje não é um bom dia para um português estar em Madrid e felizmente precavi-me a tempo.

terça-feira, 26 de junho de 2012

QUEM NASCEU PARA LAGARTIXA NUNCA CHEGA A JACARÉ #2


O Hendrick's é o Moët & Chandon dos gins: bom, é certo, mas o marketing fez o resto.

sábado, 23 de junho de 2012

CRISTIANO,


És um desmancha prazeres. Bem sabes que há quinze dias a malta apostava tudo no falhanço desta selecção, tu à cabeça. Sim, tu estavas destinado a ser o principal culpado e enganaste muita gente. Pobres coitados, gente sofredora abnegada na sua tristeza cuja réstia de esperança era poderem profetizar a própria razão. Esta gente apostou com cafés inteiros, nos cabeleireiros, nos bancos de jardim e nas praças de táxis, que nem um jogo ganhávamos e que tu nem um golo marcavas! Mas não, tinhas que vir com as tuas e seres mais uma dor de cabeça para os portugueses. Convencido! E pioraste desde que foste jogar com os espanhóis! Estás feito como eles, só queres ganhar, celebrar, regozijar-te com isso! Sabes que mais, o melhor é voltares para Espanha. Vai lá ganhar campeonatos, bolas e botas de ouro mas respeita o nosso sofrimento, que saber gerir expectativas e felicidade não é connosco, está bem?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

CURAR PRESUNTOS


Muito se tem falado numa possível transferência daquele jogador do FC Porto que personifica um herói verde de banda desenhada. Quanto a mim acabará mesmo transferido mas para o Desportivo de Chaves, para ir curar os presuntos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

COSMOPOLITISMO


Tenho para mim que o grau de cosmopolitismo de uma cidade está directamente relacionado com o número de passageiros do metro que se encostam à direita, deixando livre a parte esquerda das escadas rolantes para quem tem pressa.

terça-feira, 19 de junho de 2012

O REGRESSO DO GALO




Então não é que o galo de Barcelos, outrora um símbolo menor de Portugal conotado com a emigração, voltou a estar na moda sendo genericamente aceite como símbolo nacional sem sequer ser preciso estilizá-lo? Só ainda não percebi se é por causa da bola ou porque emigrar voltou a ser uma necessidade para muita gente.

A propósito, honestamente, quem é que conhece a lenda que tornou famoso aqui o bicho?

domingo, 17 de junho de 2012

TARDE DE DECISÕES


Bem sei que esta tarde se joga o tudo ou nada mas a minha ida hoje será a outro estádio.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - JUNHO


Para Junho guarda um toco e uma pinha, e a velha que o dizia guardados os tinha.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

DIÁLOGOS IMPOSSÍVEIS


Qual a probabilidade de apanhar um táxi conduzido por um motorista do Bangladesh, cuja única palavra que sabe dizer em português é "pata choca"??

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O MEU NOME É MAIOR QUE O TEU


Alguém explica esta nova moda das pessoas se apresentarem com três nomes?

Não basta Manuela Correia, tem que ser Manuela Brito Correia.
João Santos também não chega, tem que ser João Marques Santos.

domingo, 10 de junho de 2012

CONVERSAS MATINAIS #47


És o bêbado mais selecto que eu conheço.

sábado, 9 de junho de 2012

DIZEM ELES, OS DOUDOS #13


Já disse ao meu patrão, se Portugal hoje ganha à Alemanha pinto o camião de vermelho e verde e quarta-feira estou em Hamburgo a apitar! Também já avisei o gajo da raquete na plataforma logística que lhe passo por cima com o camião, só lá fica a mão dele a acenar!

PREVISÕES


Depois das previsões do polvo e da vaca, falta apenas a do grilo, da zebra, do melro e do javali.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

RELAÇÃO DE GRANDEZA


Hoje estive numa suite de hotel de tamanho seis vezes maior que o meu apartamento e cuja diária é mais do triplo da renda que pago todos os meses. Isto à partida deu-me a sensação que vivo numa toca mas rapidamente concluí que afinal há é gente com mesmo muito dinheiro.

sábado, 2 de junho de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #39


Nasceu a primeira banda juvenil em Portugal, o sonho de qualquer adolescente na altura.



quarta-feira, 30 de maio de 2012

POVO DO CATANO


Hoje tive que fazer de manhã mas não precisei de ir ao escritório, as novas tecnologias pouparam-me a deslocação. Antes do almoço passei por um dos locais que mais gosto de frequentar em Madrid, a taberna da porta ao lado de casa onde de manhã está a Carmen e à tarde o Pepe. O pai dele, de manhã e à tarde. Depois de pedir o habitual botellín - a mini madrileña, que veio acompanhado de uma almondega caseira e um trocito de pão, entra uma senhora rubia carregada de sacos com compras. Antes mesmo de os pousar pede também uma cerveja mas maior que a minha, um tercio. Está à espera que o filho chegue do colégio para ir fazer o almoço. Um cliente, agora mais assíduo desde que lhe tocou em sorte o desemprego, segue um programa de mexericos na televisão. Comenta que gosta muito da Romy “Esnaider” apesar de nunca ter visto o Sissi e pede mais um aperitivo. Dou os parabéns à Carmen pela almondega que está francamente saborosa e peço outra mini. O chaval chega entretanto e diz à mãe que lhe sobe as compras se ela lhe der cinco euros. Acertam o negócio por um kas laranja e ficam a conversar sobre a manhã de cada um. Alguém pergunta pelo Pepe relembrando que mais logo ao fim tarde, depois da apresentação do livro, virão todos beber uma copa. Entretanto começa o telediário das três e o cavalheiro cinéfilo solta um sonoro joder! quando vê as noticias sobre o descalabro do Bankia. Peço à Carmen que me cobre e vou almoçar.

Numa altura em que Espanha vai aprofundando uma crise parente da nossa, os espanhóis teimam em continuar a tratar a vida por tu, povo do catano!

terça-feira, 29 de maio de 2012

EURO 2012


Faz por esta altura doze anos que a selecção nacional passou de patinho feio a orgulho nacional em menos de duas semanas. Já me ocorreu que talvez pudesse voltar a acontecer o mesmo nesta edição mas depois lembrei-me que o Figo, o Rui Costa, o João Pinto, o Jorge Costa e o Nuno Gomes não foram convocados.

PRÉMIO SONASOL


Acabei de saber que as minhas colegas me consideram o gajo do escriório que melhor lava a loiça.
Estou um bocadinho preocupado porque não sei o que pensar desta distinção.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #38


Quem fazia bolos se chamava pasteleiro. Hoje está na moda intitular-se cake designer.

terça-feira, 22 de maio de 2012

E AGORA UMA DE GAJO CULTO


Não podia deixar passar a oportunidade de ver o Rodrigo Leão ao vivo em Madrid, não é?

PIADAS DE NUESTROS HERMANOS A PARTIR DOS SESSENTA*


Depois de um naufrágio, os sobrevientes conseguem chegar a uma ilha perdida. No barco viajavam:

a) dois italianos e uma italiana
b) dois franceses e uma francesa
c) dois alemães e uma alemã
d) dois gregos e uma grega
e) dois ingleses e uma inglesa
f) dois búlgaros e uma búlgara
g) dois suecos e uma sueca
h) dois irlandeses e uma irlandesa
i) dois argentinos e uma argentina
j) dois catalães e uma catalã
k) dois andaluzes e uma andaluza
l) dois bascos e uma basca

m) dois portugueses e uma portuguesa


Um mês depois, a situação na ilha é a seguinte:

a) Um dos italianos matou o outro por causa da mulher.
b) Os franceses e a francesa vivem juntos e felizes num ménage à trois.
c) Os alemães cumprem um escrupuloso horário em que se revezam para estar com a alemã.
d) Os gregos dormem juntos sendo que a grega limpa e cozinha para eles.
e) Os ingleses continuam à espera que alguém lhes apresente a inglesa.
f) Os búlgaros olharam primeiro para aquele oceano infinito, depois para a búlgara e decidiram partir a nado.
g) Os suecos contemplam a possibilidade de cometer suicídio enquanto a sueca os martiriza com a teoria de que o corpo é seu e a verdadeira natureza do feminismo. Pelo menos não neva na ilha e os impostos são reduzidos.
h) Os irlandeses instalaram uma destilaria. Não se lembram se há possibilidades de sexo à vista, porque desde que se produziram os primeiros litros de whiskey de coco, há uma espécie de neblina constante que tapa toda a visibilidade. Estão contentes porque sabem que os ingleses não estão a ter nenhum tipo de actividade sexual.
i) Depois de algum tempo, a argentina encontra-se bastante entediada num canto da ilha, passando os dias a limpar as unhas com um raminho. Acontece que os argentinos já não lhe ligam e passam o dia inteiro a falar de futebol e de como são bons a fazer amor.
j) Os catalães, sempre a quererem diferenciar-se, alugaram a catalã aos suecos. Com esse dinheiro financiaram os irlandeses na construção da destilaria, onde eles próprios trabalham a troco de que as garrafas de whiskey de coco também estejam etiquetadas em catalão. Não fazem sexo, mas poupam uma brutalidade em preservativos.
k) Os andaluzes revezam-se para estarem com a andaluza dia sim dia não. No dia de folga vão para os copos com os irlandeses e chateiam os ingleses, os italianos, os franceses, os alemães, e sobretudo, os catalães. Já conseguiram que os irlandeses ignorem os catalães e destilem uma variedade de "xerez de coco". Organizaram também um calendário das mais variadas festas na ilha às quais todos os outros querem ir.
l) Os bascos dedicam-se a cortar os troncos dos coqueiros, levantar pedras, boicotar os andaluzes e no campo sexual, a masturbarem-se. Já se sabe, acima de tudo independência.

m) Os portugueses. Alguém quer dar um palpilte?

*Tradução e adaptação feita por mim. Incluí a alínea m), a qual podem completar se tiverem paciência para isso.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

NEM A PSICOLOGIA EXPLICA


Como é que um gajo metódico com o seu trabalho e quase todas as outras coisas, raramente tem a casa arrumada?

domingo, 20 de maio de 2012

SOLIDARIEDADE MATERNAL


Estou muito contente pela minha mãe, pois pela primeira vez na vida saboreou uma vitória do seu clube.



PORQUE HOJE É DOMINGO


Aqui em Madrid não é dia de ficar em casa a papar televisão a tarde toda, nem há pachorra para limpezas porque durante a semana também se há-de arranjar tempo para isso, não há sequer a tentação de ir para um centro comercial porque ou estão fechados ou ficam fora da cidade, não há que pegar no carro para ir onde quer que seja, não há que ter medo das filas para atravessar pontes porque as poucas que existem podem atravessar-se a pé, não teremos uma cidade fantasma porque a única forma de ficar acabrunhado e entregue a si próprio é fechar-se à chave na casa de banho de casa. E mesmo assim...

E porque aqui é assim, nem hoje nem em domingo algum estou com o síndroma de véspera de segunda-feira, portanto vamos lá ver quem é que vai querer ir à Latina beber um copo. Em alternativa, o tal mercado de San Antón será sempre uma boa aposta. Sim, ontem também houve copos. E então, há calendário para isso? Aqui não. Em calhando talvez passe na gelataria dos italianos só para ver se hoje fizeram o de ricotta com figos. Pena ter-me distraído e não ter ido ver o World Press Photo, mas pronto, o Rodrigo Leão é já na terça-feira. Mais logo não sei o que me apetece fazer para o jantar mas como no meu bairro as lojas fecham todos os dias às dez, ainda tenho tempo de pensar nisso. E se me apetecer uma coisa diferente também não será um problema, já me esquecia que hoje termina aquilo das tapas por Madrid.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

THE LAST SUMMER


Infelizmente.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - MAIO


Maio frio e Junho quente, bom pão e vinho valente.

A RIQUEZA ESTÁ NA TERRA


A julgar pelo número de pessoas que não sabe se há-de semear ou plantar batatas e procura resposta neste blog, tornava-me rico num instante dando umas aulas de hortofruticultura.

terça-feira, 15 de maio de 2012

COMO LANÇAR O HORROR NA BLOGOSFERA





Dia de estreia nas bancadas da catedral do toureio.
Mais logo às sete da tarde.

COMO LANÇAR A INVEJA NA BLOGOSFERA


Depois de vários dias e tipos de festa chegamos ao dia de San Isidro, patrono da cidade de Madrid. Como não podia deixar de ser, hoje é feriado local e esperam-me várias actividades ao ar livre pela cidade durante este dia solarengo. Com especial preponderância pelos comes e bebes, já que o baile do chotis não é o meu forte.

Explicação aqui.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

E POR FALAR EM FESTAS


Já me esquecia desta, ontem à noite no Santiago Bernabéu.






















sexta-feira, 11 de maio de 2012

LA FIESTA QUE NO TERMINA NUNCA


Na semana passada o Real Madrid foi campeão.
Anteontem o Atlético Madrid ganhou a UEFA.

A festa segue dentro de momentos.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

A VINGANÇA SERVE-SE FRIA


Naquele tempo em que os alemães despachavam para cá as tais ambulâncias manhosas e nós fazíamos sentidas vénias de agradecimento, o que realmente importava era ir lá fora assistir à assinatura do acordo de geminação, pois era uma oportunidade de ouro para ver umas louras espadaúdas daquelas que pensavamos existirem apenas na televisão. Coisa ao alcance de muito poucos, diga-se. Mas havia gajos com sorte, como o Zé Mário - jovem bombeiro voluntário na corporação local. Numa dessas viagens a uma pequena vila no norte da Alemanha, conseguiu ser integrado na comitiva e durante a estadia embeiçou-se por uma jovem germânica. Mantiveram o contacto por carta e no verão seguinte a Irene foi à terra dos doudos passar duas semanas de férias. Nesse verão de 82, tinha a Itália acabado de ganhar o mundial de futebol derrotando na final precisamente a Alemanha Ocidental, a Irene estava especialmente necessitada de atenção e foi presa fácil para o grande Zé. Acontece que o Zé Mário era um gajo com quem muitas cachopas sonhavam subir ao altar e ainda que ele estivesse careca de saber que isso nunca iria acontecer, havia sempre alguma que se deixava enganar. Por essa altura era a Otília quem ainda mantinha a esperança, uma cachopa do termo que raramente vinha à vila, a não ser nas feiras ou quando o Zé tinha dinheiro para meter 50 escudos de super na motorizada e a ia buscar. Isto deu-lhe alguma margem de manobra durante o tempo em que recebeu a visita da Irene. Porém, num fim de tarde estival típico do interior rural, quando partilhava com ela a sombra daquela figueira da estrada que ia dar ao hospital, uma das ambulâncias que tinham vindo da Alemanha no ano anterior passou por ali a alta velocidade. Instinto profissional ou pura curiosidade, assomou ao largo. Era a Otília com um pincípio de enfarte. A sua Otília! Muito aflito, largou a outra e foi em seu auxílio. A alemã ficou furiosa. O pai bem a tinha avisado mas aos 18 anos nada nem ninguém parava a miúda. Certo é que a partir daí as coisas azedaram de tal forma que ela voltou para casa mais cedo que o previsto jurando séria vingança não só ao Zé mas a todos os portugueses.

Hoje a irmã mais velha, uma tal Angela, anda por aí a lixar-nos a vida, cumprindo a tal promessa de há trinta anos.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #37


Estavam na moda os acordos de geminação entre vilas portuguesas e estrangeiras com o fito de se ir à Alemanha buscar umas ambulâncias em segunda mão.

terça-feira, 8 de maio de 2012

AS COISAS SÃO COMO SÃO


Quando algum estrangeiro me cita a Mariza como fadista de renome internacional julgando estar a fazer um brilharete, o que sinto na verdade é um misto de orgulho e embirração. Que diferença há realmente entre ela e a Joana Amendoeira, a Kátia Guerreiro, ou a Mafalda Arnauth? Aparentemente apenas a questão do padrinho e uma imagem extravagante.

Cingindo-me ao meu reduzido poder opinativo sobre o tema e não querendo diminuir-lhe as qualidades vocais, acho no entanto que a Mariza não personifica a imagem de fadista. Fado é fado, assim como rock é rock, pimba é pimba e por aí fora. Isto inclui um estilo de vida e um estado de alma predominante que são indissociáveis da pessoa. Como diz o Pipoco, as coisas são como são, portanto quando virem, por exemplo, os Iron Maiden de smoking ou o José Carreras de cabelo oxigenado, numa tentativa de experimentalismos ou renovação de imagem, sinceramente desconfiem.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O NOVO VERBO NA BOCA DO POVO


Pretérito perfeito

eu dumpei
tu dumpaste
ele dumpou
nós dumpamos
vós dumpastes
eles dumparam

Presente do indicativo

eu dumpo
tu dumpas
ele dumpa
nós dumpamos
vós dumpais
eles dumpam

Futuro

eu dumparei
tu dumparás
ele dumpará
nós dumparemos
vós dumpareis
eles dumparão

sexta-feira, 4 de maio de 2012

DIZEM ELES, OS DOUDOS #12


Onde se ganha o pão não se come a carne.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O DOIS EM UM DAS CELEBRAÇÕES


E não poderia haver melhor dia que hoje para mais uma comemoração em Madrid. A comemoração!

A SOMA DE TODOS


Espanha está dividida em dezassete comunidades autónomas. Cada uma destas regiões tem direito a um dia feriado e hoje celebra-se o da Comunidad de Madrid.

Esta comunidade autónoma vai para além da própria cidade de Madrid, aglutinando cerca de 6,5 milhões de habitantes da capital e localidades vizinhas com o slogan, la suma de todos. Viver aqui é fazer parte desta soma, é senti-lo diariamente nas mais variadas situações e ter até um certo orgulho nisso, seja-se madrileño, de outra comunidade ou de outro país.




sábado, 28 de abril de 2012

RECICLAGEM CONJUGAL
























Cartaz de publicidade visto no metro de Madrid

quinta-feira, 26 de abril de 2012

AS MULHERES E A IDADE


Outro dia, numa das habituais pequenas celebrações de aniversário do pessoal do escritório, a colega em destaque não queria velas no bolo. Dizia ela que não gosta que os outros saibam a sua idade. Além da velha máxima "não se pergunta a idade a uma mulher" ser das tradições cavalheirescas mais parvas de que há memória, neste caso os 46 ficam-lhe bem.

Há que dar mérito a quem aparenta ter menos dez anos sem nunca ter feito uma única intervenção cirúrgica plástica nem dietas parvas. Talvez a dolce vita de vinte anos vividos em Roma também a tenham ajudado, mas o certo é que é preciso saber cuidar-se e estar disposto a isso. Portanto, em vez de se esconder atrás dos números, dizemos-lhe sempre que devia antes estar orgulhosa do estado em que está para a idade que tem e servir-se disso como bandeira pessoal.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A NOVA REVOLUÇÃO


Não se dará por causa das dívidas, da gasolina estar cara, não haver o que comer ou deixar de haver cerveja fresca.

Há por aí muita gente a parodiar as Juntas de Freguesia mas é esse mesmo povo que partiu o que tinha a partir para ter novos concelhos que voltará certamente a partir o que tiver que ser partido para que a reorganização administrativa territorial não se faça ao estilo corte e costura desde os gabinetes do governo. Esperem e verão.
Não brinquem com as pessoas...

terça-feira, 24 de abril de 2012

GEORGE R.R. MARTIN


Será publicidade encapotada da Rádio Renascença?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #36


Era pratica comum fazer de conta que se convidava um artista de nome sonante para uma festa e na hora prevista do espectáculo, já com a malta toda aos pulos, um elemento da organização subia ao palco para informar que o suposto convidado tinha tido um acidente pelo caminho e não podia vir.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

APOIAR OS PORTUGUESES


Hoje jogam-se as meias finais da Liga Europa. Havendo alguns portugueses envolvidos na eliminatória, decidi ir ver ao vivo o jogo onde a presença lusa no relvado deverá ser mais notória. Por isso mesmo, esta noite estarei no Vicente Calderón a ver o Atlético de Madrid-Valência e a apoiar o Tiago, o Miguel e o Ricardo Costa.

E também porque me faltava uma ida a este estádio enquanto é tempo, pois vai desaparecer dentro de dois anos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

MEIAS A MEIO


Uma das minhas colegas entrou hoje de manhã no escritório a segurar as pontas do vestido. Rapidamente as outras se levantaram entre risinhos e alguma troça (cabras que só elas) tentando saber qual era o problema e com intenção de ajudar. Diz a colega protagonista:

- Há muito tempo que não vestia estas meias, isto está gasto e não cola na perna por isso caem-me.

Depois do burburinho, disse eu com a minha calma olímpica e sem desviar o olhar do computador, feito sacana:

- Passa-lhes álcool na parte da goma.


E vocês ainda refilam que os homens não vos dão ouvidos nem prestam atenção às vossas coisas?

SE CONDUZIRES NÃO OUÇAS #8




domingo, 15 de abril de 2012

NÃO HÁ TRÊS SEM QUATRO


O que eu gosto de provérbios portugueses, mesmo sendo acabados de inventar por mim.


















Nota: Fui ver ao vivo as quatro vitórias do Benfica na taça da liga.
Perdoem-me os dois últimos (dignos) vencidos, mas tenho saudades
das finais do Algarve contra lagartos e dragões.

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - ABRIL


Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ACEITAM-SE IDEIAS


O voo para Lisboa está atrasado. Logo hoje que me apetecia chegar cedo.
Para matar o tempo, estou indeciso entre ir chatear as senhoras da free shop do aeroporto onde o Pipoco compra os cremes para a barba, fazer corridas com outros passageiros que estão atrasados para outros voos ou simplesmente contar quantos executivos não estão a usar camisa azul clara. Podiamos fazer aqui um concurso de sugestões e a mais original ganhava qualquer coisa. Que dizem?

PELA NOITE DENTRO


Estás eufórico, a estudar, de ressaca, com saudades, perdido, feliz, pensativo, melancólico, a dançar, a acordar, romântico, a escrever, triste, agressivo, sexy, com sono, apaixonado, só, pedrado, a jantar, a relaxar, nostálgico, a fazer amor, pensativo, a trabalhar, preocupado, a festejar ou a ler?

Qualquer que seja o teu estado de espírito, acompanha-o ou muda-o com uma música daqui.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #35


Se fazia a festa das ilhas no ISA (Instituto Superior de Agronomia) e a noite era passada em torno das sandes de carne em vinha d'alhos, da poncha e das moças casadoiras das regiões insulares do nosso Portugal que por lá se encontravam.

AQUI HÁ GATO


Em Junho de 2008 o preço da gasolina rondava 1.30€. Houve bloqueios, faltou combustível, mantimentos e perdeu-se uma vida. Passados praticamente quatro anos, paga-se 1.80€ por litro e a letargia não podia ser mais evidente. Aqui há gato.

terça-feira, 10 de abril de 2012

MIXÓRDIA DE TEMÁTICAS


Se a frase não andasse na boca dos portugueses, dava um belo registo para o blog, porque no fundo é isso que ele é.

A NECESSIDADE AGUÇA O ENGENHO


Depois de várias entrevistas de trabalho como entrevistado ao longo da vida, outro dia passei para o lado do entrevistador pela primeira vez. Mesmo que a minha entrada em cena tenha sido apenas parte do processo, um chumbo da minha parte era factor eliminatório para os candidatos.

Percebi então que, ou me tornava bem rijo, ou técnico de recursos humanos não seria profissão para mim.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ANDAM A DORMIR?


A malta está numa excitação por causa do Alive e do Rock in Rio. Então e o Marés Vivas?!

Quatro dias com Franz Ferdinand, The Cult, Kaiser Chiefs, Garbage, Billy Idol e Gogol Bordello por um preço inferior a apenas um dia dos outros festivais? Esperem aí que eu já vos digo onde é que eu vou este ano.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

HERESIAS


Ir a um talho halal numa sexta-feira santa e perguntar se têm secretos de porco preto.

HISTÓRIA? QUAL HISTÓRIA?


Os meus amigos sportinguistas rejubilavam ontem com a façanha da sua equipa. Clubismos à parte, fiquei contente por eles mas um pouco confuso quanto à verdadeira razão da euforia pelo empate. Tinha para mim que seria maioritariamente pela exibição de alto nível do seu guarda-redes, o melhor português da actualidade, mas afinal parece que a excitação se deveu a um apuramento histórico para a semi final da Liga Europa. Histórico, perguntei-me? Só hoje percebi, ao ler os jornais pela manhã, que tinha sido apenas a quinta vez.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

DICA FIXE, CUSTO ZERO #1


Vens pela primeira vez a Madrid e vais ao mercado de San Miguel porque te disseram que é o máximo? Voltas a Madrid, já conheces o sítio e só lá vais para matar saudades?

O mercado de San Miguel vale a pena a visita para se falar com conhecimento de causa, mas dentro do estilo Madrid tem melhor. Ou pelo menos diferente, com menos guiris*.

O Mercado de San Antón, em pleno bairro da Chueca, tem praticamente tudo o que tem o outro e é mais tranquilo. Vens às compras? Sobe ao primeiro piso. Só queres petiscar sem encontrões nem indecisões (a escolha é curta mas serve)? Sobe directamente ao segundo piso. Se apenas queres beber um copo no meio da mais heterogénea clientela espanhola, dirige-te ao bar-terraço do último andar onde te esperam outras agradáveis surpresas.

*os bifes e gringos vistos pelos madrilenhos

quarta-feira, 4 de abril de 2012

QUERIAM COLEGAS DESTAS, NÃO ERA?


Amanhã é feriado aqui e sexta-feira também. A pretexto disto as gajas do escritório decidiram ir almoçar fora todas juntas. Para que isso se proporcionasse tive que ficar sozinho a tomar conta do estaminé. Na volta do almoço:

-Obrigado Jibóia, para te agradecer trouxemos-te un regalito.

Lamento nao ter a prova fotográfica mas imaginem um tiramisú vindo directamente de um dos melhores restaurantes italianos de Madrid.

SUBSÍDIO DE (DES)EMPREGO


Ainda a propósito das cargas excessivas de trabalho, devido à actual tendência de reduzir pessoal nas empresas, os poucos que ficam por vezes têm que aguentar barcos tão grandes que mais dia menos dia começam a meter água. E numa altura em que o Estado não sabe o que fazer com a taxa de desemprego, pagando a muita gente para de quinze em quinze dias ir à junta de freguesia carimbar um papel, se calhar podia pensar no seguinte:

Os desempregados que por qualquer razão não tivessem oportunidade de beneficiar de um emprego conseguido pelo centro de emprego, teriam a possibilidade de serem colocados numa empresa da sua área de formação para fazerem um part-time com o qual poderiam majorar o subsídio de desemprego e manterem-se efectivamente em contacto com o mercado de trabalho. Depois era só pedir aos colunistas do Diário da República para sacarem uns Decretos que castigassem os malandros não cumpridores.

Não sou um génio que se lembrou de revelar a receita da pólvora, apenas exponho o caso próprio de quem não pôde trabalhar GRÁTIS e de livre vontade durante 3 horas por dia numa empresa da sua área equanto esteve desempregado, porque isso ia contra os regulamentos de atribuição do subsídio de desemprego. Perdi a oportunidade de efectivamente continuar a formar-me activamente durante aquele período, de manter o contacto com o mercado de trabalho e não menos importante, a auto-estima profissional.

terça-feira, 3 de abril de 2012

PODERIA SER MÃE DA MINI BRAIN


Há coisas que uma pessoa não pode deixar de ouvir e reproduzir aqui.
Foi o caso de uma conversa ao telefone entre uma colega e o filho que está de férias:

- Vamos lá ver Alex, conta-me o que andaste a fazer esta manhã. Levaste a cadela à rua?
- Sim.
- De certeza?
- Sim, mas depois voltei para a cama.
- E não tomaste banho?
- Não.
- Ainda não tomaste banho e já saíste à rua? Mas que porcaria é essa?! Depois vais sair com raparigas e é uma vergonha! Alejandro, não sais de casa sem tomar banho, ouviste??


Nota: o puto tem 13 anos.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ABAIXO AS REDUÇÕES


Hoje fui almoçar fora do escritório com a mini brain pela primeira vez. Decidiu ela o local no qual já é uma habitué.
Um dos pratos do menu de hoje era dourada ao sal com molho de cogumelos e redução de Pedro Ximenez.*

Mini brain, fazendo o pedido ao empregado:

- Jaime, eu vou querer a dourada mas já sabes que quero a dose inteira, nada de reduções.


*Vinho licoroso da Andaluzia parecido com o nosso vinho do porto

DA PERSUASÃO


Um colega que tinha previsto ir passar esta semana a Valência para ir à praia, acabou por sair de Madrid no sábado com o seguinte roteiro feito por mim:

Entrada em Portugal por Vilar Formoso. Visitas a Viseu, Aveiro, Porto, Guimarães, Braga e Viana do Castelo.


PS - Até agora, o único sms que recebi foi para elogiar o cabrito no restaurante que lhe recomendei em Viseu, levando-me a crer que está tudo sob controlo. Espero ter mais notícias ao longo da semana.

sexta-feira, 30 de março de 2012

DIZEM ELES, OS DOUDOS #11


Isto é o fim do mundo em ceroulas!

(dirão eles, os doudos, quando chegarem à tardinha para mais um fim de semana em Madrid)

quinta-feira, 29 de março de 2012

AS ESPANHOLAS SÃO UMAS MALUCAS


A propósito deste post do Trollofthenorth, quem nunca ouviu ou proferiu este cliché, que atire a primeira pedra.

E por que é que acho isto um cliché? Porque a maioria das mulheres espanholas fala abertamente com qualquer homem de livre vontade sem pensar que vai ser comida. E dará a dica se está ou não para isso. Uma simples conversa de circunstância num autocarro, numa fila de atendimento ou num bar, não resulta necessariamente numa noite de sexo. Os espanhóis podem ter muitos defeitos mas ainda formam uma sociedade minimamente civilizada e onde ainda há algum pudor. Acontece que quem diz que as espanholas são umas malucas, não está habituado a ter troco das mulheres em geral e muitas não ousam dar conversa a desconhecidos porque acham que o que eles querem é outra coisa.

No caso do Troll foi diferente. Estamos a falar de uma paixão luso-galega e com estas coisas não se brinca, tá?

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #34


As greves gerais produziam os efeitos desejados.

GREVE GERAL 2.0


Faz hoje precisamente ano e meio que vivi a primeira (e última) greve geral em Espanha. Hoje é dia da segunda. Dizia-me ontem o dono da taberna ao lado de casa, que hoje de manhã os piquetes da greve não o deixariam abrir mas que depois ao final da tarde cairiam lá todos para matar a sede.

Talvez já tenha dito por aí que estas greves tal como se fazem hoje em dia não levam a nada. Isto não quer dizer que eu discorde do significado e importância da greve, apenas acho que deveríamos por em prática outras formas de protesto mais eficazes. Por outro lado, se estou descontente com as políticas do governo, falto ao trabalho como forma de protesto prejudicando a minha empresa que por acaso é do sector privado e nunca me faltou com nada? Qual é a lógica disto?

quarta-feira, 28 de março de 2012

SERÁ IGNORÂNCIA?


O Bob Esponja anda há dois ou três episódios atrás do Plankton para recuperar a receita secreta dos crab burguers que este lhe roubou e quando falo nisto aos meus colegas, ninguém esboça o mínimo interesse. Parvalhões!



terça-feira, 27 de março de 2012

BILF 2012


Não sei se prometer um electrodoméstico a todos os que votarem no Jibóia para BILF 2012, se por o meu voto a leilão tendo como base de licitação uma grade de minis.

LIMITES INDEFINIDOS


A capacidade humana de suportar a dor é como a de suportar cargas de trabalho: aguentamos sempre mais do que alguma vez acreditamos conseguir. Felizmente nunca testei a primeira, mas estava longe de imaginar a segunda.

segunda-feira, 26 de março de 2012

EU, VINHATEIRO ME CONFESSO


Na senda das descobertas, ultimamente tenho encontrado vinhos realmente bons e a bom preço.
Diz quem sabe que depois duma garrafinha destas elas ficam a miar que nem gatas.







sexta-feira, 23 de março de 2012

A RAPOSA E AS UVAS



Todos nós em criança tivemos quem nos contasse histórias ao adormecer. Eu recordo com saudade as que o meu pai me lia, principalmente as conhecidas Fábulas de La Fontaine que me deixaram ensinamentos para a vida. Esta semana voltei a lembrar-me desta.

Certo dia, uma raposa muito gulosa passava debaixo de uma latada e reparou nas uvas madurinhas e de aspecto magnífico. Acto contínuo, tentou alcança-las para as comer. Só que as raposas são curtas de patas e por mais que se esticasse e saltasse, não havia maneira de chegar ao fruto. A dada altura desistiu e seguiu caminho. À medida que se afastava do local ia tentando convencer-se para disfarçar a frustração: "não faz mal, afinal estavam verdes." No entanto, pouco depois ouviu um barulho que a fez voltar atrás mas eram apenas folhas que tinham caído no chão.

Analogia: Na terça feira, a raposa foi o FC Porto e as uvas a taça da liga.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CAVALHEIRISMO NA BOCA DO CHEFE


A propósito do post anterior, hoje ao ver o chefe depois de almoço perguntei-lhe pela Amparo querendo referir-me à reunião que teve com ela durante a manhã. Resposta breve e concisa:

- Muy limpia y puntual*.


*Asseada e pontual - versão espanhola para o "muito simpática" que estas circunstâncias requerem.

A BELEZA DO CAVALHEIRISMO


Sabem como é que os gajos se referem de forma cavalheira às gajas que devem um bocado à beleza, não sabem?

A FACE OCULTA DA FESTA


Isto dos BILF, é suposto nós os visados termos preparados diferentes discursos para as possíveis ocasiões?
É que o Zé Mário combinou um arroz de lampreia para sexta-feira depois do trabalho na adega dele e fiquei de lhe dar uma resposta até logo à tarde.

quarta-feira, 21 de março de 2012

A PARTIR DOS TRINTA TENS UM POSTO A DEFENDER


Para quem não percebeu o alcance do post sobre o Pablo Alborán, imaginem eu andar por aí a suspirar pela Miley Cyrus, pela Selena Gomez ou pela Taylor Swift. É a mesma coisa.

A ZAMBUJEIRA MORREU


Aproveitando o fim de semana alargado (anteontem foi feriado em Espanha), fui dar uma volta pela parte sul de Portugal. Um dos locais de passagem foi a Zambujeira do Mar, onde já não ia há precisamente 20 anos.

Suspeito que os guardas costeiros do cabo Sardão já não vigiam as mamas das turistas estrangeiras do cimo das escarpas com os binóculos de serviço. Muito menos partilham essa informação com os turistas portugueses. Aquele restaurante de pescadores os quais ajudávamos a transportar a apanha no final da faina antes de nos sentarmos à mesa já não existe. "A Parreirinha", onde se comia a melhor tarte de amêndoa de todo o Alentejo também já desapareceu. As alemãs que vinham para portugal num 2CV e todas a noites se chegavam à beira da tenda para pedir azeite para temperar a salada, se calhar já nem andam neste mundo. E acredito que fazer amizades ao luar com o mar revolto como ruído de fundo enquanto se pesca o almoço do dia seguinte, também já não deve ser coisa muito comum. A Zambujeira que eu conheci nos anos oitenta, morreu.

terça-feira, 20 de março de 2012

NÃO É PARA QUALQUER UM




PABLO ALBORÁN


Caras leitoras, não vos quero desiludir mas as fãs espanholas do puto, grosso modo, não têm mais de 20 anos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #33


A Zambujeira do Mar era tão conhecida como Abrançalha de Cima.

BOA SEMANA E CARA ALEGRE


E feriado no dia do pai? Estes espanhóis são uns calões, não é?

sábado, 17 de março de 2012

SE FOSSE ASSIM TÃO FÁCIL GANHAR A LOTARIA


Quando há uns meses falei da saída do António Borges do FMI, achei que a coisa trazia água no bico e disse-o aqui. Entretanto houve algumas novidades que me passaram despercebidas (passou a ser consultor na Parpública) e agora a polémica com a ida para a Jerónimo Martins. Ahhhh, se fosse assim tão fácil ganhar a lotaria...

sexta-feira, 16 de março de 2012

VOTO NULO


Ontem ao almoço discutia-se a situação actual de Espanha quando a mini brain resolveu mostrar a sua faceta de politóloga:

- As coisas estão muito complicadas, sairam uns e entraram outros iguais!
- Mas qualquer que fosse o governo não iria ser fácil.
- Olha, eu é que não tenho a culpa porque votei nulo!
- Foi? E o que fizeste?
- Bem, para dizer a verdade nunca tinha votado nulo e nem sabia como se fazia, mas perguntei ao meu pai.
- E quê?
- Então, peguei no boletim e escrevi: os políticos são todos um bando de ladrões e incompetentes! Mas não assinei. É que há muitas pessoas com o meu nome e nunca se sabe.

quinta-feira, 15 de março de 2012

A PRMAVERA CHEGOU A MADRID


Saio do trabalho e ainda há sol. Tanto, que aos primeiros passos sinto que tenho que despir o casaco. O cheiro característico a transpiração nas carruagens do metro da linha três passou a ser mais acentudado. Os passeios da minha rua parecem o adro de uma igreja à saída dos noivos com o chão coberto de pétalas de flor de ameixoeira. As esplanadas já funcionam todos os dias e às dez da noite de uma quinta feira há disputa pela próxima mesa a vagar. A barraquinha das horchatas do meu bairro reabriu para a temporada. Alguns adeptos do Atlético em tronco nu, assistem contentes à vitória da equipa nas competições europeias e vão mandando vir rodadas de cerveja sem fim. Numa dessas esplanadas de passeio, duas gajas estão distraídas aos beijos enquanto o cão de uma delas preso à perna da mesa lhes surrupia o que resta da tortilha. A primavera chegou mesmo a Madrid.

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - MARÇO


Março marçagão, manhãs de inverno e tardes de verão.

(este ano o provérbio não podia estar mais certo)

quarta-feira, 14 de março de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #32


A estação de metro da Praça de Espanha se chamava Palhavã e da do Martim Moniz, Socorro.

MAUS EXEMPLOS


Nós portugueses batemos aos pontos os espanhóis no que toca a publicidade e comunicação do que quer que seja.
Nunca pensei foi que eles nos copiassem uma ideia tão estúpida como rebaptizar uma estação de metro.



terça-feira, 13 de março de 2012

A (MINHA) NOVA COQUELUCHE DE CÁ


Além de ter um nome bastante sui generis, o vinho é uma daquelas pomadas...


VAMOS BEBER UM VINHO?


Já disse aqui há uns tempos que as coisas sabem melhor se forem autênticas na forma, no espaço e no tempo. Contudo, há excepções que deviam antes ser a regra.

Um exemplo que rapidamente me vem à memória é o vinho. É sobejamente conhecido o arrojo com que os espanhóis defendem o que é deles, chegando por vezes a cair no exagero. Opiniões à parte, mais do que ter a própria indústria de produção e distribuição a cuidar dele, têm uma população que gosta e bebe bom vinho em qualquer tasco, fazendo disso um ritual. Quem visita Madrid rapidamente se apaixona por este culto diário perfeitamente enraizado e ao alcance da maioria aqui no burgo. Aprecio o facto de entrar num bar e verificar o quão banal é pedir um Ribera, um Rioja, um Rueda, um Somontano, sempre acompanhados pela devida tapa.

Já em Portugal, apesar dos excelentes vinhos que temos, parece-me que podíamos fazer mais por eles. É verdade que pouco a pouco começam a aparecer sítios onde é possível beber vinho a copo mas ainda são escassos e pouco democráticos. A maioria é vista como um local para ir de vez em quando ou apenas numa ocasião especial. Além disso, a cultura do vinho fora de casa (restaurantes à parte) é fraca e os preços não ajudam. Mas há um potencial tremendo por explorar. Talvez um dia as nossas regiões vinícolas andem na boca do povo que hoje mais facilmente pede uma imperial e tremoços: "queria um Douro, um Alentejo, um Dão, um verde..."

segunda-feira, 12 de março de 2012

O MISSIONÁRIO ADIVINHO


Onetm fui abordado na rua por um romeno:

- Sabes como é que se vai para a estação dos autocarros?
- Sei, para qual é que queres ir?
- Não tenho a certeza, sou missionário romeno e perdi o bilhete.
- Mas vais apanhar o autocarro para onde?
- Tu és marroquino?
- Não, mas o que é que isso interessa?
- Porque pareces.
- Queres ajuda com as indicações ou não?
- Estou à procura do bilhete...
(entretanto já tinha revirado a mala toda incluindo uma bíblia em romeno)
- Já percebi. Toma lá dois euros para o metro que ainda te sobra. Vais por esta linha, trocas aqui e sais nesta.
- Obrigado. Posso dar-te este folheto?
- Podes mas eu não percebo romeno nem acredito em Deus.
- Eu bem sabia que eras árabe!

domingo, 11 de março de 2012

ALGUÉM COMPRARIA?


Na vossa opinião, qual seria a probabilidade de sucesso em vender uma máquina de barbear 99.9% nova?
É de boa marca, tem exactamente dois minutos apenas de utilização e ainda nem sequer está registada no site.

sábado, 10 de março de 2012

SE CONDUZIRES NÃO OUÇAS #7




quinta-feira, 8 de março de 2012

INDECISÕES FEMININAS


A minha colega mais famosa partilha coisas muito interessantes com as colegas:

- Ontem apareceram-me umas manchas rugosas en el chocho.
- A sério? Tens que ir ao médico!
- Pois tenho, só não sei se é melhor ir ao dermatologista ou ao ginecologista.

quarta-feira, 7 de março de 2012

AS ÚLTIMAS 24 HORAS


Terça-feira, 6 de Março de 2012

21h38 - Nélson Oliveira faz o 2-0 contra o Zenit e apura o Benfica para os quartos de final.
22h44 - Partida de Lisboa com destino a Abrantes para apanhar o comboio de volta a Madrid.
23h55 - Chegada à estação de caminho de ferro de Abrantes.
23h57 - Estocada final na bucha pré-jogo: vinho tinto, pão caseiro, presunto e chouriço. Uma maçã bravo de Esmolfe.

Quarta-feira, 7 de Março de 2012

00h20 - O Lusitânia Expresso com destino a Madrid-Chamartín dá entrada na linha 2.
00h21 - Chegada de dois elementos da GNR à estação de caminho de ferro de Abrantes.
00h23 - Primeira tentativa de detenção de um cidadão bósnio por altercação com o revisor.
00h27 - Segunda tentativa de detenção do mesmo cidadão, desta vez devido a viajar sem título de transporte.
00h32 - Tentativa de aquisição de bilhete por parte deste cidadão com pagamento em moeda bósnia.
00h33 - Recusa do revisor em vender título de transporte por não ter troco para notas tão altas.
00h57 - Perda de contacto com a situação de-vi-d...oaaah... zzzzz...
09h18 - Chegada a Madrid com 10 minutos de atraso.
09h22 - Jibóia apanha o metro e vai trabalhar.
21h17 - Entrada em casa em Madrid depois de um dia de trabalho interminável.
21h18 - Camisola do glorioso pendurada num cabide e saída para comprar a janta.

terça-feira, 6 de março de 2012

ESCUSAVAS DE OUVIR ESSA


O meu colega mais velho, já pertinho dos 60, usa um perfume que cheira a manjericão e todos os dias à hora de almoço renova a aplicação. Hoje perguntei-lhe se mo emprestava para fazer um pesto, ao que ele me respondeu que o perfume não estava à altura de um sibarita* como eu.

*do castelhano - pessoa de gostos refinados.

domingo, 4 de março de 2012

CONVERSAS MATINAIS #46


- Já reparaste que és a Maria Barroso desta relação?
- Porquê?
- Vens sempre um passo atrás de mim!

Nota - Segundo o protocolo, a primeira dama deve manter-se ligeiramente afastada do P.R. em actos oficiais.

quinta-feira, 1 de março de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #31


Os contabilistas eram conhecidos como guarda livros.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

29 DE FEVEREIRO


Qual será a sensação de só se ter dia de aniversário de quatro em quatro anos?

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SEGURO DE CASAMENTO


Quantas pessoas conhecem que se casam com separação total de bens? A minha experiência de assistente a casamentos diz-me que a maioria opta pela comunhão de adquiridos, seguindo-se a comunhão total de bens. Será esta opção da separação total conciliável com as juras de amor eterno? Eu diria que sim. Vou até mais longe, digo que é saudavelmente aconselhável. Olho para a separação total de bens como um seguro do próprio casamento mas sobretudo da integridade moral dos seus intervenientes. É como quem tem carro, ninguém quer ter um acidente mas se ele acontecer os danos materiais são minimizados.

Para quem não concorda fica a pergunta:

O que achariam de ter que dividir com alguém de quem se estão a divorciar por via contenciosa, algo com bastante valor material ou sentimental e na posse da vossa família há várias gerações?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

THE ARTIST


Será desta que um filme francês deixa de ser estigmatizado pelo idioma?

É A ARTE, ESTÚPIDO!


A semana passada fui à Feira Internacional de Arte Contemporânea (ARCO) de Madrid. Não tinha grande coisa para destacar a não ser esta peça que foi a mais badalada de toda a exposição e o tema preferido da comunicação social. Alguém reconhece o protagonista? - clicar na imagem para aumentar.



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DA LONGEVIDADE


Há por aí alguém que tenha o "Pulse" dos Pink Floyd com a luzinha vermelha ainda a piscar?

E já agora recordemos uma das minhas preferidas.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PORQUE RAZÃO AS DIETAS NÃO FUNCIONAM


No meu local de trabalho há pelo menos quatro colegas a tentarem emagrecer à custa de algo a que chamam dieta. Métodos há muitos e aquele que elas estão a seguir baseia-se numa tabela de atribuição de pontos ao tipo de alimentos ingeridos e sua quantidade, respeitando a ingestão de um máximo de pontos diários. Uma dessas colegas tinha que ser a mini brain que hoje precisou de ajuda no momento de fazer o cálculo do dia:

- A carne contem hidratos ou proteínas?

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A NOVA DESCOBERTA


Cogumelos shiitake. É verdade que são mais caros que os outros mas o sabor não tem comparação.
E isto para quem não usa cogumelos enlatados só pode ser uma agradável descoberta.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

COMPRIMIDOS PARA A DOR ALHEIA





Simplesmente a melhor campanha de aglutinação de massas em torno de uma causa que alguma vez vi.

Mais informação aqui.





quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA - FEVEREIRO


Ao Fevereiro e ao rapaz, perdoa tudo quanto faz.

VIRAR O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO


O director executivo da Ryanair entra num Pub e pede uma Guinness:

- Um euro, diz o empregado.
- Baratinho, pensa para consigo enquanto deixa a moeda em cima do balcão.
- Desculpe mas se não trouxe o seu próprio copo são mais dois euros, adverte o barista.

Visivelmente incomodado tira mais umas moedas do bolso e dirige-se a uma mesa:

- Se se vai sentar tem que pagar um extra de três euros e como não reservou lugar deverá pagar mais dois euros.

Já bastante chateado, o executivo aproxima-se do empregado e grita:

- Isto é um abuso! Quero falar com o responsável do pub!
O barman sorri: Ele só está contactável por e-mail. Já agora, se não vai lavar o copo tenho que lhe cobrar uma taxa extra de dois euros.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A TAL POLIVALÊNCIA


Ultimamente os governantes de Portugal têm solicitado aos cidadãos maior adaptação ao mercado de trabalho e polivalência nas funções. Alguns clubes quiseram também eles contribuir e servir de exemplo. Vejam os casos do Sporting e do FC Porto que acabam de contratar dois pugilistas (Sá Pinto e Paulinho Santos, respectivamente) para integrarem as equipas técnicas de futebol.

AMOR POR MARCAÇÃO


Há pouco ouvi as colegas do escritório perguntarem entre elas se tinham planos para hoje à noite com os namorados. Todas disseram que não tinham nada previsto excepto uma que se mostrou muito ofendida, justificando que se está a perder o romantismo porque agora é moda não se gostar do dia. A mini brain, não tão mini na sua intervenção como habitualmente, perguntou-lhe apenas:

- Olha lá, tu também tens dia certo para cascar con tu novio*??

*expressão típica do calão espanhol que dispensa tradução

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AINDA SOU DO TEMPO EM QUE #30


Era permitido fumar a bordo dos aviões.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

DETALHES ALFACINHAS


Lisboa surpreende-nos mais com detalhes do que como um todo.
Hoje apanhei os Kumpania Algazarra no Chiado e fiquei ali uns bons vinte minutos a apreciar.

Alguém conhece?




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

COMO METER-SE EM ALHADAS CONJUGAIS


Chegar ao trabalho, pendurar o casaco no cabide habitual do armário comum e encostá-lo ao da nossa colega loura que usa um perfume doce.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OBRIGADO PABLO

EM DIA DE ANIVERSÁRIO






Este blog há muito que deixou as pápas.
Deixem-nas vocês também e hoje digam o que vos apetecer.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A LEI DA SOBREVIVÊNCIA


As nossas escolhas tendem a ser feitas de maneira a proteger primeiro o bem estar individual e só depois o colectivo.

Há cerca de um mês, uma cadeia de supermercados portuguesa transferiu a sua sede fical para a Holanda. Independentemente da legalidade da acção que para o caso é irrelevante, houve um apelo imediato ao boicote desses supermercados. Quantas pessoas realmente aderiram? Zero. E porquê? Porque a transferência da sede fiscal da empresa para o estrangeiro não interferiu minimamente no nosso dia a dia. Os produtos continuam a estar nas prateleiras habituais com a qualidade habitual e ao preço habitual.

Por outro lado, é do conhecimento geral que existe em Espanha uma organização terrorista com historial de "obra feita", infelizmente. Essa organização financia(va)-se tendo por base um "imposto" extorcionista aplicado mormente aos grupos empresariais bascos. Um desses grupos, detentor também ele de uma cadeia de supermercados, prepara-se para fechar grande parte dos estabelecimentos na região de Madrid. As pessoas não gostaram de saber que essa empresa subsidiava o terrorismo. É que a brincar a brincar, toda a gente aqui conhece alguém cuja família perdeu um ente querido falecido num atentado. E há muito respeitinho pelo assunto.

Moral da história, quando nos toca a nós os boicotes já fazem todo o sentido. O resto são tretas.