quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BALANÇO


Como está a terminar mais um ano, seria uma boa altura para fazer um balanço. Seria, mas como não sou contabilista, entreguei o caso ao Departamento Financeiro. Assim que tiver resultados informo, ok?

Entretanto desejo-vos já um Feliz 2010!

OS CAJÓS


Ontem fui jantar com um amigo e lembrei-me destas personagens.

Cajó é frequentemente tido como o diminutivo de Carlos Jorge mas na realidade não é nada disso.

Um cajó é a categoria em que se inserem alguns empregados de mesa. Alguns, porque há requisitos a preencher. Para começar, o verdadeiro cajó trabalha num boteco, num tasco ou num estabelecimento de restauração similar. Jamais se irá encontrar um cajó a trabalhar num restaurante onde levamos a nossa namorada ou esposa. Há várias indicações que nos podem levar a concluir se o empregado de mesa é ou não cajó.

A indumentária: calça preta e camisa de manga curta branca ou azul clarinho é um bom começo. Um pano branco ao ombro fica sempre bem. Tatuagem Guiné 1972, Amor de mãe ou CAV 1480 é um excelente complemento. Há outros pormenores a partir dos quais também se pode detectar um verdadeiro cajó: meio quilo de gel ou 1 lata de brilhantina no cabelo penteado para trás (se for meio careca o efeito é duplamente melhor); bigodaça farfalhuda; caneta atrás da orelha e bloco de notas dentro do bolso da camisa; palito no canto da boca; cachucho no dedo anelar (mais anéis é de desconfiar da masculinidade) a condizer com o cordão de ouro a aparecer por entre a camisa aberta 3 botões.

Igualmente importante é a interacção com os clientes.
O cajó aprendiz na casa dos 20 anos que tenta galar as miúdas com umas larachas, leva nas orelhas dos mais velhos, na casa dos 50 – 60 anos. Não porque queiram impor respeito mas porque querem a caça para eles e há que respeitar a hierarquia. Os clientes de gravata são todos sôtôres ou shôres engenheiros aos olhos dos cajós. São eles que depois de beberem 3 ou 4 whiskies no final da refeição lhes deixam a melhor gorjeta, portanto têm sempre razão e são tratados com hossanas e améns!

Para além de tudo isto, o verdadeiro cajó é aquele que nos traz minis para a mesa sem termos que pedir e que após dois dedos de conversa já quer ser o nosso melhor amigo. Esse sim, é o nosso líder espiritual da restauração!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


Estava eu numa loja e chega-se um homem ao pé de mim (que por acaso era o António Pedro Vasconcelos), perguntando:

-Pode ver se há o 43 destes sapatos?
-Olhe que eu não trabalho aqui.
-Ah, pois não! Desculpe.

Estive mesmo para lhe perguntar se ele andava ali a fazer filmes...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009



O Direito de Antena na televisão pública é um direito que assiste aos partidos políticos, aos sindicatos, às organizações representativas de actividades económicas e outras organizações de cariz social. Anualmente é-lhes atribuído um determinado pacote de minutos de acordo com a sua dimensão e interesse para a sociedade, podendo este tempo ser gerido ao longo do ano.

Se assim é, questiono-me por que é que algumas dessas organizações “estouram” tudo na última semana de Dezembro apenas para desejar bom Natal e feliz ano novo. Será que não têm nada mais importante para comunicar durante as outras 51 semanas do ano??


Por que é que algumas pessoas nos enviam emails e telefonam de seguida a perguntarem se os recebemos, transmitindo-nos exactamente a mesma mensagem por via oral?

Que seca e que desperdício de tempo...

domingo, 27 de dezembro de 2009


Este Natal não foi muito diferente dos outros. Passei-o com a mesma família (a minha), comi as mesmas coisas, ouvi os 746 toques do telemóvel da mesma pessoa de sempre e passei o dia 25 bastante rabugento por estar tudo fechado e não poder comprar pilhas para experimentar a minha pista de carros nova!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 14


- Então amanhã à noite bebemos umas minis e jogamos um poker ou uma lerpa?
- Amanhã?? É noite de Natal, a malta fica com a família ao serão, no máximo sai para ir à missa do galo.
- Mas amanhã é que é uma excelente noite! Vem toda a gente com os envelopes que recebeu das avós...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009


Pela segunda vez fui tentar comprar a única prenda de Natal que me falta. Voltei a não encontrar nada de jeito e pela segunda vez comprei uma coisa nova para mim. Dasse!! Pareço mesmo uma gaja!...

Desejo um Feliz Natal a todos os leitores do blog!
Espero que tenham muitas prendinhas.

Se não as receberem talvez a culpa seja destes porcos...



Há algum tempo que não tinha o privilégio de passar pelo "problema" que é olhar para um planisfério e não saber para onde ir de férias...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PETISCOS DE ÉPOCA 8


Estamos na época da apanha da azeitona. A maior parte já foi colhida mas ainda há muitos lagares a funcionar (um dia destes faço uma foto-reportagem). No fim de semana visitei um e provei outro petisco típico da época, as tibornas: pão torrado regado com azeite acabadinho de fazer.

Sabem bem todo o ano e há quem junte tomate e/ou presunto.


Tradicionalmente o glorioso tem ganho os jogos de Natal das últimas épocas. Mas deste vez, deu muito muito muito mas mesmo muito muito muito mais gozo ganhar este! Por todas as razões e mais alguma! Deve ter sido a única molha na minha vida que não me importei de apanhar :)

Nota: Se o Antero avisou o Juju que o Ramires ia jogar, também o devia ter avisado que o resultado ia ser este.





Beijinhos aí pra baixo. Até pró ano.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


- Mãe, achas melhor tirar um dia de férias no 23 ou no 28?
- Depende, se queres ajudar nos preparativos de Natal tira o 23. Para a ressaca é melhor tirares o 28. Agora tu é que sabes.

Toma, vai buscar! Estas mães não perdoam... :)

REVELAÇÕES


Esta semana tem sido farta em revelações, quer a nível pessoal, quer profissional. O que é que já estavam a pensar?! :)
Tive oportunidade de conhecer melhor algumas pessoas com quem lido no dia a dia (não necessariamente no emprego) e houve agradáveis surpresas.

Passei dois dias de trabalho com um colega e no final já falavamos de certos assuntos como se nos conhecessemos há uma vida. Ele, que faz o seu trabalho praticamente sozinho, dizia que eu era completamente diferente fora do escritório e era uma pena não podermos trabalhar juntos mais vezes. Concordo, mas acho que se calhar o trabalho não ia render tanto :P

Outra pessoa que costuma ler o blog, disse-me que acha que eu transmito uma imagem diferente do que aquilo que realmente sou.
Esta conversa surgiu com o simples comentário “afinal tu sabes conversar acerca de outras coisas para além de minis e do Benfica”. Eu ri-me e disse que gostava que as pessoas pensassem isso. Mal de mim se a minha vida fosse tão redutora.

Os blogs não devem servir para catalogar as pessoas, pois há escritas que são adaptadas e nem sempre estão certas no tempo, entre outras coisas...

Após mais um concerto, Stevie Wonder encontra um fã:

- Stevie, que voz maravilhosa! Parabéns, você é fantástico! É uma pena ser cego e não poder fazer ainda mais...
- Obrigado. Mas deixe lá, antes cego que preto!
Faro também já tem uma base destas! Excelente!

Só falta Lisboa para ser ouro sobre azul...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009



Por que é que o cinco para a meia-noite, que como o nome indica deveria começar à meia-noite menos cinco, só começa à meia-noite e um quarto?


Estava numa loja de roupa para bebés à procura de uma coisa gira para oferecer. As peças tinham todas a indicação do tamanho por meses: 3/6M, 6/9M, etc. Encontrei uma camisola muito pequenina que só tinha 0/1, sem o M, e decidi chamar a empregada:

- Desculpe, esta camisola é para bebés de 0 a 1 mês ou de 0 a 1 ano?

Logo que acabei a pergunta apercebi-me da parvoíce que tinha dito, mas já foi tarde. Ela desatou a rir, pediu desculpa e respondeu:

- O seu bebé nasceu prematuro?


No final rimo-nos os dois e agradeci-lhe :)

VEM AÍ O FRIO: TENHAM MEDO, TENHAM MUITO MEDO!



As notícias recorrentes sobre vagas de frio ou calor e consequentes alertas coloridos irritam-me.
Há 20 – 25 anos estas vagas aconteciam durante períodos mais longos e não havia esta histeria dos directos na TV, dos conselhos no vestir, do fechar portas e janelas, blá, blá, blá, como se as pessoas fossem umas atrasadinhas.
Lembro-me de abrir as torneiras de manhã em alguns dias de inverno e não correr nada porque a água estava congelada nos canos.
Lembro-me de ir a pé para a escola de manhãzinha com os meus amigos e haver poças de água completamente geladas durante semanas a fio.
O que é que faziamos? Vestiamos agasalhos suficientes para suportar o frio.

No verão, os 40C que agora aparecem durante dois ou três dias, antigamente ficavam semanas. E o que é que faziamos? Iamos para as ribeiras e obedeciamos às mães que nos mandavam levar um boné na cabeça.

Claro que há 50 anos atrás a vida era ainda mais dura e é muito bom haver progresso que nos dê conforto e segurança.
Mas também acho que hoje em dia a maneira como a comunicação social trata estas notícias é ridícula. O resultado final é mais alarmismo do que propriamente informação.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009




Parabéns à agência de comunicação que criou o logotipo oficial do Euro 2012, que por acaso até é portuguesa. Acho que está muito fixe. Eu pelo menos gosto bastante.


Vídeo promocional, igualmente engraçado.

Ainda não comprei uma única prenda de Natal, não tenho qualquer ideia do que possa comprar e estou com pouca vontade de andar por aí à procura. É grave?

O PREÇO DA FAMA


No sábado passado por volta das 21h estava eu aqui, à espera que o jogo começasse.
Entretanto recebo três sms de seguida. E depois mais uma. Os outros elementos da Turma do Serra também estavam a receber mensagens e diziam todas o mesmo:

Apareceste agora na Sport TV!


PS1 - Mais tarde ainda mandaram uma a dizer para não partir mais cadeiras. É este o preço da fama? :)

PS2 - Empatámos 2-2 em Olhão e estupidamente desprezamos a vantagem que tinhamos sobre o FC Porto - já só estão a 1 ponto. Pior, no próximo domingo vamos jogar contra eles sem 3 ou 4 jogadores do meio campo habitualmente titulares. O campeonato ainda nem vai a meio mas seria uma frustração deixar o pássaro fugir numa altura destas. Oxalá as coisas se recomponham...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FURADO À NASCENÇA?


Esta semana vi no metro uma senhora com um menino ao colo. Não teria mais de ano e meio mas já tinha um brinco em cada orelha.
Se fosse uma menina eu até percebia, embora ache que se deva deixar as crianças crescerem e deixá-las decidir. Mas um rapaz??
É claro que tudo se resume ao gosto de cada um – excluíndo o rapazito, pois mesmo que lhe perguntassem ele não saberia responder.

Gostava era de saber o que é que os amigos dele lhe vão dizer daqui a uns anos, mesmo que já não use brincos nessa altura...

À RASQUINHA PARA MIJAR


Há momentos em que certas coisas não podem esperar.
Foi o que aconteceu esta semana a Jens Lehmann, guarda-redes do Stuttgart, durante um jogo decisivo na Liga dos Campeões contra o Unirea Urcizeni.
Com o jogo a decorrer, vai de saltar os painéis publicitários e toma lá disto! :)

Hilariante!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Ano após ano,
A mesma viagem,
À mesma vila,
Na mesma companhia,
Para a mesma compra,
No mesmo quiosque,
Com a mesma ilusão de sempre.

Façam figas!


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009



Como não se pode ter tudo, era a única coisa que ia pedir para o Natal. Mas parece que alguém se antecipou e até me o vai emprestar. :)


Excelente spot da UEFA sobre fair-play! Gosto muito.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 13


- Se me saísse o Euromilhões comprava a Sé e punha ali um néon a dizer: BATACLAN!
- Eu se tivesse essa sorte trocava os pneus da frente da carrinha e talvez as velas...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Tenho saudades de ver um bom filme policial ou de acção, daqueles com muita intriga e bons actores em que chegando ao fim o meu primeiro comentário é: Não percebi nada.

domingo, 6 de dezembro de 2009

SAINT NICOLAS / SINT NIKLAAS


Hoje é dia de São Nicolau. Em Portugal a data passa despercebida mas nos países do Benelux, entre outros, é dia de festa.

Este santo é o patrono das crianças e é considerado tão ou mais importante que o Pai Natal. Oferecem-se alguns presentes e há uma tradição muito engraçada: comem-se bolachas de gengibre com a figura do São Nicolau: as speculoos*, que são uma delícia!

* Assim se chamam na Bélgica.

PS - Ti Belmiro, "obrigado" por ter acabado com estas bolachas quando a Sonae comprou o Carrefour e este passou a ser Continente... :(

sábado, 5 de dezembro de 2009


Estava eu numa roda de amigos a beber umas minis.
Um deles recebe uma chamada da esposa. O filho, de 5 ou 6 anos pergunta:

- Pai, quem era?
- Era a mãe. Disse que passava aqui.
- Fogo, estavamos aqui tão bem...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

OS HOMENS SÓ PENSAM EM SEXO?


Algumas mulheres têm a mania de rotular os homens de igual maneira. São todos iguais, dizem. Se assim é não sei por que é que essas mulheres escolhem tanto. Entre outras coisas, acham que os homens só pensam em sexo, não dão valor a mais nada, blá, blá, blá. Pois eu posso provar que isso é mentira e que nem todos os homens são assim.

Há uns largos anos atrás, um amigo meu teve um caso. As coisas pareciam correr bem até que um dia pura e simplesmente deixaram de funcionar e acabou tudo.

Eu perguntei-lhe porquê. Resposta:

- Então mas eu lá podia namorar com uma gaja que gosta mais de f* do que eu?!

Houve uma princesa que beijou um sapo e este transformou-se num príncipe.

Hoje ouvi a seguinte pergunta que acho bastante pertinente. Ahahah

- Será que nós homens fariamos o mesmo a uma osga, esperando que ela se transformasse numa princesa?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


FINALMENTE!



Depois de uma ou duas oportunidades perdidas ontem foi de vez!

Alguém foi? O que acharam?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Se a obesidade infantil passou a ser uma preocupação cada vez maior, por que é que continuam a contratar Pais Natal com 20 anos de adega rodeando-os de crianças?


Salvaguardando o respeito que tenho sobre o tema, não queria deixar de relembrar este sketch, porque hoje é o dia internacional da luta contra a SIDA.



domingo, 29 de novembro de 2009

BAPTIZADOS MODERNOS



Nasceu mais um bebé no meu círculo de amigos, o que é sempre motivo de muita alegria. Reflectindo sobre o assunto, tenho a sensação que hoje há menos baptizados que antigamente. Será porque também há menos nascimentos ou porque a cerimónia deixou de ter tanta importância?

Há tempos li uma notícia sobre uma tendência a ganhar cada vez mais adeptos em Espanha: o baptismo laico ou civil. Casamentos pelo civil já não é novidade para ninguém mas a ideia de “baptizados civis” nunca se me tinha ocorrido.

Assim foi com um menino de 3 anos em Madrid.

A cerimónia decorreu na Casa de la Panadería, o edifício mais bonito de toda a Plaza Mayor, quanto a mim. Houve padrinhos, leu-se a Carta dos Direitos da Criança, declamou-se poesia, ouviu-se música e foi então declarado cidadão de Madrid.

Ao que parece, há bastante procura deste tipo de cerimónias e já se pensa na criação de um registo oficial das mesmas.

Será que esta moda poderia pegar em Portugal?


Notícia completa aqui.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 12*


* Edição especial do pinhal.

- Bom dia.
- Já tomaste o desinjum?
- Inda não.
- Atão avia-te moço qu’ eu tenho pressa d’ ir ogar a horta.
- E eu com isso! Eu nã vou...
- Ai nã que nã vais! Nem qu’eu te leve d’zazorro!
- Aquilo é só majolos p’lo caminho, escalhabardo-me lá p’lo chão!
- Não andes com gatemanhas! Estás a mangar de mim ó quê?
- Nã quer’ ir!
- Mas tu és mouco? Já te disse que preciso de ajuda senã o trabalho nã sorde.
- Ódepois vocemecê faz-me acartar feno prós bois e aquilo tá tudo cheio de bunicos!
- Pou! E atão? É qu’és um tragalhadanças!
- Vocemecê já nã atouga...
- Eu nã quê?? Ai o alma do diabo! Avia-te mas é e sai-me da frente que me tás a dar encheco, home!

E o vencedor deste desafio é... a Joana! Parabéns!

O anúncio da TV com aquela música é mesmo do novo BMW X1.



quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Já alguma vez foram a um daqueles restaurantes em que a ementa tem uma descrição tão pormenorizada dos pratos que mais parece a receita?

Lombinho de vitela maronesa criada nos lameiros transmontanos, aromatizado com vinagre de cidra das Astúrias e redução de molho de frutos silvestres colhidos na horta da ti Felismina quando esta era viva, acompanhado de batatinhas noisette lardeadas ao madeira seco (colheita anterior à primeira presidência do Alberto João), temperadas com açafrão persa e sal marinho recolhido em águas altas; legumes crescidos a meia encosta em terra fertilizada com musgo alpino, salteados em azeite vegetal de azeitona grega, borrifados com sumo de limão branco e polvilhados com passinhas de uva da ilha do Pico laminadas.

Eu já, a alguns. O último foi o deste argentino e olhem que ele tem jeito para mexer nos tachos, tem sim senhor...

Chakall

terça-feira, 24 de novembro de 2009

EU GOVERNO, TU GOVERNAS, NÓS GOVERNAMOS



A Assembleia da República aprovou na semana passada uma recomendação para a criação de um novo modelo de avaliação dos professores. Esta proposta foi da autoria do PSD e foi aprovada com os votos a favor do PS e PSD.

Durante a legislatura anterior muita gente acusou o governo de ser arrogante. Houve eleições, o Partido Socialista voltou a ganhar, mas a maioria absoluta não foi renovada. A opinião geral foi de que seria melhor assim, pois obrigaria o governo a ser mais dialogante e a ter a concordância dos outros quadrantes políticos para que as suas ideias colhessem voto favorável.

Entretanto, no primeiro teste ao entendimento com outros partidos e logo sobre um tema tão sensível como a educação, levantaram-se vozes críticas dizendo que o Sócrates está apertado e só com arranjinhos é que se safa.

Pergunto: o que é que verdadeiramente interessa, analisar se um novo modelo de avaliação dos professores é mais justo que o anterior ou discutir a sua forma de aprovação?

Há pessoas que realmente só estão bem a dizer mal e a deitar abaixo. Nunca nenhuma solução lhes agrada. Tristes vidas...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DOU UM DOCE


A quem adivinhar em que anúncio de TV entra esta música. :)

Dica: Será mais fácil de identificar se ouvirem a partir dos 0:40.


UMA CASA POR UM EURO



Na sexta feira passada li uma notícia que tenho dificuldade em qualificar.

Uma família de Barcelona foi de férias e quando regressou deparou-se com uma situação caricata: a casa onde moravam tinha sido ocupada por outra família.
Se até aqui o caso era insólito, mal eles sabiam o que se haveria de passar nos 16 meses seguintes: continuam sem poder reaver o apartamento, vivem em casa dos filhos há mais de 1 ano e um tribunal atribuiu o direito de residência aos “ocupas” a troco de uma fiança de 1 euro!! Justificação: a família que ocupou a casa não tem condições mínimas de sobrevivência. Obviamente que os legítimos inquilinos recorreram da sentença mais uma vez e está marcada nova audiência para breve.

Isto só neste país! – dizemos muitas vezes. Mas não, não é só em Portugal que situações insólitas acontecem.

Quem quiser ler a notícia pode fazê-lo aqui.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SERÁ ASSÉDIO SEXUAL?


Outro dia falou-se no meu local de trabalho acerca da coordenação entre funcionários durante as pontes e feriados de Dezembro.

Dizia o meu chefe para mim:

- O que interessa é que a permanência esteja assegurada. Tu cobres a A. num dia e ela cobre-te a ti no outro.


Pergunto: mas quem é que lhe disse a ele que eu estou interessado em cobrir a A.?!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Às vezes é preciso passar não sei quanto tempo até descobrirmos músicas de que gostamos mas nunca tinhamos ouvido. A Rádio Radar ultimamente tem sido muito minha amiga. Obrigado! :)

O FILME QUE NÃO CHEGOU A ESTREAR



Parabéns!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FARMVILLE - O SEGREDO




Nunca tinha jogado isto mas decidi experimentar, após insistência de várias pessoas.

- Já vi que aceitaste o meu convite para o Farmville.
- Sim, mas eu não percebo nada daquilo.
- Já vais no nível 5!
- Foi só para experimentar. O jogo é um bocado estranho.
- Porquê? Até já aceitaste a galinha que te ofereci...
- Pois já mas o boneco demora montes de tempo de canteiro em canteiro para semear, não há paciência. Por falar nisso, não me podes dar um tractor para ver se ele cultiva mais rápido?
- Ahahah. Para isso tens que ter dinheiro para o comprar e só quando chegares ao nível não sei quantos.

Uma terceira pessoa a ouvir a conversa diz:

- Eu sei como é que podes resolver isso. Basta pores uma mini no final de cada canteiro e uma placa a dizer “BEBER SÓ DEPOIS DE SEMEAR”. Vais ver se o boneco não se põe a correr pelos canteiros como um doudo!

domingo, 15 de novembro de 2009

LEÃO ENVERGONHADO



Não gosto de falar do que se passa na casa dos outros, mas vou abrir uma excepção.
Facto: O Sporting comunicou à CMVM que chegou a acordo com o Carlos Carvalhal. Até aqui nada de especial. O estranho é o que se passou antes.

Por muita areia que o José Eduardo Bettencourt queira atirar para os olhos dos adeptos sportinguistas, o Sporting negociou efectivamente com a Académica a saída do André Villas Boas. No contrato que este último celebrou, consta uma cláusula que obrigava ao pagamento de 1 milhão de euros ao clube de Coimbra no caso de um outro o querer contratar antes do final da época 2009/2010. O Sporting mostrou-se interessado e tentou negociar, oferecendo 750 mil euros. A Académica mostrou-se irredutível e decidiu não abdicar do cumprimento da cláusula. O Sporting também se manteve firme na sua oferta. Resultado, não houve acordo.

Há muitas negociações que falham por algum motivo. O Sporting não foi o primeiro nem será o último clube a não conseguir concluir com sucesso um processo destes, portanto foram totalmente ridículas as declarações do seu presidente ao afirmar que o clube nunca esteve interessado no treinador da Académica. As origens aristocráticas não garantem por si só o ecletismo e o sucesso (?) a que o clube habituou os seus adeptos. O mundo está diferente e quer se queria quer não, sem dinheiro não se fazem equipas de futebol. E é exactamente esse o problema do Sporting: dinheiro. Ou a falta dele. O Benfica já teve esse problema na década de 90, assumiu o facto e conseguiu dar a volta ao texto. Não que estejamos a nadar em riqueza mas as coisas estão bem melhores que há 10 anos atrás.

Para finalizar, quero comentar o que ouvi a alguns adeptos leoninos acerca do falhanço da contratação. Diziam eles que se o Benfica contratou o Jorge Jesus pagando os mesmos 750 mil euros ao Braga, não fazia sentido pagar mais que isso à Académica.

I - É incrível como os adeptos dos outros clubes mantêm o Benfica sempre no pensamento e este continua a ser uma referência.

II - Gostava de saber se a opinião deles se mantinha caso o Jorge Jesus estivesse a fazer uma borrada total.


PS - Sorte ao Carvalhal, pois vai mesmo precisar dela...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009


Quando escrevi este post esqueci-me de dizer o que é que tinha oferecido à minha avó.
Como uma imagem vale mais que mil palavaras, aqui fica. Vejam como ela gostou e como domina!


Quando falo com o sexo oposto dizem-me elas frequentemente:

- Epá, tu tiras-me do sério!


Porquê, meninas?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PETISCOS DE ÉPOCA 7


Agora que o tempo está fresco e caem as primeiras chuvas, começam a aparecer os primeiros cogumelos selvagens que na minha terra se chamam gasalhos. Alguns são venenosos e é preciso ter cuidado com o que se apanha, mas esta espécie é de absoluta confiança, basta conhecê-la.


Há várias maneiras de os preparar. Grelhando-os ou com ovos mexidos, por exemplo:

Fazer um refogado com chouriço aos cubinhos, juntar os gasalhos cortados e deixar apurar um pouco. Por fim juntar ovos e mexer.

É OFICIAL!


Uma amiga confidenciou-me que algumas mulheres se vestem para as outras mulheres.

Sendo assim, parece-me que finalmente percebi uma data de coisas...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Um amigo comprou um destes mas em preto. Estive a vê-lo hoje, que bela máquina!
Estou capaz de cortar relações com ele, tipo só voltar a pagar-lhe uma mini daqui a uns 10 minutos. Só para lhe mostrar como é!

A inveja é muito feia, eu sei. Mas... %&$#?&”#!!!!! Também queria um... :o(

CONTO ANEDÓTICO


Ontem, os 5 minutos de gritaria por altura do golo do Javi Garcia e a noite fresca no estádio da Luz, foram suficientes para me deixar rouco, quase sem voz. Felizmente existe uma mezinha milagrosa que consiste em aquecer mel e misturar umas gotas de sumo de limão. Não falha!


Enquanto estava a fazer o preparado, lembrei-me deste conto típico da minha terra.


Havia um homem que tinha muitas colmeias. Tinha tantas que não sabia o conto delas, mas sabia o conto das abelhas.

Certo dia deu por falta de duas abelhas. Foi por um vale abaixo e encontrou um lobo a comer nelas. Quando lá chegou mandou-lhe com um machado. Fez faísca numa pedra, ardeu o machado e ficou o cabo. O lobo já tinha comido uma, restavam apenas os ossos da outra. O homem pega nos ossos, torce-os, não deitaram nada. Destorce-os e deitam dois alqueires de mel! Como não tinha onde levar o mel, foi debaixo da cova do braço, tirou dois piolhos, esfolou-os e pôs o mel nos potes. Para atar, foi à palma da mão e arrancou um cabelo. Um cabelo singelo não chegava. Dobrado, sobravam dois metros. Não sabia o que fazer para transportar o mel mas como tinha levado um burro, foi mandar fazer uma albarda. O albardeiro enganou-se e fez uma porta. Pôs a porta em cima do burro mais a trouxa toda em cima e o burro feriu-se. O burro esteve muito mal e já não comia. Disseram os vizinhos que talvez dando-lhe umas favas fosse bom.

O homem semeou, em vinte metros, favas. Colheu vinte alqueires de favas, deu vinte alqueires de favas ao burro, vendeu vinte alqueires de favas, comeu vinte alqueires de favas e sobraram vinte alqueires de favas.


Nota: este é um conto popular e como tal a sua apresentação reflecte a oralidade de quem o conta.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A TURMA DO SERRA


Pertenço a um grupo de amigos devotos do benfiquismo que tem por hábito ir ver jogos do glorioso ao estrangeiro. Pelo menos uma vez por ano tentamos fazer a nossa excursãozinha.

Este clube foi baptizado de Turma do Serra e não existe lista de espera para novas admissões. As inscrições estão fechadas há muitos anos e uma participação pontual numa das excursões só em caso muito excepcional e apenas por convite formal. Isto após superados os testes de aptidão, claro está.

A única aparição pública que a Turma fez até hoje foi em Junho de 2008 e apenas para prestar uma homenagem muito importante a um dos seus membros.

A Turma do Serra voltou a excursionar na 5ª feira passada até Liverpool e como sempre não podia ter corrido melhor, resultado incluído.


Aqui ficam as provas.























segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BERLIN MAUERFALL - 20 JAHRE


Faz hoje 20 anos que se deu a queda do muro de Berlin.

Podia escrever linhas e linhas sobre o assunto mas há tantas fontes de informação que não vale a pena alongar-me muito.

Na altura não tive noção do significado desta notícia mas para os adultos foi algo histórico! Podemos afirmar que durante a guerra fria o muro de Berlin dividia o mundo em duas partes: o capitalismo do comunismo.


Após tantos anos e tantas histórias, Berlin é sem dúvida a cidade europeia que mais quero visitar. Mesmo sabendo que já não vou a tempo de experimentar todas as sensações de uma cidade fechada, parada no tempo mas com tantas e tantas coisas interessantes para ver, fazer, conhecer...

A propósito, aqui fica uma sugestão de um filme. O argumento é muito engraçado, contem informação histórica que nos é transmitida de uma forma leve e tem uma banda sonora belíssima - Yann Tiersen, mais uma vez!



Já agora, para os indefectíveis dos U2 é altura de voltar a ouvir o Achtung Baby e o Zooropa, carregados de simbolismo da época.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CONVERSAS MATINAIS 11


Alguém estava sentado numa escadaria encostado ao corrimão central, já mais para lá do que para cá, enquanto um amigo tentava que ele se levantasse para irem embora. Nisto aparece uma rapariga que descia essa mesma escadaria agarrada ao corrimão:

- Olha, diz ao teu amigo para se desviar para eu descer o resto das escadas.
- Então por que é que não passas ao lado?
- Não consigo, tenho que ir agarrada ao corrimão para não cair.
- Então passa-lhe por cima.
- Achas? Depois ele vê-me as cuecas...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A VARANDA DA DISCÓRDIA


Estive à conversa com um casal que programava uma escapadinha para um fim de semana prolongado em Dezembro. A rapariga perguntou-me a minha opinião sobre um determinado hotel onde eu já estive e comentava com o namorado:

- Olha amor, aqui na revista diz que o quarto duplo custa 90 euros. E se for com varanda são 120. É tão giro...
- Varanda? Então mas precisas de estender alguma roupa?
- És tão parvo!
- Temos ali o Leziria Park Hotel por 60 euros, tem vista para o Tejo e ainda vês o comboio a passar. Para quê tanta confusão?
- Caramba! Contigo não se pode combinar nada!

PS – O hotel que a rapariga queria fica a cerca de 300km e o “sugerido” pelo seu gajo a 15km de onde eles moram...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O CUPIDO ANDA MUITO ACTIVO


Este fim de semana foi uma das minhas amigas de infância a anunciar que se vai casar para o ano. Eu estava um bocado rabugento por causa do SLB mas logo que ela deu a notícia passamos o resto da noite felizes e contentes a comemorar e a fazer brindes. Depois de em 2009 não ter tido qualquer casamento (não há por aí um convite na manga até Dezembro, pois não?), no espaço de um mês já recebi 3 convites para 2010. E até podiam ser 4...

A futura noiva estava a beber vodka e eu fui trazendo. A certa altura perguntei ao noivo se podia levar-lhe mais uma, pois ela não costuma beber muito. Disse-me que sim, para ver se ela ficava alegre por uma vez.

Passado um bocado ele vem à mesa, vê uma vodka no fim e outra cheia:

- Ouve lá, mas quantas vodkas é que já bebeste?
- Três, esta é a quarta.
- Andas numa bela vida, andas...

PS - Se forem avante as ideias que estive a discutir com o noivo, acho que no dia do casamento ninguém arreda pé do adro da igreja...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

QUEM DISSE QUE A VIDA ERA FÁCIL?


A derrota do Benfica com o Braga teve o condão de fazer com que tenha havido mais pessoas a sair à rua num sábado à noite: aos benfiquistas juntaram-se as lagartixas que habitualmente ficam na toca quando não ganham, o que acabou por acontecer no domingo. Quem disse que a vida era fácil?

E por aqui me fico.

domingo, 1 de novembro de 2009

Hoje é dia de todos os santos.
Será que isso inclui mesmo todos os santinhos e santinhas deste Portugal?

ESSES NOMES ESTRANHOS...

A minha avó faz hoje faz anos. Como habitualmente fui almoçar com ela. Duas amigas que convidou para o almoço deram-lhe uma medalhinha com a inicial do seu nome e resolveram relatar a história da compra.

Na joalheria:

- Queriamos daquelas medalhinhas que têm a letra inicial dos nomes.
- Então e qual é a letra?
- I.
- Olha lá, a gente chama-a Irmina mas falamos mal, o correcto é Ermina, portanto deve ser o E.
- Ah, está bem...

A medalhinha tinha mesmo um E mas o mais engraçado é que entre 3 pessoas nenhuma tenha pensado que Hermínia se escreve com H...

ANTÓNIO SÉRGIO


Infelizmente a Rádio portuguesa ficou mais pobre com o desaparecimento desta voz. Foi por causa dele que comecei a ouvir a Radar há cerca de 1 ano. Rapidamente se tornou uma das minhas rádios preferidas.


Resta outro "dinossauro" de quem aprecio muito o seu trabalho, o Luís Filipe Barros com as suas Ondas Luisianas na Antena 1.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MULHERES POTENCIALMENTE PERIGOSAS


Algumas mulheres transportam a sua mala pessoal de uma maneira que eu acho muito estranha e que me parece desconfortável e pouco prática.

Levantam um dos membros superiores, flectem-no e penduram-na no ângulo formado pelo braço e o ante-braço. Além de terem que ir com o braço no ar, levam um peso suplementar.

Podiam levá-la ao ombro, no caso da alça ser comprida e o permitir, ou pura e simplesmente como se fosse uma pasta. Então porquê optar pela maneira mais difícil? Querem diferenciar-se das outras? É para ganharem horas no ginásio?

Seja lá qual for a razão, uma coisa é certa, quando me vou cruzar com uma dessas mulheres, faço questão de me desviar um pouco. É que fico sempre com a sensação de que aquele braço levantado e punho em riste vêm na minha direcção e vou apanhar uma murraça nas ventas...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

NUNCA VI UM CIGANO...


Esta semana um ex-colega com quem trabalhei adicionou-me numa rede social e fez-me relembrar uma cena muito engraçada. Trabalhei com ele em Espanha e era a primeira vez que saía de Itália. Num dia de folga pediu-me para ir comigo fazer a visita de Sevilha. Chegados à cidade fez-me um segundo pedido:

- Quando vires um cigano avisa-me.
- Para quê?
- Porque eu nunca vi nenhum.

Conhecia-o há pouco tempo e sendo ele italiano o meu pensamento foi imediato – "cabrão, se pensa que vai gozar comigo está bem enganado". O dia foi passando e a meio da tarde voltou a perguntar-me:

- Já viste algum?
- Já. Ao pé da catedral havia montes deles.
- E por que é que não me avisaste?
- Mas para quê? Toda a gente os vê.
- Eu não.
- Como assim?
- Eu nunca vi um cigano.
- Vai-te lixar pá! Estás a gozar comigo ou quê?
- A sério. Eu sou da Sardenha e lá não há ciganos. Só fui duas vezes à península e esta é a primeira vez que estou no estrangeiro.

Para mim não era normal. Aliás, quando o resto dos colegas soube, durante uns tempos passou a ser o bobo da corte. Só mais tarde depois de o conhecer melhor é que fiquei mesmo convencido de que era verdade.

Voltei a recordar este episódio com ele e continua a agradecer-me por ter sido a primeira pessoa que lhe mostrou um cigano.

terça-feira, 27 de outubro de 2009



Quinto jogo oficial ao vivo na Luz esta época, quinta goleada. Fiquei a pensar que supostamente haveria algo a dizer sobre o Benfica-Nacional, mas o quê? Só se for que chegamos ao primeiro lugar, porque de resto estamos a cair numa monotonia pegada: 6-1? OK, venha o próximo...

PS - Pelo menos temos o Jorge Jesus a divertir-nos com as suas antevisões das partidas e indicações para o banco do adversário. Perdão, para os jogadores em campo! Eheheh
Estava a ver que tinha perdido as qualidades a que nos habituou ao longo dos anos. :o)





Nota: No fundo o JJ não fez qualquer gesto obsceno, a imprensa desportiva é que tem cartoonistas muito criativos, como se pode ver:

A380


Tomei conhecimento do "superjumbo" da Airbus quando fui para Bruxelas terminar os meus estudos. Foi o meu orientador da tese final de curso que me falou no avião na altura.

Tive depois uma experiência profissional em Espanha perto de uma das fábricas de componentes da Airbus. A mãe de uma das minhas colegas trabalhava nessa fábrica e proporcionou-se fazer uma visita, o que me agradou bastante.

Fui acompanhando as notícias e passados uns anos soube que o voo inaugural (Singapore Airlines, Singapura-Sydney) teria os bilhetes leiloados na internet, com as receitas a reverter para instituições de caridade. Foi a 25 de Outubro de 2007. No dia seguinte realizou-se finalmente o primeiro voo comercial com a mesma companhia e na mesma rota. Tive a sorte e o privilégio de poder reservar lugares para os que foram provavelmente os primeiros portugueses a experimentarem a sensação do Airbus 380! E os malandros iam fazer uma volta ao mundo com direiro a Polinésia Francesa e tudo! :o)



Ao fim destes anos todos já me apetecia experimentar também :o)



domingo, 25 de outubro de 2009

RISCO DE INCÊNDIO


Entra um amigo no café:

- Então M., tudo bem? Que andas a fazer?
- Uôpá, ando ali a fazer uma queimada para lavrar a terra.
- Queimada? Não sabes que isso é proibido?
- Proibido porquê pá?!
- Pois é! Não viste o edital?
- Sim, mas a partir de 15 de Outubro já se pode.
- Mas também tens que ver por causa do risco de incêndio.
- Mas qual risco de incêndio? Há algum risco de incêndio hoje com esta temperatura?? Só se for aí na tua mesa, por isso é que estás a apagar o fogo - disse, apontando para uma série de minis vazias.
- Anda paga mas é uma rodada que eu venho cheio de sede. É que trabalhar na terra é duro.

sábado, 24 de outubro de 2009


E quando ninguém esperava, eis senão quando aparace a minha tia com um pão caseiro enorme, acabadinho de fazer, que ainda mal se aguentava nas mãos de tão quentinho que estava. Que maravilha!!

Ainda bem que já tinha acordado ou comia-o frio. Vou-me a ele! :o)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CINISMO E DESONESTIDADE


Então não é que o Jesus na antevisão do Benfica-Everton disse que seria um jogo com muitos golos? Confirmou-se. Podia era ter explicado aos ingleses que iam levar 5 na pá. Isto é cinismo e é feio.

Por outro lado, sendo um jogo da UEFA, em princípio dura 90 minutos e não encontrei indicação no meu bilhete que o mesmo valesse para apenas 55. É que por essa altura metade dos adeptos do Everton abandonou as bancadas. Será que o bilhete deles era diferente do meu? Para além de terem sido lesados em 35 minutos de jogo ainda perderam um golo. O Benfica tem por obrigação tratar bem quem recebe e isto é desonesto, não se faz.

Se amanhã estiver de caganeira já sei do que é. Já comi uns 20!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O POKER, O PRESUNTO E AS MINIS


Naqueles serões (madrugadas) na terrinha em que não apetece ir para casa, é habitual alguém disponibilizar a sua adega e um baralho de cartas (anda aí a moda do poker). O resto já se sabe: fecha-se o último negócio da noite com o café – umas grades; e passa-se na padaria para garantir o primeiro negócio do dia – uns pães. Como na adega deverá haver queijo, presunto* ou enchidos, está tudo pronto.

Ainda não sei jogar este poker, portanto outro dia fiquei incumbido das tarefas do catering. Parecia um verdadeiro chef de cozinha a cortar presunto e a fazer sandes; e um verdadeiro taberneiro a abrir minis para o pessoal! Eheheh


*outro dia o pai de um dos meus amigos que costuma disponibilizar a adega diz-lhe assim: oh filho, tu vens para aí com os teus amigos jogar às cartas durante a noite, vocês devem ficar com fome. Olha, vamos ali comprar um presunto para vocês comerem. Em dois ou três fins de semana chegou ao osso...

Volta R., não nos deixes passar fome!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

JOGAR PRÓ TRIPLO


Encontrei o Jorge Jesus num restaurante e disse-lhe:

- Então Mister, está tudo bem? Olhe, estou a gostar muito do seu trabalho no glorioso.
- Eu bem disse c’os gaijos quemigo iam jegar o dobro...
- Nota-se bem a diferença!
- E iste inda não é tudo! Você qu’ria qu’isto fosse logo assim?!
- Tem razão, tem razão. Com calma este ano vamos lá!
- Co alguns jegadores não se pode ter calma qu’eles deitam-se a dromir! Tipo o Shaffer, esse cabrão! Já tive c’o mandar várias vezes pó c*!!! O gaijo quase que s’imaranhava nas redes da baliza! Mas iste é só pra eles verem quem é que manda aqui.
- Mas veja lá se não os assusta, é que alguns deles ainda são novinhos, vêm de fora...
- Mas qual fora qual quê! Eles andem é fora das mães deles! Tão mazagente anda aqui pra trabalhar e jegar ao fim de semana pra ganhar, ou quemequé??
- Pronto, o Mister é que sabe. Se com os seus métodos consegue o objectivo, no final da época vai ver a festa que será.
- Mas qual festa?! Não há tempo pra festas nenhumas, qu’eu no final da época queros todos a jegar pró triplo: campeonato, taça e UEFA!
- Certo, o Mister é que sabe...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

EXPLIQUEM-ME


Por que é que quando vem uma chuvinha esta cidade fica de pantanas, as pessoas se vestem como se estivessem em Moscovo em Janeiro e o tempo de espera em qualquer fila triplica?

Não sei se repararam mas a temperatura de hoje é a mesma de ontem. Uma gabardina para proteger da chuva ainda vá, agora vestir-se à esquimó?...
Eu apenas trouxe a mais o guarda-chuva (e foi porque o vi à saída de casa) porque de resto continuo em mangas de camisa arregaçadas. Mas se calhar o problema é mesmo meu, sei lá...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009


A minha estreia no Doc Lisboa deste ano:


Este pequeno filme documentário conta a história de um jovem professor turco a dar aulas pela primeira vez e que é colocado no Curdistão, como habitualmente sucede aos novatos. Nesta zona da Turquia pouca gente fala turco e o documentário é exactamente sobre a dificuldade que os professores têm em fazer o seu trabalho. Muito, muito bom!

domingo, 18 de outubro de 2009

ACENDER O FORNO


Uma amiga que trabalha numa farmácia contou-me que tinha tido esta conversa com uma cliente com quem já tem confiança.

- Bom dia. Está boa?
- Sim, vai-se andando. Então o que a traz por cá?
- Queria uns comprimidos ou outra coisa para emagrecer.
- Tem alguma receita médica?
- Não, nada disso. Tenho um casamento daqui a 2 semanas e preciso de emagrecer 5 quilos para caber no vestido.
- Mas olhe que essas dietas à pressão são perigosas. Já pensou em fazer exercício físico?
- O único exercício físico que faço diariamente é andar de metro.
- Mas isso não chega. Seria bem mais saudável praticar uma actividade regularmente.
- Isso é uma maçada! Além disso eu tenho pouco tempo. E sabe, o meu marido é padeiro, ao pequeno almoço como logo dois ou três bolos quentinhos.
- É padeiro? Aí está uma boa actividade: ele não lhe acende o forno??
Ainda bem que quando Ele está desatento tenho família e amigos que olham por mim. Sabe tão bem... Obrigado S.!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TARDE DE BOLA EM BUENOS AIRES


Assisti ontem ao Uruguai-Argentina com um amigo com quem fui à América do Sul há 5 anos atrás. A propósito do jogo relembrei-me da nossa viagem. Que cidade fantástica, Buenos Aires! Indescritível! Tenho muitas e boas recordações e tenho a certeza que se a vida me proporcionar, um dia voltarei.

Para além de todas as visitas culturais, monumentais e noctívagas que fizemos, havia uma outra que era imprescindível. Pelo menos para quem gosta de futebol: tinhamos que ir ver um jogo na “Bombonera”. Azar do caraças, o Boca Juniors jogava fora nesse domingo. Mas nem tudo eram más notícias. O jogo era no estádio do Independiente em Avellaneda, cidade muito “afamada” dos arredores de Buenos Aires. Começamos a tratar do assunto e na recepção do hotel ficamos a saber que organizavam idas aos jogos incluindo transporte e bilhete. A preços descabidos, diga-se. Por metade do que nos queriam cobrar podiamos ir ao jogo para a tribuna central, tratando das coisas nós próprios.

- Están locos?! Não sabem o que é Avellaneda! – disse-nos o recepcionista. Só para começar...

Insistimos e lá nos disse onde se compravam os bilhetes. Tinhamos que ir à sede do clube. Metemo-nos num táxi:

- Avellaneda?! O que é que vão lá fazer??
- Comprar bilhetes para ir ver o Boca.
- Não, não! Vocês não vão ver o Boca, na melhor das hipóteses vão ver o Racing ou o Independiente. Não falem do Boca para não terem problemas...
- Sim, sabemos disso, mas o que queremos mesmo é ver o Boca jogar.

Compramos os bilhetes para a tribuna central do Independiente por meia dúzia de pesos e viemos embora. No táxi que apanhámos de regresso o taxista também achou estranho. O que é que duas alminhas estrangeiras andavam a fazer em Avellaneda? Dissemos ao que fomos.

- Porra! Tinham que ir ver o Racing!
- Mas nós queremos ir ver o Boca e este fim de semana não há jogo na Bombonera.
- Mas no Racing joga um miúdo que vai dar que falar! O Lisandro *. Só tem 21 anos mas é muito forte, tem muita raça e marca muitos golos.
- Vai ter que ficar para a próxima, porque já temos os bilhetes para o Independiente-Boca

* Sim, o Lisandro López que passado um ano veio jogar para o FCP. Não o vimos no estádio mas vimo-lo nos resumos na TV. Realmente deu para perceber que estava ali uma promessa. E cumpriu-se.

A conversa continuou por mais uma boa meia hora e falamos de muitas outras coisas para além de bola, pois os argentinos têm uma cultura impressionante. É por isso que são os melhores do mundo e dos melhores da América Latina...

No dia seguinte fomos para o estádio. O taxista, um senhor na casa dos 70 anos, levou-nos até onde podia:

- Em Avellaneda é preciso cuidado e em dias de jogo ainda mais. Não quero que vos aconteça nada, portanto vou levar-vos o mais perto da vossa zona de entrada. Não posso ir até ao fim senão já não consigo sair de lá.

A agitação era cada vez maior, com os hinchas do Independiente a dominar as ruas. Deixou-nos num cruzamento. A caminhada até ao estádio foi feita apressada mas discretamente. Entre pregões de vendedores e gritos de adeptos a confusão naquela rua era total. Entramos no estádio. Melhor lugar só na tribuna presidencial, tinhamos uma vista soberba e remediavelmente segura.


O Doble Visera, estádio muito velho, usado, violentado e inacabado tinha ferros a sair do betão de algumas bancadas que tinham capacidade oficial para encher até caber gente. Disseram-nos que umas 40 mil pessoas. Atrás de uma das balizas e na bancada em frente, os hinchas da equipa da casa continuavam a dominar. Dez minutos para rolar a bola. A coreografia oficial começa. Centenas de rolos de papel são atirados para o campo, causando a anarquia total.


Entretanto os vendedores ambulantes movimentam-se por cima das nossas cadeiras de madeira já apodrecida, pois está toda a gente em pé. Vendem café numa cafeteira de latão com torneira que é servido num copo que tem que ser devolvido para servir o próximo cliente. Também vendem latas (!) de cerveja e coca cola. As equipas entram em campo. Acendem-se tochas, algumas são arremessadas para a cancha (campo em “argentino”).


“Pitazo del árbitro” e começa a partida.

Ao intervalo, várias jovens passeiam-se em campo envergando um enorme cartaz onde se lê: VIOLENCIA NO!

No final o Independiente ganhou 2-1 com dois golos dum jogador que gostariamos de ter visto brilhar na Europa, Federico Insúa. Magnífico pé esquerdo! Os adeptos da casa (nós incluídos) esperam que os visitantes saiam e não o contrário, como cá acontece.


Voltamos para Buenos Aires e o primeiro comentário que fizemos sobre o jogo foi: vamos ver outro?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TEMOS MENINOS?


Hoje faz anos uma amiga húngara e por isso lembrei-me dum episódio quando a visitei há uns anos. Passei um fim de semana numa pequena cidade mineira do leste da Hungria, já perto da fronteira com a Ucrânia. A família dela que me acolheu extremamente bem era tão humilde como simpática. Viviam num apartamento minúsculo, de construção em betão, típica dos tempos do comunismo.

No domingo de manhã, o patriarca da família, um senhor na casa dos 50 anos, ex-mineiro reformado por invalidez, quis que eu provasse o típico pequeno almoço húngaro dos domingos. Sempre gostei de experimentar este tipo de coisas e fiquei entusiasmado. Só não fazia ideia do que é que constava a ementa.

Era meio da manhã. Sentamo-nos à mesa e a esposa do anfitrião foi trazendo a comida: morcela e couve cozida, toucinho salgado cortado às fatias e pão centeio muito escuro. A acompanhar, café. Não que eu tivesse problemas com o tipo de comida, para aquela hora é que talvez fosse um bocado pesado demais. Mas teve que ser. Comemos e para finalizar o senhor foi buscar uma garrafa de pálinka e dois cálices. Diz-lhe a filha:

- Não! Não lhe vais dar isso a beber. Ele não está habituado.
- Mas isto faz parte do pequeno almoço e o teu amigo vai gostar.

Acho que foi a aguardente mais forte que provei até hoje! Mal molhei os lábios. Pedi desculpa por não conseguir beber tudo mas não me livrei duma valente gargalhada do senhor Vadon.

Mas já devia ter percebido. Um ex-mineiro duma cidade onde no pico do inverno a temperatura chega a -20C, que na véspera a seguir ao almoço bebeu sozinho metade da garrafa de vinho do porto que lhe tinha oferecido e o restante ao jantar, do que é que eu estava à espera?

AS DESPEDIDAS


Um dos meus melhores amigos de infância anunciou no fim de semana que se vai casar. Mais tarde ou mais cedo era previsivel que acontecesse. No entanto não deixou de ser uma agradável surpresa. Fiquei extremamente contente e tenho a certeza que vai ser um festão! Dei-lhes os parabéns e autodeclarei-me o “director das despedidas de solteiro”, ao que a noiva respondeu:

- Despedidas? Mas normalmente são os homens a organizar a do noivo e as mulheres a da noiva.
- E quem disse que eu queria organizar a tua?
- Então mas ele vai ter mais que uma?
- Ainda agora?!
- Tu a organizar? Com isso é que me deixas preocupada...
- "Avec la confiance"! Eheheh

terça-feira, 13 de outubro de 2009

FESTA DO CINEMA FRANCÊS


Após vários anos a praticar diariamente o meu francês, deixei de o fazer no final do ano passado, com muita pena minha.

Não sou grande apreciador de cinema francês, mas às vezes queixamo-nos de que não há nada para ver ou fazer e quando aparecem estas oportunidades assobiamos para o lado. Por isso ontem soube bem ver um filme aqui, até porque era uma comédia. Quem sabe ainda lá volto esta semana...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O DOUDO VOLTOU!


Podia ser invenção minha, mas garanto-vos que não é. Ontem voltei a encontrar esta personagem. No mesmo momento em que fui votar (por hábito faço-o sempre na última meia hora antes do fecho das urnas) lá estava aquele maluco. Assim que apareceu, os membros da mesa de voto ficaram de sobreaviso e eu próprio, já à espera de mais um episódio, fiquei de antenas no ar. Desta vez não disse em quem votou nem mandou botar o cartão de eleitor para a urna mas...

- Olhe o seu cartão de eleitor.
- Fica aí já para a próxima que isto agora é só eleições à douda!
- Houve duas seguidas mas agora só daqui a 1 ano e tal. Leve-o consigo.
- Não quero andar com isso. Guardem-no prá aí.
- Não podemos, além disso ainda se perde.
- Atão se se perder vou outra vez à Junta que eles têm lá muito papel.


E saíu da Assembleia de voto de mãos a abanar, na sua descontração habitual...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O MARADONA É QUE SABE



Quando é que a selecção nacional fez um jogo decisivo no Estádio da Luz com apenas 15mil pessoas a assistir??
Mais, como é que Portugal pode pensar em ganhar o jogo se nem um jogador do glorioso vai ser titular no seu próprio estádio?! E pelo menos 4 poderiam ter sido convocados: Quim, César Peixoto, Ruben Amorim e Nuno Gomes!

Mas bem vistas as coisas o campeonato não parou. Afinal o Benfica este fim de semana joga em Buenos Aires contra o Peru. E esse é o jogo a assistir. Pelo menos é o que eu vou fazer!

O que eu me ria se fosse o Aimar e o Di Maria a classificarem a Argentina...

PS - E na 4ª feira atravessam o Rio de la Plata até Montevideo, jogando a última partida no Estádio Centenário. Aposto que sei quem vai lá estar!! Grrrrr, que inveja! MP, manda umas fotos, please :o)